×
Procurar

A vida de solteiro pode ser uma estrada longa, solitária e confusa, especialmente quando não é desejada. Durante a maior parte da década dos meus vinte anos, me senti como se já tivesse nascido desejando me casar. Deus finalmente me deu uma esposa há pouco mais de um ano, mas não antes de caminhar comigo através de uma década sinuosa de tentação e, às vezes, fracasso, espera, carência e questionamentos de por que ainda não era o momento.

Num período de muitos anos, aprendi que Deus não garante alegrias temporárias para seus filhos tais como a saúde física, o casamento, o sucesso no trabalho ou filhos. Isto ocorre porque Ele está completamente empenhado em dar aos seus preciosos filhos e filhas o que é melhor para nós, quando é melhor para nós, e somente se for melhor para nós. Nunca o contrário (Romanos 8.28). Não importa o quão bom a dádiva pareça ser no momento, ou o quanto nós o desejemos, ou quanto tempo já esperamos, Deus não abandonará o bem maior que nos prometeu (2 Coríntios 12.7-10).

Mas podemos ser tentados a abandoná-lo, a desistir de seu plano para nós, ou decepcionados, pelo menos virar as costas por um pouco. Nós realmente nos convencemos de que sabemos mais, que podemos escolher melhor do que Deus, o que é melhor para nós, o mesmo Deus que veio e morreu a um custo infinito para nos salvar. Mas a verdade é que não sabemos, e não podemos. Quando começamos a nos sentir ignorados ou esquecidos, ou começamos a duvidar do amor de Deus por nós, nos distanciamos dele, quando deveríamos estar correndo para Ele. Ao invés de nos afastarmos, necessitamos realmente de nos ajoelhar e orar.

Se você não sabe por onde começar em oração, como começar a falar com Deus diariamente, ou como entregar seus desejos e dificuldades na vida solteira para Ele, aqui estão nove orações para a vida não casada, cada uma com as palavras de Deus, para ajudar a moldar seu anseio e espera.

1. Não se faça a minha vontade, mas a tua.

“Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia, não se faça a minha vontade, mas a tua.” (Lucas 22.42)

Não se faça a minha vontade, mas a tua, Senhor. Se estas dez palavras e a fé por detrás delas foram suficientes para sustentar a Jesus rumo à cruz por minha causa, elas deveriam ser suficientes para me sustentar em qualquer situação nesta vida, por sua causa. Prepare-me para aproveitar ao máximo o casamento ou a vida solteira, qualquer que seja o que tu escolheste e planejaste para mim. Se não for da tua vontade que eu me case, ajude-me a ver tudo o que planejaste para mim, em dons, ministério e vida solteira. De qualquer maneira, fixe meu coração firmemente em ti, e não no casamento.

2. Revela-te a mim, o máximo possível, enquanto ainda estou solteiro.

…que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder. (Efésios 1.16-19)

Mostra-me mais de ti e dê forma à minha vida para que eu revele tua glória. Ao retornar ao mar da vida revolto e à vida de solteiro, acalma a minha fé em ti e fixe meu olhar em ti, que estás posicionado acima de tudo, forte e confiável. Revele o quão maior e mais bonito és do que o casamento, ou qualquer outro sonho ou desejo que eu possa ter.

3. Satisfaça-me tão completamente agora de forma que eu nunca olhe para mais ninguém para me fazer feliz.

De todo o meu coração tenho te buscado; não me deixes desviar dos teus mandamentos . . . Em teus preceitos medito, e observo os teus caminhos . . . Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho. . . Firma os meus passos na tua palavra; e não se apodere de mim iniquidade alguma. (Salmo 119.10, 15, 37, 133)

Tu és o único que pode realmente me fazer feliz. Nenhum cônjuge, nenhum amigo, nenhum trabalho, nenhuma quantia de dinheiro poderia preencher o espaço feito para ti, dentro de mim. Tu és mais do que suficiente para mim, no entanto, meu coração ainda é propenso a vagar. Organize minhas paixões, de acordo com teu valor e beleza insuperáveis, e proteja meus olhos e minha mente de estar preocupado com qualquer pessoa ou qualquer coisa além de ti. Cative novamente meu coração e proteja-o contra todas as mentiras de Satanás.

