×
Procurar

1 Coríntios leva cerca de 60 minutos para ser lido em voz alta. Levei cerca de 14 meses para memorizar toda a carta e tenho passado os últimos meses recitando-a inteira todas as manhãs para mantê-la em minha cabeça. Gastei uma média de provavelmente 45 a 75 minutos cada manhã memorizando a carta. Levou menos tempo no início, mas aumentou à medida em que eu tentava aprender e reter mais da carta.

O livro apropriado sobre esse assunto é o de Andy Davis, “An Approach to Extended Memorization of Scripture” (Uma Abordagem para a Memorização de Textos Extensos das Escrituras). (Veja a entrevista do TGC com Davis). Essencialmente, eu ajustei sua abordagem.

Então como vamos memorizar uma seção extensa ou um livro inteiro da Bíblia? Aqui estão 11 passos básicos que eu sigo e recomendo a outros:

1. Faça da memorização uma parte da sua rotina diária.

Você não pode memorizar um livro inteiro da Bíblia sem trabalhar persistentemente nisto, dia após dia. Persevere. Talvez tire uma folga aos domingos; eu não tiro, mas costumo revisar aos domingos ao invés de tentar adicionar mais frases.

2. Retire todos os números dos versículos.

Gosto muito da maneira como Andy Davis memoriza trechos extensos das Escrituras, mas discordo dele neste ponto. Ele pensa que é “essencial” memorizar os números dos versículos. Eu acho que é muito melhor retirar os números dos capítulos e versículos.

3. Fraseie a passagem em hebraico ou grego (se puder), e compare-a tanto quanto possível com o português.

O fraseado é uma ferramenta de estudo da Bíblia flexível e fácil de usar que lhe permite delinear visualmente o argumento de uma passagem: simplesmente mova a alínea à direita para indicar subordinaçāo. Depois que fraseio uma passagem, tento gravar a imagem em minha cabeça conforme eu memorizo a passagem.

4. Grife o texto.

Deixe em itálico as palavras que você deseja enfatizar na leitura e grife com cores diferentes as conexões lexicais e temáticas.

5. Caminhe enquanto memoriza.

Se estou dentro de casa, faço isto numa esteira ou enquanto caminho. Mas prefiro fazê-lo lá fora se as condições meteorológicas forem favoráveis. (Moro em Minnesota, então numa boa parte do ano você pode morrer se ficar fora por mais de 10 minutos.) Não tento memorizar sentado numa cadeira ou deitado numa cama. Mas há duas exceções: frequentemente recito o que memorizei quando (a) estou dirigindo um carro sozinho ou (b) estou adormecendo à noite.

6. Selecione uma passagem para memorizar para aquele dia.

Uma ou duas frases já está bom. Às vezes eu faço mais do que isto em um dia, mas depois passo os dias subsequentes revisando sem acrescentar quaisquer outras frases.

7. Recite a nova passagem perfeitamente por 10 vezes.

Aprenda-a bem o suficiente para que você possa escrevê-la ou digitá-la palavra por palavra sem quaisquer erros. Em seguida, grave a si mesmo recitando-a de forma audível dez vezes. Ouça as suas gravações conforme você prossegue para que possa se corrigir. Não conte um erro entre as suas dez gravações. Ao usar meu laptop durante a caminhada numa esteira, eu uso o reprodutor de áudio para me gravar e uma calculadora para manter o controle de quantas vezes eu tenho recitado corretamente a passagem. Ao usar o meu telefone enquanto caminho dentro de casa ou ando lá fora, eu me gravo e uso um aplicativo de contador para checar quantas vezes eu tenho recitado corretamente a passagem. Você pode tirar screenshots do texto fraseado que você está memorizando para que possa visualizá-lo no seu telefone, ou ainda pode imprimi-los. Eu prefiro usar screenshots no meu celular quando estou aprendendo passagens curtas pela primeira vez, e prefiro papel quando estou trabalhando em solidificar passagens longas.

8. Revise regularmente.

Grave você mesmo recitando uma passagem longa, e, em seguida, ouça sua gravação para pegar erros. Eu escuto minhas gravações na velocidade 1,5 ou na dupla velocidade.

9. Grave você mesmo lendo todo o livro da Bíblia em partes e ouça essas gravações repetidamente.

Sempre é um bom momento para ouvir estas gravações. Faça isso (a) antes de começar a tentar memorizar essas seções, (b) enquanto estiver memorizando estas seções e (c) depois de ter memorizado estas seções.

10. Estude o livro que você está memorizando.

Quanto melhor você entender o que está memorizando, mais profundamente as palavras podem criar raízes em seu coração. Leia completamente alguns dos melhores comentários sobre o livro. E se você puder ensinar este livro (num pequeno grupo ou numa classe de escola dominical, por exemplo), isto irá ajudá-lo ainda mais, uma vez que aprendemos muito ao ensinar.

11. Busque oportunidades para recitar para outras pessoas o que você memorizou.

Pode ser a seus amigos, ao seu pequeno grupo, a uma classe ou num culto na igreja. (Recentemente, tive a oportunidade de recitar 1 Coríntios num culto na igreja.) Esta é uma motivação extra para memorizar o texto muito bem, além de edificar os outros.

Nota do Editor: Este texto é uma continuação do artigo “14 Razões para Memorizar um Livro Inteiro da Bíblia.

CARREGAR MAIS
Loading