Quando alguma coisa quebra lá em casa, minha esposa imediatamente chama um profissional para consertar. Deixe-me esclarecer: se qualquer coisa precisar ser consertada, ela chama um profissional. Eu sou um desastre em qualquer tipo de conserto, pois não só não consigo consertar nada, mas frequentemente acabo piorando o problema.
Várias vezes, achei que algo estava irreversivelmente danificado, apenas para descobrir depois que não estava ligado na tomada. Ao escrever esse texto, imagino minha esposa revirando os olhos. Ela tipicamente diz algo do tipo: “Difícil a coisa funcionar se não estiver ligada na tomada”.
Igrejas que esperam recebem boas coisas
Certamente você entende aonde quero chegar com isso. A igreja precisa estar conectada à sua fonte de energia para cumprir sua missão. Jesus enfatizou a importância do poder do Espírito Santo para o funcionamento adequado da igreja, conforme ele planejou (Lucas 24.49; João 14.26 ; Atos 1.8; 4.31).
Alguns trechos do livro de Atos são vistos como momentos exemplares na história da igreja primitiva. Por exemplo, Atos 1.8 é uma das passagens mais conhecidas sobre a Grande Comissão. Atos 2.1-4 relata a vinda e a presença do Espírito Santo nos crentes em Cristo. Já Atos 9 narra a história da conversão de Saulo (que depois ficou conhecido como Paulo) no caminho para Damasco.
Mas outra passagem importante precede todas essas. Enquanto estava à mesa comendo com seus discípulos, Jesus disse: “Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai lhes dê o que prometeu, conforme eu disse a vocês. Pois, de fato, João batizou com água, mas daqui a poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. (Atos 1.4–5, NTLH). Os primeiros discípulos de Cristo eram para ser morada do Espírito Santo e capacitados por Ele. Novamente, Jesus mencionou a iminente vinda do poder do Espírito aos seus seguidores pouco antes de Sua ascensão: “Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder” (Atos 1.8, NTLH).
Bem, o derramamento do Espírito Santo no Pentecostes foi um acontecimento único na história da redenção. Contudo, o princípio subjacente permanece: a igreja é incapaz de realizar a Grande Comissão através de seus próprios esforços. Não vá à frente do Espírito Santo; espere pelo Seu poder divino.
Igrejas que oram recebem boas coisas
Paulo escreveu esta ordem aos Efésios: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus. Animem uns aos outros com salmos, hinos e canções espirituais. Cantem, de todo o coração, hinos e salmos ao Senhor. (Efésios 5:18–19, NTLH). O texto grego está no imperativo. “Encham-se do Espírito de Deus” é uma ordem.
A Grande Comissão não é uma estratégia de vendas espiritual para persuadir pessoas a comprar, mas sim um convite divino para aceitar o perdão dos pecados e a promessa de vida eterna. Necessitamos tomá-la a sério e nos dar conta de que não podemos realiza-la por nossos próprios esforços. Como cristãos empenhados em cumprir a Grande Comissão, necessitamos buscar o poder do Espírito Santo, pois sem ele, não podemos avançar.
Ao orarmos pelo poder do Espírito Santo, também pedimos que o Seu fruto se manifeste nitidamente em nossas vidas. Assim, ao recebermos esse poder, o fruto do Espírito se revelará em nós de maneira sobrenatural.
Cristãos cheios do Espírito e da Grande Comissão
Com o poder do Espírito em sua vida, ele abrirá seus olhos para oportunidades à cada dia. Se você realmente quer dar a ele o controle de sua vida, se surpreenderá com as pessoas e situações que surgirão em seu caminho. Lembra-se do que Jesus disse a respeito das oportunidades? “A colheita é grande mesmo, mas os trabalhadores são poucos. Peçam ao dono da plantação que mande mais trabalhadores para fazerem a colheita” (Mateus 9.37–38, NTLH). Há excelentes oportunidades e a colheita é abundante. Com o poder do Espírito, conseguimos enxergar essas oportunidades.
Quando somos guiados pelo Espírito, sabemos intuitivamente o que dizer, o momento certo para falar e quando é melhor ouvir. Por muito tempo, me preocupei pensando em como reagiria a certas situações ou o que diria ao compartilhar o evangelho ou ao simplesmente convidar alguém para ir à igreja. No entanto, os cenários que eu imaginava nunca se materializaram. Levei anos até perceber que não preciso me preocupar em encontrar as palavras perfeitas, porque Deus me dará as palavras certas.
Alguma vez você já se sentiu como se tivesse feito um péssimo trabalho ao compartilhar o evangelho com alguém, mas isso não pareceu importar? Lembro-me de sentir nervosismo e me enrolar com as palavras ao convidar alguém para ir à igreja, contudo, o Espírito estava agindo mesmo assim. O homem que convidei aceitou o convite e veio à igreja no domingo seguinte e acabou tornando-se um seguidor de Cristo. Quando temos o poder do Espírito, não precisamos confiar em nossa própria eloquência.
Ao orar pelo poder do Espírito Santo, você o está convidando para controlar sua vida. Você está pedindo que Ele influencie seus pensamentos, palavras e atos para que você possa ser um cristão da Grande Comissão. Dedique agora alguns momentos para orar pelo poder do Espírito Santo em sua vida. Peça a ele para transformá-lo em uma poderosa testemunha de Cristo.
Traduzido por Claudio Lopes Chagas.