×
Procurar

É extremamente incomum ouvir membros de igrejas dizerem que não desejam que suas respectivas igrejas sejam obedientes à Grande Comissão. Na verdade, é comum que membros de um comitê de escolha pastoral digam a um pastor em perspectiva que estão procurando por um líder que guie a igreja ao crescimento.

E a maioria dos membros de igrejas de fato desejam ver suas igrejas crescendo… até que o crescimento os afete. É neste ponto que eles podem se tornar desiludidos e críticos.

Então, o que dizer sobre o crescimento que impacta negativamente a alguns membros da igreja? Deixe-me sugerir sete razões que explicam isso:

1. Perda de familiaridade.

Quando uma igreja está crescendo, acaba se tornando uma igreja diferente ao longo do tempo. A diferença não é necessariamente boa ou ruim, mas a igreja não é a mesma que era em anos anteriores. Alguns membros de igreja lamentam quando veem suas igrejas mudarem. Eles sentem falta dos “bons velhos tempos”.

2. Perda de memórias.

Recentemente, ouvi uma história tocante de uma senhora cuja igreja estava demolindo o velho salão de culto para construir um novo, o qual pudesse acomodar o crescimento. Ela e o marido dela se casaram no antigo salão de culto. Ela compreensivelmente lamentou a perda daquela lembrança física do casamento dela.

3. Perda de conforto.

O crescimento pode significar que as vagas para estacionamento mais próximas não estarão mais disponíveis. O crescimento pode significar que o fluxo do tráfego no estacionamento será mais complicado. Os membros de igreja podem sentir que os seus confortos estão comprometidos por causa do crescimento.

4. Perda de poder.

Novas pessoas em uma igreja pode significar que as bases de poder estão diluídas. O crescimento pode resultar em novos influenciadores na igreja. Alguns dos influenciadores com mais tempo de “mandato” podem não gostar disso.

5. Perda de intimidade percebida.

É uma resposta comum: “Eu costumava conhecer a todos nesta igreja. Eu só não me sinto tão próximo aos membros como eu era antes”. De fato, o crescimento pode significar que todos os membros podem não conhecer uns aos outros como o faziam quando a igreja era menor.

6. Perda de estilo de adoração.

Os novos membros e participantes podem ter diferentes preferências de estilo de adoração. Eles muitas vezes influenciam os líderes da igreja para fazer alterações. Membros já existentes podem se ressentir em relação a tais mudanças. Eles também podem começar guerras pela adoração.

7. Perda do tempo de adoração.

Crescimento na igreja pode exigir a adição de cultos de adoração ou alterar a duração dos cultos. Alguns membros podem ficar frustrados por terem perdido o tempo “deles” de adoração.

A obediência à Grande Comissão muitas vezes resulta em crescimento na igreja. Mas o crescimento na igreja nem sempre é bem recebido por alguns membros. Alguns desses membros se comportam como se a Igreja estivesse ali para servir a eles e para atender as necessidades deles. Membros saudáveis de igreja ​​entendem que eles devem ser membros no Corpo de Cristo que se doam e se sacrificam (1Coríntios 12). Eles vão se alegrar quando mais membros se juntarem à comunidade, e quando mais pessoa se tornarem crentes em Cristo.

Este post foi publicado originalmente em worshipmatters.com.

CARREGAR MAIS
Loading