×
Procurar

“Como eu posso ler mais livros?”. Eu recebi esta pergunta várias vezes desde que comecei a postar mais resenhas de livros no meu blog. Aqui estão alguns dos meus pensamentos sobre essa questão.

No ano passado eu tentei me tornar mais intencional com a minha leitura. Nos anos anteriores eu li muito, mas eu não diria que li bem. Minha leitura não tinha um plano de ataque detalhado. Como resultado, às vezes a leitura aconteceu e outras vezes não aconteceu. Além do mais, eu senti como se minha leitura fosse mais escolhida para mim ao invés de escolhida por mim. Eu li o que pensei que precisava ler para o meu trabalho. Ao longo dos últimos anos, tenho feito ajustes lentamente e sinto que estou na melhor forma que poderia desde que me tornei um cristão. Estou lendo mais e gostando muito mais. Com o verão aqui, e listagem de leitura de verão crescendo, aqui estão algumas descobertas pessoais que foram úteis para mim.

Escolha Livros para Cada Mês

Eu criei uma planilha simples no Excel que inclui um monte de livros que eu acho que deveria ler ou que quero ler. Próximo ao final de cada mês, eu escolho livros da lista e os coloco abaixo do próximo mês. Este processo de atribuição de livros para mim mesmo tem sido muito útil para mim. Depois de ordenar a lista, eu coloquei uma (tentativa de) data de início e data para terminar em uma coluna e, em seguida, mantive o controle durante o mês. É importante lembrar que você tem que ser sensato aqui. Como a maioria das pessoas não lê livros tão rápido, não faz sentido você se preparar para o fracasso e dizer que você irá ler 100 livros em julho. Faça um plano sensato e trace o rumo.

Varie um Pouco a Seleção de Livros

Isto tem sido novo para mim. Eu costumava ler o que pensava que precisava ler para acompanhar as tendências atuais ou para fazer o que eu precisava para desenvolver sabiamente o meu trabalho. Agora eu tenho tentado fazer com que cada mês tenha pelo menos uma biografia e um livro de ficção indo junto com a leitura teológica. Com o tempo, eu gostaria de acrescentar alguns livros sobre a história, porque eu sei que isso não é particularmente um ponto forte meu. Essa variação tem sido surpreendente para mim. Há alguns anos atrás, minha esposa me comprou um dos livros de Marilyn Robinson, “Gilead” [Gileade]. Eu nunca o li porque eu não tinha tempo para ler um livro “como este”. Mas agora, com essas mudanças, eu li dois livros de Robinson este ano (incluindo Gilead) e realmente gostei deles. Se eu não tivesse me forçado a fazê-lo, não os teria lido. E, se eu não os tivesse lido, então eu nunca teria descoberto o prazer que encontrei ao lê-los. A variação tem sido realmente muito boa para mim.

Leia por Prazer

Eu sempre pensei que algo estava errado comigo, porque eu ouviria outros falando sobre como gostavam de ler. Eu não amava ler tanto quanto eu amava obter informações. Depois de ler alguns livros que apontaram como tendemos a perder o prazer da leitura porque somos ávidos por informação, comecei a pensar: e se eu pudesse mudar isso? Eu decidi tratar o livro como Jacó tratou a luta com o anjo: “eu não vou deixar você ir até que você me abençoe!” Eu já peguei alguns livros que as pessoas dizem que são realmente bons, e com confiança nessas recomendações, os lia. Com o tempo descobri que realmente gostei dos livros. Ler tornou-se agradável. Isso realmente funcionou. Agora, eu estou gostando de ler mais e, como resultado, leio mais livros com alegria. (Livros sobre prazer: “Pleasures of Reading in an Age of Distraction” [Prazeres da Leitura em uma Era de Distração], e “The Shallows: What the Internet is Doing to Our Brains” [Os Superficiais: O que a Internet Está Fazendo Com Nossos Cérebros]. Eu também achei o livro de Tony Reinke, “Lit!” [Acenda!], muito útil para cultivar um apetite e um plano para a leitura).

Se Você é Competitivo, Então Faça uma Competição

Se você não é competitivo, então sinta-se livre para pular essa. Eu sou muito competitivo. Quando eu defino uma agenda para ler, é como estabelecer uma meta para correr, levantar peso ou andar de bicicleta. Eu defino uma meta para quantos livros eu quero ler este ano. Uma vez que você descobre o que você precisa fazer por mês, a meta se torna uma competição amigável com você mesmo. Como qualquer coisa, isto pode ser levado ao extremo, mas se bem feito, pode ser uma boa maneira de ler mais.

Esteja Disposto a Desistir do Livro

Eu costumava ficar desanimado ao ler porque poderia estar no meio de um livro que não era muito bom, mas sentir que tinha que terminá-lo. Um dia eu apenas disse: “este livro é uma porcaria. Eu não vou mais ler”. Eu o deixei de lado e mudei para outro livro. Eu acabei aquela relação de forma rápida e indolor. Passar para o próximo livro foi realmente bom para minha leitura.

Guarde Seu Tempo de Leitura

Eu agendo um horário para a leitura. Na maioria das vezes, é no início da manhã e/ou durante a hora do almoço. Eu raramente leio à noite ou nos meus dias de folga quando estou em casa com meus filhos. Se você bloquear 45 minutos por dia para ler e ler 20 páginas (esta é uma velocidade média de leitura), você vai ler 600 páginas por mês! Isso é cerca de 3 ou 4 livros por mês, e cerca de 50 por ano! Pense sobre isso. Mas, se você não guardar esse tempo e fizer outra coisa durante esse tempo (insira o que quiser aqui), então você vai perder a chance de ser moldado por esses livros. Eu tento observar o meu tempo de leitura com razoabilidade temperada. Não é tão importante que não possa ser substituído, mas não pode ser facilmente ou superficialmente substituído.

Resgate Tempo para a Leitura

Faz sentido ter um livro com você. Há muitas vezes em que estamos esperando por alguém ou alguma coisa, e em vez de ler manchetes ou mídia social, poderíamos estar lendo um livro. Jogue um livro em seu carro, bolsa ou mochila; você se sentirá feliz por ter feito isso na próxima vez em que estiver esperando. Eu também tenho sido abençoado pelos desenvolvimentos tecnológicos que nos permitem ler eletronicamente. Meu Kindle tem sido uma ferramenta muito valiosa aqui. Ultimamente eu tenho usado meu aplicativo Kindle no meu iPhone para ler livros para mim enquanto eu me exercito, viajo, ou faço tarefas domésticas.

Leia com Outros

Talvez você não seja competitivo e tenha tido problemas em perseverar na leitura. Eu tenho visto pessoas aumentarem muito a sua leitura por fazerem parte de um grupo que lê livros. Seja na igreja, trabalho, família ou bairro, reúna alguns amigos para ler e discutir os livros. Você vai, sem dúvida, se ver lendo (e pensando) mais em um grupo.

Estes são alguns pensamentos aleatórios mais ou menos do último ano, de tentar ler de forma mais eficiente. E você? Você tem algum ideia sobre o que tem funcionado bem para você?

CARREGAR MAIS
Loading