×
Procurar

Muitas crianças começam seu caminhar com o Senhor sem pais para lhes mostrar como fazê-lo. Quando escutam: “Ensina a criança no caminho em que deve andar.” (Provérbios 22.6), elas se perguntam, mas e eu? Elas notam o chamado de Deus aos pais para “criai-os [seus filhos] na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.4), mas notam também que seu pai terrestre jamais abriu a Bíblia.

Elas se esforçam para crescer na fé, amadurecer na piedade e aprofundar sua alegria em Deus, mas sem um modelo e guia diário. Pode parecer o equivalente espiritual de “Hatchet” [Pequeno Machado], o clássico romance norte-americano para meninos. Brian, um menino de treze anos e filho de pais divorciados, é o único sobrevivente de um acidente de avião num local ermo no Canada e aprende por si só a fazer um abrigo, a caçar, a pescar, a procurar alimentos e a acender uma fogueira — tudo isto utilizando somente um pequeno machado. Jovens cristãos frequentemente se vêm sozinhos em suas próprias casas, tendo que aprender por si mesmos como orar, como ouvir a Deus em sua palavra e a buscar a santidade — tudo isto utilizando apenas uma Bíblia.

E um Pai no céu. Se seus pais não tiverem influência espiritual positiva na sua fé, você não está tão só quanto possa se sentir. Muitas pessoas conheceram e seguiram a Cristo sem pais piedosos, e cada uma delas foi cuidada de maneira mais profunda e significativa.

Um Filho Sem Pai

Caso você sinta que teve de sobreviver somente com esperança e uma machadinha, poderá se identificar com Ezequias. Seu pai faz com que até os piores pais pareçam bons. Como rei de Israel, ele levou uma nação inteira a se desviar, fazendo ídolos de metal e altares para adorar seus falsos deuses. Ao invés de proteger e santificar o templo de Deus, Acaz roubou do templo e fechou suas portas. Ao invés de cuidar dos preciosos filhos que Deus lhe deu, ele assassinou seus próprios filhos, queimando os irmãos de Ezequias como oferendas a falsos deuses.

Acaz contribuiu para a caminhada de Ezequias com o Senhor, mostrando-lhe como não deveria ser.

E, no entanto, “Tinha Ezequias vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar… Fez ele o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai.”(2 Crônicas 29.1–2). Não seu pai Acaz, mas seu antepassado espiritual (e ancestral real) Davi. Como Ezequias não podia imitar seu pai, ele encontrou um homem fiel de Deus, digno de imitação.

Apesar de Seu Pai

Em vez de roubar do templo e fechá-lo ao povo de Deus, Ezequias “abriu as portas da Casa do SENHOR e as reparou.” (2 Crônicas 29.3), e o fez imediatamente, no primeiro mês de seu reinado.

Em vez de seguir o exemplo horrível de seu pai, ele confrontou as iniquidades de seu pai e confessou sua iniquidade: “Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o SENHOR, nosso Deus.” (2 Crônicas 29.6).

Ao invés de culpar seu pai e evitar as consequências, ele assumiu a responsabilidade e carregou o fardo dos malogros de seu pai: “Agora, estou resolvido a fazer aliança com o SENHOR, Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” (2 Crônicas 29.10).

Ao invés de levar outros a se afastarem de Deus e entrar em transgressão, ele conclamou o povo de Deus para rejeitar a tentação e retornar a Ele:

“Filhos de Israel, voltai-vos ao SENHOR… Não sejais como vossos pais e como vossos irmãos, que prevaricaram contra o SENHOR, Deus de seus pais… Não endureçais, agora, a vossa cerviz, como vossos pais; confiai-vos ao SENHOR, e vinde ao seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao SENHOR, vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós”. (2 Crônicas 30.6–8)

Ao invés de presumir da graça e da misericórdia, Ezequias se recusou a considerar a bondade e a compaixão de Deus como um direito seu, e suplicou fervorosamente ao povo que se arrependesse: “Porque, se vós vos converterdes ao SENHOR, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos e tornarão a esta terra; porque o SENHOR, vosso Deus, é misericordioso e compassivo e não desviará de vós o rosto, se vos converterdes a ele.”(2 Crônicas 30.9).

Ao invés de trazer julgamento e destruição sobre sua família e nação, sua fé firme e liderança piedosa trouxe cura (2 Crônicas 30.21), e “Houve grande alegria em Jerusalém; porque desde os dias de Salomão, filho de Davi, rei de Israel, não houve coisa semelhante em Jerusalém.”(2 Crônicas 30.26). Embora conhecendo grande miséria por causa de seu pai, ele espalhou grande alegria porque confiou e obedeceu a Deus.

Em meio a um deserto espiritual ameaçador, com o pior dos exemplos espirituais que foi seu pai, Ezequias encontrou um verdadeiro Pai e aprendeu a sobreviver, a crescer e a servir por fé nEle.

Se Somos Seus Filhos

Quem segue a Cristo, tem um bom Pai, mesmo que não tenha tido um bom pai. Aquele que é levado pelo Espírito à confissão, ao arrependimento e à obediência — tal como Ezequias — é um filho escolhido e precioso de amor e força infinitos. “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Romanos 8.15) Antes de sermos adotados, éramos escravos do medo, e com razão. Mas agora, o Espírito do nosso Pai vive em nós e lança fora o medo da punição (1 João 4.18).

O Espírito vive em nós para nos lembrar que não somos mais órfãos (Romanos 8.16). E se somos filhos de Deus, somos também herdeiros de Deus com Cristo (Romanos 8.17). E se somos herdeiros de todas as coisas com Cristo, seremos também glorificados com ele. Houve época em que você estava sozinho, abandonado e espiritualmente impotente. Não tinha pai. Mas agora, recebeu uma adoção sobrenatural, uma herança infinita, uma glória inimaginável e o Pai dos pais.

Deus não nos adotou com relutância, mas amorosamente. Ele causa com que até mesmo os melhores relacionamentos entre pais e filhos sejam apenas indícios do tipo de amor que sente por seus filhos. Ele enviou seu próprio Filho para morrer por nós a fim de tornar-nos seus (1 João 3.1–2).

Filhos e filhas sem um pai humano amoroso, não estão sem alguém que os ame. Todos aqueles que conhecem o verdadeiro amor, não importa que tipo de amor tenham sentido em suas famílias, aprenderam através de serem amados por Deus (1 João 4.9) — o bom Pai dos que espiritualmente são órfãos de pai.

Publicado originalmente em DesiringGod.org

Traduzido por Felipe Barnabé

CARREGAR MAIS
Loading