×
Procurar

Qual Foi a Promessa de Deus a Abraão?

Para entender qual foi a promessa de Deus a Abraão, é necessário saber que, ao longo da narrativa bíblica, Deus se relaciona com seu povo por meio de pactos. Um pacto é “um acordo legal, inalterável e divinamente imposto entre Deus e o homem que estipula as condições de seus relacionamentos”.[1]

Em palavras simples, os pactos divinos são a maneira de Deus se comprometer com seu povo, dizendo-lhes como agirá e o que espera deles. Isso significa que as alianças incluem as promessas de Deus e as condições que os homens devem cumprir. A primeira vez que encontramos essa palavra na Bíblia é em Gênesis 6.18, quando Deus declara que estabelecerá um pacto excepcional com Noé, sem condições.

O pacto de Deus com Abraão

Mais adiante, começando em Gênesis 12, vemos Deus entrando em um relacionamento pactual com Abraão. Enquanto alguns estudiosos apontam que o pacto de Deus com Abraão é progressivamente apresentado, estabelecido e reafirmado (como em Gênesis 17.19 ou 26.3),[2] outros indicam que podem ser distinguidos dois pactos com esse patriarca.[3]

Ambas as posições têm um ponto em comum: Deus estabeleceu um pacto com Abraão que inclui um compromisso mútuo que será cumprido, e promessas que irão beneficiar Abraão e a humanidade.

A promessa de Deus a Abraão

Esta promessa contém quatro elementos registrados em diferentes momentos da vida de Abraão (Gn 12.1-3; 15.18-21; 17.1-21).

  1. Descendência: Deus prometeu descendentes a Abraão (Gn 17.2-7). Em Gálatas 3.8 e 16, Paulo aponta que este descendente é Cristo.
  2. Terra: Deus prometeu a Abraão que ele teria um lugar para morar (Gn 15.18-21; 17.8).
  3. Nação: Deus prometeu a Abraão que ele seria pai de multidões, uma grande nação (Gn 12.2; 17.4).
  4. Proteção e bênção: Deus prometeu a Abraão sua bênção e que nele todas as famílias da terra seriam abençoadas (Gn 12.3).[4]

O cumprimento da promessa

Os pactos de Deus são confiáveis ​​porque Ele é confiável. À medida que a história da redenção se desenrola, podemos ver que, apesar da infidelidade de Abraão e de seus descendentes, o Senhor assumiu a responsabilidade de manter seu pacto.

Em Cristo encontramos o cumprimento final da promessa de Deus a Abraão. Ele é a semente, Ele nos dá morada eterna, Ele nos faz uma nação separada para Deus e Nele a bênção da salvação está disponível para todas as famílias na terra.

[1] Wayne Grudem, Teología sistemática (Editorial Vida, 2012) p. 540.
[2] Bíblia de Estudo MacArthur, p. 31
[3] Por exemplo, o professor Paul R. Williamson escreve que o primeiro pacto “garantiu a promessa de Deus de fazer de Abraão uma ‘grande nação’, enquanto o segundo afirmou a promessa de Deus de abençoar todas as nações por meio de Abraão e sua ‘semente'”.
[4] Outros autores unificam as promessas e concluem que há três: (1) Muitos descendentes; (2) Terra para Abraão e seus descendentes; e (3) Que nele todas as famílias da terra serão abençoadas.

Traduzido por Anyela Rojas.

CARREGAR MAIS
Loading