×
Procurar

Provavelmente você não necessita ouvir razões pelas quais é importante ler a Bíblia. Você sabe que é.

Mas pode ser que necessite de alguma motivação. Uma maneira de se entusiasmar com a leitura da Bíblia é repensar sua estratégia de leitura da Bíblia. Aqui estão três dicas para uma melhor leitura da Bíblia:

Dica # 1. Ouça áudio-Bíblias.

Quando você ouve uma áudio-Bíblia, ficará surpreso com a rapidez com que o tempo passa e com quanto da Bíblia você “leu”.

Às vezes eu escuto enquanto faço outras tarefas, tal como dirigir, limpar a casa ou correr, mas descobri que é incrivelmente proveitoso ouvir enquanto acompanho uma tradução diferente (ou nas línguas originais). Ouvir uma versão diferente da que você está lendo ajuda a mantê-lo envolvido ao perscrutar diversas versões. O ritmo é tão acelerado que se perde todos os tipos de nuances, mas ganha-se uma macro-perspectiva valiosa.

As áudio-Bíblias funcionam bem para os variados estilos de literatura bíblica, embora sejam melhores quando se trata de histórias, em oposição a provérbios ou epístolas. Isso fica evidente ao ouvir áudio-Bíblias dramatizadas (tal como a favorita da minha família: The Bible Experience [A Experiência Bíblica]). Mas vale a pena lembrar que as congregações às quais Paulo se dirigiu em suas cartas normalmente ouviam as cartas de Paulo e não possuíam cópias pessoais delas.

Dica # 2. Leia livros da Bíblia de uma só vez.

Planos de leitura da Bíblia que dividem os textos para que leiamos um capítulo de quatro livros diferentes da Bíblia, tem seu valor. Mas se essa é a única maneira que você lê a Bíblia, será difícil entender as principais características literárias e a mensagem teológica de livros inteiros da Bíblia.

Você já leu o Evangelho segundo Mateus de uma só vez? Ou Romanos? Ou Jó? Ou Apocalipse? Se não, você está perdendo bastante. É assim que eles devem ser lidos. Um livro como Neemias geralmente leva cerca de uma hora para ler. Efésios leva 20 minutos.

Entendo a objeção: “Não tenho como encontrar tempo para fazer isto.” Mas não há outras atividades que você faz na vida por períodos prolongados de tempo? Você lê outros livros por algumas horas seguidas? Será que você passa uma hora assistindo a um programa de TV ou duas horas assistindo a um filme ou três horas assistindo a um jogo de futebol? Por que não priorizar dedicar um tempo longo e sem distrações para a palavra vivificante?

Dica # 3. Leia sem referências de capítulo ou versículo.

Não sou fã de referências de capítulos e versículos na Bíblia. Os “versículos” da Bíblia nem sequer existiam até 1550, e os “capítulos” remontam apenas aos idos de 1200. Eles podem obscurecer o texto e criar divisões artificiais e às vezes imprecisas.

É verdade que referências de capítulo e versículo nos ajudam a localizar sentenças e frases específicas rapidamente. Mas às vezes elas fazem mais mal do que bem. Eles levam muitas pessoas a pensar na Bíblia como um livro de referência que agrupa pepitas de versículos organizados em listas e não como a literatura que ela realmente é.

Então, como podemos ler a Bíblia sem referências de capítulo ou versículo? Existem pelo menos três opções:

  1. Obtenha uma Bíblia sem referências de capítulo ou versículo.
  2. Use um programa de computador da Bíblia como o Logos Português para exportar um livro ou passagem das Escrituras para o seu processador de texto favorito sem os números de capítulo ou verso.
  3. Elimine manualmente as referências de capítulo e verso em um editor de texto no seu computador. Isso é demorado, mas você pode copiar e colar o texto de uma Bíblia online e, em seguida, excluir toda a numeração. Isso é mais viável para livros mais curtos.

Comece e leia (e ouça) muito.

Publicado originalmente em DesiringGod.org.

Traduzido por Bruno Nunes

 

CARREGAR MAIS
Loading