×
Procurar

Desde o início fomos avisados pelo Senhor Jesus de que seríamos odiados e perseguidos pelo mundo (Mt 24.9; Mc 13.13). Não resta dúvida quanto a esse aspecto. Diversas vezes nosso Mestre nos alertou quanto ao ódio do mundo para com Ele e para conosco (Jo 15.18-19).

Os nossos primeiros irmãos viveram debaixo da ameaça constante de perseguição, prisão, tortura e morte. O livro de Atos contém abundantes exemplos desses fatos (At 4.1-4; 5.17-18; 8.1; 13.50; 17.5-8; etc.). Ainda por vários séculos as perseguições continuaram, até o alívio provisório concedido pelo imperador Constantino, que considerou o cristianismo como religião legítima em todo o Império Romano (Edito de Milão, 313 d.C.).

A história da Igreja até o presente está cheia de registros de perseguições, prisões e morte em regimes totalitários de cristãos que se recusaram a negar a fé, a deixar de se reunir ou que ousaram pregar publicamente a palavra de Deus. Pela misericórdia de Deus, alívio tem sido dado aos cristãos em determinados países e em determinadas épocas. Nos países democráticos, por exemplo, os cristãos vêm desfrutando de liberdade de religião e de expressão já há séculos, pelo que deveríamos ser gratos a Deus.

Entretanto, sinais preocupantes surgem no horizonte. Temos notícias de que o partido comunista chinês intensificou sua perseguição implacável contra os cristãos na China, ameaçando retirar benefícios sociais das famílias que se recusam a abandonar a fé cristã.1 Nos Estados Unidos, o prefeito de Nova York ameaçou fechar igrejas e sinagogas (os evangélicos reagiram com declarações e protestos, por enquanto).2 Percebemos no nosso próprio país uma indisposição em alguns estados em permitir que as igrejas voltem a se reunir plenamente, mesmo quando o comércio, shoppings, e outras instituições já foram liberadas.3

Não devemos temer o mal e nem também viver ansiosos quanto ao futuro. Precisamos ter cautela para não projetarmos nossos medos nos eventos e enxergarmos aquilo que não existe. Por outro lado, considerando os avisos de Cristo e a história da igreja, tanto antiga quanto moderna, devemos nos preparar para dias difíceis à frente. Gostaria de trazer algumas orientações nesse sentido.

1. Perseveremos em oração em favor dos nossos irmãos que estão sendo duramente perseguidos na China e em outros países (Hb 13.3).

2. Agradeçamos a Deus diariamente pela liberdade que ainda desfrutamos no Ocidente, e roguemos a Ele que nos livre das perseguições. Oremos pelas autoridades constituídas, conforme o Evangelho nos ensina (cf 1Tm 2.1-4).

3. Vivamos de tal maneira a não dar aos inimigos do Evangelho qualquer motivo para nos acusarem e nos perseguirem. A mensagem da cruz por si só já é motivo de escândalo para os incrédulos; não precisamos acrescentar a ela motivos decorrentes de nossa falta de sabedoria e de prudência.

4. Redobremos os esforços para pregar a Palavra de Deus em tempo e fora de tempo, aproveitando as oportunidades amplas que temos.

5. Estejamos prontos a buscar, através das instâncias legais, os direitos que são concedidos aos cidadãos brasileiros, garantidos pela Constituição, os direitos civis fundamentais como a liberdade de religião. Lembremos que o apóstolo Paulo pelo menos duas vezes apelou para os seus direitos como cidadão romano (At 16.37; 22.25).

6. Se viermos a enfrentar a hostilidade aberta e perseguição pelas autoridades, a ponto de nos impedirem de nos reunirmos e de pregarmos o evangelho, estejamos prontos para resistir com mansidão e ousadia.

7. Busquemos a plenitude do Espírito Santo e seu fruto abençoado, especialmente o amor e a paz, tão necessários para esses dias difíceis (Gl 5.22).

Assistimos no mundo inteiro acontecimentos que apontam para o declínio da civilização ocidental, a qual teve seu fundamento na influência do Cristianismo após a Reforma Protestante. Talvez a nossa geração assistirá a uma das maiores mudanças culturais da história. Mas, não temamos. Nosso Senhor Jesus Cristo já nos avisou dessas coisas. Ele prometeu que estaria conosco nos momentos de crise. Nossa pátria é celestial (Hb 11.16).

CARREGAR MAIS
Loading