4. Revela-te ao mundo, através de minha alegria e liberdade na vida solteira.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue do pacto eterno tornou a trazer dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, grande pastor das ovelhas, vos aperfeiçoe em toda boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em nós o que perante ele é agradável, por meio de Jesus Cristo, ao qual seja glória para todo o sempre. (Hebreus 13.20-21)

Use a mim e a meus dons para engrandecer teu nome no mundo. Quero que minha vida contribua para a missão que Tu nos deste. Quero que contribua hoje, mesmo sendo ainda jovem e solteiro. Enche-me de ambição, criatividade e altruísmo por causa da tua glória.

5. Dá-me fé para confiar em ti, mesmo quando estiver caminhando pela dor e desapontamento sozinho.

E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. (2 Coríntios 12.7-10)

Ajuda-me a ver cada derrota ou desapontamento, todos os momentos de solidão, todos os sonhos ou desejos insatisfeitos e todas as evidências de fraqueza, como uma oportunidade para me lembrar e desfrutar da força, da esperança e do descanso que Tu compraste para mim com o sangue do teu Filho. Lembra-me de que Tu estás trabalhando tudo isso, cada centímetro, em todos os sentidos, para o meu bem.

6. Envia-me as pessoas das quais necessito para seguir a ti.

E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor. (Efésios 4.11-16)

Cerca-me de pessoas que me amam, e daqueles que te amam mais do que amam a mim, especialmente se do contrário eu estivesse vivendo sozinho. Revela-me coisas sobre mim, através de seus olhos, de sua fé e maturidade, e de suas palavras. Faze de mim um membro mais saudável e eficaz da igreja local. Dá-me um desejo profundo, permanente e crescente de servi-la de qualquer maneira que eu puder. Resgata-me da cegueira e do egocentrismo do isolamento.

7. Proteja-me de fazer de meu trabalho o meu deus enquanto espero pelo casamento.

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de coração, como ao Senhor, e não aos homens, sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor. (Colossenses 3.23-24)

Ajuda-me a ver qualquer sucesso ou progresso como evidência de tua graça, e desmama-me do amor ao dinheiro e da aprovação humana. Libera-me da tirania da lista de tarefas urgentes e recebe cada tarefa, cada reunião, cada dever e cada projeto como um ato de adoração.

8. Mantenha-me distante de me conformar ao mundo que me rodeia e faça-me mais como Jesus.

E isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo; cheios do fruto de justiça, que vem por meio de Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. (Filipenses 1:9-11)

Conclua o trabalho que tu começaste dentro de mim e através de mim, tornando-me à cada dia um pouco mais como Jesus. Refreia-me de fazer qualquer coisa que faça com que tua morte pareça trivial ou sem sentido. Municie-me para cada vez mais, pensar, falar e agir como alguém que foi salvo a um custo infinito e a quem foram confiadas as melhores novas que o mundo já conheceu.

9. Se me chamaste para ser casado, ajuda-me a namorar de forma diferente.

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros. Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. (Filipenses 2.3-8)

Se for da tua vontade que me case, prepara-me para amar um marido ou esposa com o amor e a graça que Tu me mostraste através de Jesus e sua cruz. Dá-me clareza ao namorar e proteja-me de qualquer impureza. Que a paciência, o altruísmo e a humildade sejam característicos de cada relacionamento, cada encontro, cada conversa, cada passo, seja para a frente ou para trás.

Em cada passo da minha busca do casamento, deixe claro que Tu és Deus, e eu sou teu.

Originalmente publicado em DesiringGod.org.

Traduzido por Marq.

 

CARREGAR MAIS
Loading