×
Procurar

Como as últimas duas semanas têm sido para o pastor comum? Bem, o áudio não sincroniza com o vídeo, alguns dos idosos se recusam ao isolamento social, a esposa precisa de mais ajuda em casa para ajudar com o ensino aos filhos, você não tem certeza de como manter todos conectados mesmo que a internet incansavelmente nos conecte, e as contribuições já diminuíram cerca de 60%.

Pastor, você foi feito para isso.

Durante todo esse tempo, você tem pregado, amado e servido – esperando que seu rebanho tenha um vislumbre da realidade sobrenatural do cristianismo. Sua rotina, como de costume, tem sido interromper a rotina das pessoas. E o que suas advertências graciosas não puderam fazer, o Senhor fez ao ordenar essa estranha e ansiosa época.

Nenhum de seus colegas já pastoreou em tempos como este. A incerteza do futuro é tão intensa. Seu povo está escutando todo tipo de opiniões – alguns dizem que irá ficar tudo bem, alguns dizem que será o fim dos tempos, e nós achamos isso mais atraente do que as vozes que simplesmente dizem “não sabemos”, porque nós queremos respostas. O horizonte está nublado. As águas são desconhecidas. Mas você foi chamado para isso. Você tem a palavra do céu.

Enquanto a ansiedade e inquietação das pessoas aumenta, você está se concentrando em suas qualificações de gentileza e controle próprio. As suas estratégias e dons em que você sempre foi tentado a dar muita importância foram neutralizadas. Agora você está terrivelmente ciente de que não é indispensável. E essa é a sua vantagem. A sua fraqueza é terreno fértil para o poder do Espírito. Agora você deve pastorear.

O cristianismo não surgiu em um mundo de conforto e tão pouco foi intencionado para florescer em um mundo de conforto. Se Deus está fazendo alguma coisa ao observar esse período, talvez seja refinar e peneirar seu povo. As coisas irão ficar mais estranhas, mais difíceis, mais tentadoras. Talvez a igreja verdadeira suba à superfície. E com ela, os verdadeiros pastores.

É para isso que você foi chamado por todo este tempo – orando como se o poder esteja fora de você, se importando como se os relacionamentos olho-no-olho ajudassem mais do que os virtuais, pregando as boas novas como se as pessoas estivessem quebradas, cansadas e com medo do futuro. Isso sempre foi necessário para o pastoreio, mas agora não podemos evitar.

O que o COVID-19 pode fazer por muitos de nós é reduzir nossa vida a nossos medos e motivações mais existenciais. E o evangelho pode falar a essas coisas como nada mais pode. “Aquilo que o homem é quando está de joelhos perante Deus” M’Cheyne escreveu, “aquilo ele é, e nada mais.” Os sábios entre nós já estavam indo nesta direção. O restante de nós está sendo empurrado para lá. E é uma grande oportunidade para ver o que somente Deus pode fazer.

Então precisamos de vocês, pastores. Nós precisamos que você seja pastor. Deus viu toda essa confusão chegando, e Ele quis que você estivesse no leme de sua igreja quando isso acontecesse. Não há incerteza para Ele. Não há um mexer das mãos angustiado no céu. Ele escolheu você para liderar sua igreja nesse tempo. Então caminhe humildemente. E tenha coragem. Você foi feito para isso.

Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1:7 (Almeida Século 21)

Tradução: Beatriz Silva Ferreira

CARREGAR MAIS
Loading