×
Procurar

Recentemente, dediquei 16 meses para memorizar 1 Coríntios e, em seguida, recitei-o como um sermão à minha igreja. Eu quero aquele texto no meu sangue. Aqui estão algumas lições que eu aprendi ao longo do caminho sobre o motivo e o modo de memorizar um livro inteiro da Bíblia. Hoje eu apresentarei a justificativa para memorizar as Escrituras, e amanhã fornecerei um método que tenho considerado útil para memorizar a Palavra de Deus.

Aqui estão 14 razões para memorizar um livro inteiro da Bíblia:

1. Isto renova a sua mente com o ponto de vista de Deus.

Memorizar um grande pedaço da Bíblia é uma forma estratégica de obedecer a Romanos 12:2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Isto ajuda você a ser como a pessoa no Salmo 1: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.”.

2. Isto força você a meditar no texto frase por frase — uma receita para a iluminação.

John Piper testifica: “Memorizar as Escrituras torna possível a meditação quando eu não posso ler a Bíblia, e a meditação é o caminho da compreensão mais profunda”.

É difícil memorizar algo quando você não tem ideia do que isto significa. Então, a memorização força você a fazer perguntas como estas: o que significa esta palavra? O que esta frase quer dizer? Como é que esta cláusula dependente se relaciona com a cláusula principal? Por que é que esta frase começa com “pois”? Qual é o principal argumento deste parágrafo? Qual é o principal argumento desta seção? Responder perguntas como estas é mais importante do que nunca em uma época em que as pessoas se condicionam a ler às pressas artigos enquanto navegam na internet.

3. Isto ajuda você a pensar sobre o tom do texto.

Alguma vez você já ouviu alguém que tinha apenas um volume e um tom pregar? É como a estática do rádio. Não importa se a voz é alta e animada ou suave e monótona. Se tudo soa a mesma coisa, então soa como “blá blá blá”. Então, memorizar um livro inteiro da Bíblia é uma oportunidade para pensar sobre o tom do texto. O tom deveria ser alto? Rápido? Firme? Em 1 Coríntios, por exemplo, o tom de Paulo é, algumas vezes, afetuoso (para encorajamento), cortante (para o sarcasmo), sóbrio (para repreensão e advertência) e triunfante (para exultar em Deus e no evangelho).

4. Isto ajuda você a delinear o argumento de um livro inteiro da Bíblia.

Isto ajuda você a entender um livro em seu contexto literário. Você se torna intimamente familiarizado com o livro. Você sabe o que ele enfatiza. Você pode articular o argumento principal e os argumentos de apoio.

5. Isto ajuda você a ver as conexões léxicas e temáticas dentro deste livro da Bíblia.

Por exemplo, em 1 Coríntios, Paulo repreende os coríntios por pensarem em si mesmos como sábios enquanto interpretavam totalmente mal a natureza da verdadeira sabedoria. A sabedoria é um grande tema na primeira seção do livro. Mas, logo depois, quando Paulo aborda a questão das ações judiciais na igreja, ele pergunta: “[…] Não há, porventura, nem ao menos um sábio entre vós, que possa julgar no meio da irmandade? Mas irá um irmão a juízo contra outro irmão, e isto perante incrédulos!” (1Co. 6:5–6). E pá! Caso você não tenha se imergido na carta suficientemente, você perderá o humor sarcástico de Paulo.

6. Isto ajuda você a ver as conexões léxicas e temáticas dentro de outros livros da Bíblia.

Depois de você ter focado firmemente no texto do livro que você está memorizando, algo especial acontecerá quando você ler outras partes da Bíblia. Palavras, frases e temas de outras partes da Bíblia irão lembrar você de paralelos em relação ao livro que você memorizou.

7. Isto ajuda você a mortificar o pecado.

Por exemplo, se estou tentado com qualquer tipo de pensamento sexualmente imoral, posso começar imediatamente a recitar 1 Coríntios 6:12-20. Que maneira poderosa de mortificar o pecado! Piper coloca desta forma: “Memorizar a Bíblia torna a Palavra de Deus mais facilmente acessível para vencer a tentação a pecar, porque as advertências e as promessas de Deus são a nossa forma de subjugar as promessas mentirosas do pecado.”

8. Isto ajuda você a aconselhar, ensinar e pregar com mais precisão.

Memorizar um livro inteiro da Bíblia é um obstáculo contra a elaboração de declarações imprecisas. Você está menos inclinado a dizer algo que contradiz o livro que você memorizou.

9. Isto ajuda você a aconselhar, ensinar e pregar mais poderosamente.

De vez em quando, isto acontece espontaneamente: o Espírito Santo traz à mente palavras que você memorizou, e estas palavras são exatamente o que alguém precisa ouvir naquele momento. “Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo.” (Pv. 25:11). Faça o trabalho duro de esconder as palavras de Deus em seu coração, e depois espere o Espírito de Deus trazer à mente as palavras certas exatamente nos momentos certos. Piper está certo: “Memorizar a Bíblia fornece as palavras mais fortes e mais doces para ministrar a outros em necessidade”.

10. Isto permite que você recite a Bíblia olhando as pessoas nos olhos.

Isto é incrivelmente poderoso. Ouvi Piper recitar a carta de Paulo aos Filipenses recentemente, e ele estava se movendo. Ele não olhou para cima de nossas cabeças ou para nossas testas. Olhou-nos nos olhos enquanto recitou a carta. Isto é poderoso. Eu também me lembro da primeira vez que assisti David Platt recitar Romanos 1-8; eu estava assistindo a um vídeo, não o ouvi ao vivo, e isto foi incrivelmente poderoso. Você pode pensar que as pessoas ficam entediadas e adormecem, mas a minha experiência é que as pessoas são atraídas e prestam atenção. Recitar a Bíblia enquanto se olha as pessoas nos olhos é extremamente difícil porque há muitas maneiras de se distrair, mas se você focar e fizer o seu melhor para aprender bem o texto e depender de Deus, isto é possível – e tão poderoso. (sobre a leitura pública da Bíblia, veja o livro de Jeffrey D. Arthurs “Devote Yourself to the Public Reading of Scripture: The Transforming Power of the Well-Spoken Word” [Devote-se à Leitura Pública da Bíblia: O Poder Transformador da Palavra Bem Falada], Kregel, 2012).

11. Isto ajuda você a refutar o erro.

Quanto melhor você conhecer a Palavra de Deus, melhor você pode ser como um presbítero: “apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem.” (Tito 1:9). Eu gosto da maneira de Jon Bloom de dizer isto: memorizar grandes pedaços da Bíblia “ajustará seu medidor de bobagens”.

12. Isto ajuda você a orar porções estendidas da Bíblia.

Isto é especialmente importante quando você não pode estar lendo a Bíblia, como quando você está orando em particular ao dirigir um carro, ou ao andar, ou ao correr, ou ao fazer as tarefas de casa. E isto também é valioso para orações públicas (veja 12 Motivos Porque Você Deve Orar a Escritura).

13. Isto fortalece a sua mente.

O seu cérebro é como um músculo. Memorizar é para o seu cérebro o que malhar é para o seu corpo. Isto o torna mais forte, mais saudável, mais afiado, mais enérgico.

14. Isto torna a Palavra de Deus mais preciosa para você.

Depois de investir centenas de horas com um livro da Bíblia, ele se torna ainda mais doce para você. Memorizar um livro ajuda você a tê-lo como um tesouro.

Nota dos editores: veja também o artigo “11 Passos para Memorizar um Livro Inteiro da Bíblia”.

CARREGAR MAIS
Loading