×
Procurar

Até onde você vai no Antigo Testamento quando você começa a sentir a dificuldade da leitura diária da Bíblia? Sabemos que a resistência é boa para nós, como quando praticamos exercícios físicos, mas, assim como nos exercícios, ela não é algo que geralmente nos dá prazer. Para muitos, é bem mais difícil acordar para ler o livro de Números em Março do que para ler Gênesis em Janeiro. Os dias podem começar a parecer como uma temporada no deserto.

Mesmo que 2 Timóteo 3.16 ecoe dentro das nossas cabeças, “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil”, a experiência de ler nossas Bíblias pode ser um pouco como assistir à nossa avó usar um smartphone. Ela sabe que pode fazer muito mais do que ela faz com ele, mas está perdida sem alguém para lhe mostrar (sete ou oito vezes) como tirar uma foto, ligar o Bluetooth, ou ouvir um podcast.

Estas Coisas Aconteceram para Você

Em 1 Coríntios 10, o apóstolo Paulo se senta conosco, como em uma sala cheia de avós, para nos explicar como ler Moisés em meio à nossa luta diária contra o pecado e por alegria. Ele começa lembrando a seus leitores sobre o Êxodo e a peregrinação de Israel no deserto (1Coríntios 10:1-5). Ele explica que, em última análise, a esperança deles era em Cristo, embora Jesus só fosse nascer mais de mil anos depois. (1Coríntios 10.4). Em seguida, ele escreve como se estivesse falando para uma multidão de jovens de hoje nos seus vinte e poucos anos, “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.” (1Coríntios 10.6).

Eu digo vinte e poucos anos, porque as próximas quatro coisas que ele diz são muito relevantes para a nova geração de cristãos. As mesmas tentações que estavam assassinando os crentes liderados por Moisés estão travando uma guerra espiritual contra os crentes de hoje: entretenimento, imoralidade sexual, impaciência e contentamento. Paulo termina o parágrafo dizendo: “Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.” (1Coríntios 10.11).

Estes quatro alertas foram vividos por Israel, mas foram destinados por Deus para você e para mim.

1. Você se Distrai com Entretenimento?

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: “O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se”. (1Coríntios 10.7, citando Êxodo 32.6)

Paulo cita (ou alude a) Moisés, em cada um destes alertas. Ele claramente tem passagens ou eventos particulares em mente enquanto ele pastoreia as igrejas de sua época. Neste caso, ele cita Êxodo 32. Moisés está se encontrando com Deus na montanha — ele estava se encontrando com Deus. O encontro durou mais do que as pessoas esperavam, e eles ficaram entediados e desinteressados (Êxodo 32.1).

Eles pediram a Arão por um outro deus, ele lhes fez um bezerro de ouro, e eles “assentaram-se para comer e beber e levantaram-se para divertir-se” (Êxodo 32.1-6). Eles pediram comida por telefone, ligaram o Netflix e navegaram nas redes sociais ao mesmo tempo.

Recusando-se a esperar por Moisés (e Deus), eles decidiram, em vez disso, se divertir. Nós vamos tratar da impaciência adiante, mas a questão aqui é que o entretenimento é um deus fácil e vazio. Você desistiu de esperar Deus se mover — se revelar na sua Palavra, ajudá-lo a tomar uma decisão importante, trazer a cura ou a reconciliação que você está pedindo — e decidiu distrair-se com algo divertido em vez disso?

2. Você Está Tendo Experiências com Pecado Sexual?

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. (1Coríntios 10.8, referindo-se a Números 25.1-9)

Nós temos a tendência de pensar nos Estados Unidos de hoje como o grupo de pessoas mais sexualmente promíscuo e degenerado da História. E provavelmente nós estamos errados. A imoralidade sexual era atraente e escravizadora muito antes de que a pornografia estivesse online ou que homossexuais fossem “casados”.

Em Números 25, os homens de Israel começaram a dormir com mulheres estrangeiras proibidas (Números 25.1), a tal ponto que um homem audaciosamente traz sua imoralidade sexual perante toda a congregação (25.6). Ele sabia que Deus havia proibido este relacionamento, e, ainda assim, não apenas ele se entregou à relação, mas ainda ostentava sua imoralidade diante do povo. Ele teve experiências sexuais, contrariando claros comandos de Deus, e depois gabou-se disso.

Ele e a mulher foram transpassados à morte (Números 25.8). Parece muito severo? Moisés quer que nós vejamos que é isso que nós merecemos de Deus, e muito pior, se nos entregarmos ao pecado sexual.

