×
Procurar

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.

Estas palavras são o João 3.16 do cristianismo cultural americano. Observe com que frequência aparecem em placas de versículos bíblicos que são vendidas nos quiosques de shoppings do Cinturão Bíblico [NT – área do sul dos EUA] ou no Facebook e até mesmo em tatuagens. Seja como decoração de casa ou em postagens de mídia social, vejo essa passagem reivindicada fervorosamente por pessoas que sei que a última vez que foram a um culto foi durante a presidência do primeiro Bush.

Naturalmente, este amor por Jeremias 29.11 tem levado cristãos mais teologicamente orientados a lamentarem seu uso fora do contexto. Tanto que um jovem cristão recentemente me perguntou: “Jeremias 29.11 se aplica a mim, ou não?”.

Minha resposta: Mais ou menos.

Deixe-me retirar esta resposta. Sim, aplica-se a você, mas não da maneira em que muitos “reivindicam” a passagem.

Não Está Pregando a Teologia da Prosperidade

Muitos entendem o texto como sendo a respeito do favor de Deus em suas vidas e planos. Alguns podem pensar que se apenas tiverem confiança e seguirem seus corações, Deus os abençoará. Visto desta maneira, não se trata do profeta Jeremias; trata-se do Deepak Chopra [NT. Líder do Movimento Nova Era nos EUA]. Quem consegue encontrar tal tipo de deísmo terapêutico moralista no livro de Jeremias não leu nada em Jeremias após ou antes deste versículo.

O Livro de Jeremias é todo ele sobre como Deus interrompe os planos de seu povo e vira os sonhos do seu povo de cabeça para baixo. Este versículo vem no contexto de uma mensagem chocante do profeta. Os que haviam sido “deixados para trás” em Jerusalém, que ficaram ancorados em torno do templo e do trono, presumiam que sua fortuna relativa era um sinal de que Deus era a seu favor, enquanto que os que haviam sido levados em cativeiro para a Babilônia eram vistos como debaixo da maldição de Deus. Não somente os que ficaram em Jerusalém estavam tentados a pensar assim; os que estavam na Babilônia também estavam tentados a pensar isto. O Deus de Israel lhes parecia distante, e sentiam-se como se tivessem sido arrebatados das promessas a Abraão. Jeremias diz, no entanto, que o julgamento de Deus cairá sobre Jerusalém, e que os propósitos de Deus serão desenvolvidos por meio dos exilados.

Esta não é realmente uma boa notícia para nenhum dos ouvintes. Para a liderança em Jerusalém esta é uma mensagem irritante, e eles buscam profetas que dirão que a paz virá logo mais. Para os exilados, a mensagem também não é alegre, pelo menos no curto prazo. Em sua carta, Jeremias comunica a eles, que seu retorno do exílio não acontecerá durante aquela geração, de modo que eles deveriam criar novas vidas na Babilônia.

Como Isto se Aplica a Você

Então, como esta passagem se aplica a você? Bem, Jeremias 29.11 deve ser lido no contexto de todo o Livro de Jeremias, e o Livro de Jeremias deve ser lido no contexto da história de Israel. Ainda mais, todo o livro de Jeremias e toda a história de Israel devem ser lidos no contexto dos propósitos de Deus em Jesus Cristo. Todas as promessas de Deus “tem nele o sim” (2 Co 1.20). Se estamos em Cristo, então todos os horrores do juízo proclamado pelos profetas caíram sobre nós, na cruz, onde nos unimos a Cristo, ao Ele suportar a maldição da lei (Gl 3.13). E, se estamos em Cristo, todas as bênçãos prometidas aos descendentes de Abraão são agora nossas, pois estamos unidos ao herdeiro de todas estas promessas (Gl 3.14–29).

Por meio de Jeremias, Deus está dizendo aos exilados que sua dispersão não é acidental. Deus tem planos para eles, planos que incluem até o que parece caótico e aleatório. Além disso, estes planos significam que o exílio não é permanente. Isto não é por causa da fidelidade deles, mas por causa da promessa de Deus a Abraão, uma promessa que foi dada na expectativa do filho de Abraão, o Senhor Jesus (Rm 4). E, de fato, os exilados não ficaram dispersos. Deus os restaurou a seus lares. Por quê? Ele os trouxe para casa porque “deles descende o Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém!” (Rm 9.5).

E Deus nos diz que, por estarmos em Cristo, somos estranhos e exilados neste tempo entre os tempos (Hb 11.13; 1 Pe 2.11). Nós sofremos, sangramos, morremos e somos tentados a pensar que isto significa que Deus nos abandonou. Concluímos que somos “como ovelhas para o matadouro” (Rm 8.36). Não é assim, nos diz o conteúdo do evangelho.

O Plano de Longo Prazo de Deus para Você

Deus tem um plano para você, em Cristo. Este plano não é para a sua destruição, mas para o seu bem-estar. Você está sendo conformado à imagem de Cristo ao compartilhar seu sofrimento e seu estado final não é um de vítima, mas de vencedor, um co-herdeiro com o Rei (Rm 8.12–39).

Como você pode saber isto? Pode fazê-lo da mesma maneira como fizeram os exilados dos velhos tempos: não olhando para sua condição presente, mas pela Palavra de Deus, seu juramento e sua aliança. Isto significa que seus planos podem se evaporar. Seus sonhos podem ser esmagados. Sua vida pode acabar. Mas o Deus que ressuscitou a Jesus dentre os mortos o levantará junto com Ele.

Jeremias 29.11 se aplica a você? Se você está em Cristo, você pode ter certeza disto. A passagem não promete a você o tipo de futuro que a cultura americana valoriza, e talvez até prometa um futuro que o faria tremer se você o visse em uma bola de cristal. A curto prazo, pode ser que você sofra. Mas a longo prazo, seu futuro é endossado por Cristo. Esse é um futuro para o seu bem-estar, e não para o mal; um futuro de esperança, não de desespero.

Traduzido por Raul Flores.

 

 

CARREGAR MAIS
Loading