×
Procurar

A meditação parece estar ficando cada vez mais popular em nossa cultura. Muitas vezes é recomendada como uma forma de diminuir o estresse e aumentar a felicidade e a produtividade. As instruções que dão—sente-se em um lugar calmo; esvazie e centre sua mente—podem deixá-lo um pouco desconfortável, e com razão.

Na Bíblia, a meditação não se trata de esvaziar a mente, mas sim preenchê-la com ricas verdades—verdades sobre Deus e sua graça, sobre a vida, você, outros e o destino que é seu como filho de Deus. Meditar sobre estas verdades, por sua vez, guiará suas ações, reações e respostas nos pequenos momentos que preenchem cada dia.

Isto pode lhe parecer impossível. Mesmo nesses tempos de pandemia e quarentenas, nossos dias parecem voar, repletos de todo o tipo de tarefa. Antes que nos demos conta o dia acabou, e houve pouco espaço para qualquer coisa remotamente semelhante à meditação. Se você é uma mãe ocupada, trabalha em tempo integral, tem muita leitura para fazer na universidade, ou enfrenta as intermináveis responsabilidades do ministério, você provavelmente está pensando: Onde vou encontrar tempo para meditar?

O Salmo 1 nos diz que a pessoa que medita na Palavra de Deus é abençoada, sendo como uma árvore bem regada e frutífera. A meditação é um hábito espiritual que nos enriquece espiritualmente e produz frutos. Infelizmente, muitos de nós não temos desfrutado destes benefícios.

Então, à medida que o ano se inicia, quero encorajá-lo a fazer algo. Deixe que Filipenses 4.8 seja seu guia para o Ano Novo. Ao invés de fazer aquela lista perene de resoluções—muitas das quais serão esquecidas ou o deixarão sentindo-se culpado—por que não pontuar a virada deste ano com um tempo de meditação silenciosa?

Arranje para passar meio dia sozinho, ou se não puder fazer isto, o tanto de tempo que puder reservar. Vá ao lugar mais silencioso que encontrar com a Bíblia, um diário, uma boa caneta e um marcador. Com um coração humilde e aberto, e com a Palavra de Deus como seu guia, olhe para o que vem e para o que passou.

Você pode estar pensando, Paul, não sei como fazer isso. Deixe-me apresentar cinco palavras para guiar sua meditação “na virada do ano”:

1. Conte

É tentador olhar para trás e pensar em todas as promessas não cumpridas, sonhos partidos e oportunidades perdidas em 2020. Ao invés de enumerar suas reclamações, pegue seu diário e conte suas bênçãos. Você descobrirá que há muitas, muitas bênçãos nas rachaduras e fendas despercebidas de sua vida.

2. Confesse

Como você e eu estamos longe de ser perfeitos, sempre há coisas a confessar. À medida que o ano vai passando, abra seu coração ao ministério incriminador do Espírito Santo. A incriminação e a confissão não são coisas a temer, mas são meios de Deus para nos aproximar, nos manter próximos e proteger nossos corações erráticos. Assegure-se de fazer confissões específicas e lembre-se de que a pessoa e a obra de Jesus já cobriram tudo aquilo que você confessar.

3. Considere

Uma vez que você tem o conforto, os mandamentos e os princípios de sabedoria das Escrituras, e como você tem Deus Todo-Poderoso vivendo dentro de si na pessoa do Espírito Santo, é realmente possível mudar. Tire tempo para anotar áreas específicas em seu coração, vida, trabalho e relacionamentos onde mudanças são necessárias. Não desanime ao admitir sua necessidade de crescimento; foi o seu Senhor quem decidiu que as mudanças seriam um processo contínuo em nossas vidas e não um evento dramático e único.

4. Comemore

Anote todos os tremendos benefícios que são seus simplesmente porque, pela graça, você se tornou filho de Deus. Fique um tempo celebrando a plenitude de sua identidade em Cristo. Retorne aos livros de Gálatas, Efésios, Filipenses e Colossenses e relembre tudo aquilo que é seu, por Deus tê-lo adotado em sua família.

5. Comprometa-se

Então comprometa-se com um plano de ação. Que novos hábitos necessita inserir em sua rotina diária? Quais relacionamentos exigem reparo? Que novos compromissos você precisa fazer com seu tempo, energia e dinheiro? De que maneiras você precisa levar seu relacionamento com seu Pai mais a sério? O que você precisa fazer para descansar mais na presença, nas promessas, no poder e na graça de Deus? Comece seu novo ano transformando sua meditação em ação.
A Bíblia nos lembra repetidamente que nossos pensamentos precedem e determinam nossos atos. As ações sempre vão para onde o coração já foi. Portanto, plante 2021 no solo rico e nutritivo da meditação para que nos próximos meses, você possa colher a alegria de uma colheita de bons frutos.

Não há melhor momento para meditar do que numa virada de ano!

 

Traduzido por Luiz Santana.

CARREGAR MAIS
Loading