×
Procurar

As Características de um Homem de Deus

Esse é um homem de Deus!

Essa frase é muito escutada nos círculos cristãos, falada por diversos tipos de pessoas. Mas pude ver que, na maioria das vezes, essa é uma resposta a uma preferência de comportamento da pessoa que faz tal elogio, talvez porque gostou de algo que viu outro fazer ou dizer. Mas, devido a importância desse tema — dizer que alguém é um homem de Deus é, na verdade, uma grande honra — devemos considerar se quem o recebe realmente tem as condições para ser elogiado dessa forma.

À luz das Escrituras, gostaria de considerar cinco características que devem ser parte da vida daquele que é chamado um homem de Deus. Essas não são as únicas — a bíblia nos diz muito mais —, mas essas são as que eu proponho como pré-requisitos para ser considerado em tão grande estima. Para lembrar-lhes de uma maneira fácil, as chamei de 5 C’s:

Cristo, Cruz, Convicção, Compromisso, Caráter.

Cristo

O homem que merece esse adjetivo de ser um homem de Deus deve ser alguém que se arrependeu dos seus pecados, que depositou a sua fé na obra salvadora de Cristo em seu favor na cruz, e que decidiu seguir a Cristo com humildade, simplicidade de coração e transformação de vida que demonstra uma dependência e obediência total a Sua Palavra. Esse é um homem que, como o apóstolo Paulo está disposto a dizer e viver que “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fp 1.21). Ao contrário de muitos que hoje em dia estão correndo atrás de Cristo pelos pães e peixes, o verdadeiro homem de Deus deve estar disposto a dar a sua vida pela causa de Cristo

Cruz

O homem de Deus deve ter um conceito alto sobre o que representa a cruz, e deve procurar guiar suas conversas com o os não-cristãos de modo a fazer conhecer o que significa a cruz de Cristo. Paulo pregava a cruz, ainda que fosse loucura para os que se perdem (1Co 1.18). A cruz era a fonte de toda glória que Paulo podia ter, “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo” (Gl 6.14). Um homem de Deus entende o seu chamado a negar a si mesmo, tomar a sua cruz, e seguir a Jesus (Mc 8.34)

Convicção

Um homem ao que podemos chamar homem de Deus deve estar plenamente convencido da existência de Deus e da revelação divina da Sua Palavra, e defender e proclamar essas verdades em qualquer lugar. O peso da sua convicção deve ser tal que ele está disposto a pagar o preço que for para defender a verdade do evangelho. Esse homem deve estar convencido do seu lugar como sal da terra e luz do mundo (Mt 5.13-14), e portanto, vai buscar que aconteça o que diz Mateus 5.16 “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

Compromisso

Essa qualidade é de vital importância. Homem nenhum pode ser levado a sério se não está comprometido genuinamente. Compromisso com o que? Ele deve estar comprometido com:

  • A causa de Cristo
  • Sua esposa (ou namorada)
  • Seus filhos (se tiver)
  • Sua família
  • Sua igreja
  • Seus estudos
  • Seu trabalho

O homem comprometido demonstra lealdade a tudo o que foi mencionado. É um homem que, ao final da sua vida, poderá repetir as palavras do apostolo Paulo “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm 4.7). É aquele homem que pode repetir as palavras de Jesus: “Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer” (Jo 17.4)

Caráter

O caráter cristão é a prova final. Por caráter cristão deve-se entender a semelhança nossa com Cristo, o que implica o desafio mais importante e nosso maior objetivo na vida cristã. Já que o que nos identifica como filhos de Deus, habitados pelos Espirito Santo, não são os dons, mas os frutos, que revelam que existe sabedoria divina correndo em nosso ser. Que seja a nossa meta ser um retrato vivo de Cristo na terra. Quando Paulo fala a Timóteo sobre os requisitos para servir, seja como bispo ou diácono (1Tm 3), todos têm a ver com caráter.

Depois de considerar tudo o que foi dito anteriormente, nossa intenção é que isso nos faça pensar e refletir, para poder dizer, com uma consciência limpa, esse é um homem de Deus!

 

Traduzido por: Juliano Dias dos Santos

CARREGAR MAIS
Loading