Deus trouxe uma praga contra o povo por causa da sua imoralidade sexual, e vinte e quatro mil morreram (Números 25.9). Apenas para comparação, existem atualmente vinte e quatro mil alunos matriculados na Universidade de Auburn. Esta mesma quantidade, todos mortos por causa da imoralidade sexual.

Moisés disse que toda aquela morte aconteceu por sua causa — uma lança transpassando um estômago, uma praga acabando com milhares — de modo que você e eu sentíssemos a terrível ofensa do pecado sexual, e fugíssemos dele.

3. Você se Recusa a Esperar?

Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. (1Coríntios 3.6–9).

Em Números 21, as pessoas escaparam do Egito e foram para o Monte Sinai. Agora eles estão a caminho da Terra Prometida. Moisés conta a história, “Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom, porém o povo se tornou impaciente no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés… “(Números 21.4-5).

Como você agiria nessa longa e difícil estrada do Egito para Canaã? Há dias (ou meses, ou anos) em que você também se sente assim? Deus salvou Israel da escravidão cruel e violenta. E prometeu trazê-los à sua própria terra de segurança e prosperidade. Mas eles não podiam esperar.

Como Deus respondeu à impaciência deles? Ele enviou serpentes venenosas para o campo, e muitos morreram (Números 21.6). Eles se arrependeram (Números 21.7). Nós nos arrependeremos? Tendo sido resgatados por Deus do julgamento e da destruição eternos, estamos dispostos a esperar mais uma semana, mais um ano, ou mais dez anos para ele responder às nossas orações?

Deus ouviu seus apelos por misericórdia e preparou uma forma de salvação (Números 21.8-9). Jesus nos diz que essa cena tinha o objetivo de nos ajudar a esperar por ele. “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna” (João 3.14,15). Deus está esperando para salvá-lo e satisfazê-lo, se você estiver disposto a confiar nele e esperar.

4. Você Está Sempre Infeliz?

[Não] murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. (1Coríntios 10.10)

Israel reclamava sobre tudo. Eles se queixaram por não terem nada para beber (Êxodo 15.24). Eles reclamaram da sua comida (Números 11.4-6). Eles queixaram-se por estarem no deserto (Êxodo 16.2). Em seguida, eles se queixaram por terem saído do deserto (Números 14.2). Eles reclamaram por causa dos seus inimigos (Números 14.3). Eles ainda reclamaram por não estarem mais em escravidão (Êxodo 16.3).

Como Deus Responde à Murmuração de Israel?

“Porém, tão certo como eu vivo,… nenhum dos homens que, tendo visto a minha glória e os prodígios que fiz no Egito e no deserto, todavia, me puseram à prova já dez vezes e não obedeceram à minha voz, nenhum deles verá a terra que, com juramento, prometi a seus pais. Sim, nenhum daqueles que me desprezaram a verá. ” (Números 14.21-23)

Murmurar contra Deus é desprezá-lo. Essa é uma séria mensagem para mim hoje. Deus destruiu a geração do deserto para descrever para todas as gerações depois deles a gravidade da incredulidade, para nos mostrar as consequências de reclamarmos sobre como e quando Deus trabalha em nossa vida.

Os remidos suportam as dificuldades e os inconvenientes de uma forma diferente. Paulo escreve: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” (Filipenses 2.14,15).

Em um mundo cheio de queixosos, as pessoas que estão “entristecidas, mas sempre alegres” (2 Coríntios 6.10) irão brilhar intensamente e chamar atenção para a glória do seu Provedor e Mantenedor nos céus.

Fugi da Idolatria

Você pode resumir os quatro avisos em apenas um? “Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1 Coríntios 10.14). Ele fala sobre isso no início do parágrafo (v.7) e no final (v.14). Aprendemos com Israel no Êxodo e em Números que a idolatria pode ser divertida. Que ela pode fasciná-lo e seduzi-lo. Que ela pode torná-lo impaciente e infeliz. E que ela pode matá-lo. Fuja dela e corra para Deus.

Junto com as advertências severas, Paulo nos dá um convite e uma promessa.

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. (1Coríntios 3.6–9).

Deus é fiel. Ele está pronto para caminhar com você e sustentá-lo em cada circunstância e inconveniência. Ele não fica apenas por perto observando para ver o que você vai fazer, mas promete prover uma saída da tentação para a alegria de sermos feitos como Ele. Ele cria o caminho de escape e espera para recompensar-nos com mais dEle.

Publicado originalmente em desiringGod.org.

Traduzido por Samanta Stein da Silva.

CARREGAR MAIS
Loading