×
Procurar

Você não vai ouvir pastores expressarem estas frustrações frequentemente, mas elas são muito reais.

Na verdade, algumas destas questões dificultam seus ministérios. Apresento dez das frustrações mais comuns, seguidas por citações aproximadas do que ouvi de pastores.

  1.  Membros de igreja que veem a frequência à igreja como uma prioridade menor. “Temos famílias que consideram a presença em jogos de futebol inegociável, mas bastam algumas gotas de chuva para que deixem de ir à igreja.”
  2. Críticas sobre detalhes insignificantes. “Ela me enviou um e-mail reclamando de minhas meias. Estou falando sério. Minhas meias.”
  3. Preocupação com o bem-estar financeiro da família. “Um membro proeminente da igreja me disse que eles estavam mantendo meu salário baixo para me manter humilde. Garanto a você que ele não pratica a mesma humildade.”
  4. Expectativas de entenderem os aspectos de negócio e de liderança da vida da igreja. “Não tenho nenhuma ideia sobre algumas das decisões financeiras sobre as quais esperam que eu lidere a igreja. O seminário não me preparou para isto.”
  5. Reclamações para ou sobre membros da família. “Um membro da igreja veio reclamar comigo sobre minha esposa não estar no coro. Ela nunca fez parte de um coral e não tem nenhum desejo de fazé-lo.”
  6. Tempo inadequado para preparação de sermões. “Infelizmente, alguns dos membros creem que meu tempo de preparação de sermão é tempo livre para conversarmos.”
  7. Perder membros da igreja. “Gostaria de saber lidar com a perda de membros da igreja, mas eu ainda levo isto para o lado pessoal.”
  8. Preocupações sobre o orçamento da igreja. “Nossas ofertas baixaram por dois anos consecutivos. Pode ser que tenhamos que cortar pessoal ou salários.”
  9. Uma igreja em declínio ou estagnada. “Fiz tudo o que sei para fazer nossa igreja crescer, sem sucesso. Isto é tão frustrante.”
  10. Ofertas com designação para projetos de preferência pessoal. “Não conseguimos equilibrar nosso orçamento porque temos seis ou sete famílias que designam suas ofertas para seus projetos de estimação.”

Tenho a honra e a oportunidade de ouvir de pastores que se mostram reticentes a expressar estas frustrações, muito reais, por outros canais.

Publicado originalmente no blog do Thom Rainer.

Traduzido por Carlos Dourado.

 

CARREGAR MAIS
Loading