×
Procurar

Infelizmente, muitos cristãos amam a ideia da Bíblia, mas não realmente a Bíblia em si. Adoramos ter uma Bíblia por perto, mesmo ao alcance, mas não temos tempo para abri-la no dia a dia. Falamos sobre a leitura da Bíblia como falamos sobre cortar calorias, ou da limpeza da nossa casa. Ficamos gratos pelos resultados, mas não acordamos morrendo de vontade de fazer novamente. Parece ser uma coisa boa a se fazer, até que tenhamos que escolher o que não iremos fazer, para que tenhamos tempo para ela.

Se isto o descreve, então provavelmente você conhece também um cristão que ama ler sua Bíblia. Nunca parece ter o suficiente. Até onde você sabe, a probabilidade dele ficar um dia sem ler a Bíblia, é a mesma de passar um dia sem comida. Sua alegre disciplina o condena e, honestamente, às vezes até o irrita. Quem é em sua vida que tem mais probabilidade de orar assim?

“Gosto mais de ler a Bíblia do que os ricos gostam de desfrutar de todas as suas casas, carros, tecnologias, e férias. Deus, sua palavra será minha primeira prioridade e foco a cada dia. Vou ler e reler a Bíblia, até que não possa esquecê-la. Dá-me mais graça, ó Deus, e me capacite a obedecer o que eu li. Ajude-me a ver mais hoje do que eu já tenha visto antes, mesmo nestas mesmas páginas. Eu gostaria somente de ter mais tempo para ler mais a minha Bíblia.”

Isto o descreve? Ou provavelmente alguém que você conhece? Você se sente em casa num caso de amor como este? Ou você delegou esse tipo de personalidade e carinho para outras pessoas “mais espirituais”?

Deus, Abra Nossos Olhos e Corações

A oração acima é uma paráfrase de uma oração no Salmo 119:14-20:

Regozijo-me no caminho dos teus testemunhos, tanto como em todas as riquezas. Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos. Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Faze bem ao teu servo, para que eu viva; assim observarei a tua palavra. Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei. Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. A minha alma se consome de anelos por tuas ordenanças em todo o tempo.

Ler uma oração como essa geralmente me deixa atordoado. O amor apaixonado do salmista pela palavra de Deus é desconfortador. Este amor parece tão real, tão certo, tão bonito — e tão estranho, pelo menos em alguns dias. Por que acordo preocupado com o que está no Twitter, em vez de querer abrir a Bíblia? Por que fico mais animado para ler o melhor novo livro sobre o que quer que seja, em vez do único livro com as próprias palavras de Deus? Por que ainda é mais provável que eu encontre minha identidade e valor no que tenho, ou no que fiz, em vez do que Deus diz sobre mim? Por que fico entediado ao ler a Bíblia enquanto o salmista está desfrutando do melhor momento de sua vida?

Ele diz: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmo 119:71). O autor louva a Deus pela dor, porque crê que a dor o ajudou a entender melhor a Deus e a sua palavra. Você já foi capaz de fazer uma conexão como esta, entre o seu sofrimento e sua leitura da Bíblia? Ele prossegue: “Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro e prata.” (Salmo 119:72). E se você tivesse que pagar cinco reais cada vez que você lesse a Bíblia? Qual seria o seu orçamento de leitura bíblica este mês?

Por que Ficamos Entediados?

Muitos querem relegar um amor como este a outras pessoas. Alguns amam a Bíblia, e alguns amam pessoas. Ou, alguns gostam de ler, e alguns gostam de servir. Mas a Bíblia, tal como o evangelho, não pode ser relegada apenas a alguns. A leitura da Bíblia não é um dom espiritual, tal como o ensino da Bíblia, ou o aconselhamento bíblico, ou falar em línguas. Ler e desfrutar da Bíblia, é um dom (e um chamado) para todos os crentes.

O Salmo 119 não reflete um modelo de cristianismo extraordinário. Ele demonstra como pessoas que realmente amam a Deus, recebem Suas palavras verdadeiras. Elas reconhecem o impressionante dom que receberam neste livro. Quando abrem suas Bíblias ou ouvem a leitura da Bíblia ou a pregação, podem se sentir como se o próprio Deus estivesse descendo do céu para falar com elas.

Admito que tenho dificuldade de me lembrar disso e de me sentir assim certas manhãs. Por que tantos cristãos ficam entediados com a Bíblia? Porque nós esquecemos do que a Bíblia é.

John Piper nos lembra, mais uma vez, narrando sua leitura bíblica pessoal com fascínio,

Pense nisto. Maravilhe-se com isto. Fique fascinado com isto. O Deus que vigia as nações, como algumas pessoas vigiam o gado ou os mercados de ações ou canteiros de obra — este mesmo Deus ainda fala no século XXI. . . . Por esta voz, ele fala com verdade absoluta e força pessoal. Por esta voz, ele revela sua beleza totalmente insuperável. Por esta voz, ele revela os segredos mais profundos do nosso coração. Nenhuma voz, em qualquer lugar, a qualquer hora, pode chegar tão fundo, ou levantar tão alto, ou levar tão longe, como a voz de Deus que ouvimos na Bíblia.

Verdade absoluta. Poder pessoal e relevância. Beleza totalmente insuperável. Onisciente amor e sabedoria. Tudo a partir da mente e da boca de Deus. Tudo nas páginas de um livro que podemos segurar com uma mão.

Publicado originalmente em DesiringGod.org. 

Traduzido por Kellvyn Mendes.

CARREGAR MAIS
Loading