×
Procurar

Obediência não é uma das minhas palavras favoritas (exceto quando estou com meus filhos). Não me deixa animado nem me entusiasma. Na verdade, o conceito me parece bastante frio. Há uma qualidade quase robótica.

Entretanto, talvez seja só eu. Talvez você tem a palavra emoldurada em sua parede, postada no Instagram com um filtro bacana, ou até mesmo tatuada no tornozelo. Em hebraico, é claro.

Ao longo de nossas vidas, somos instruídos a obedecer. Obedeça seus pais. Obedeça seu professor. Obedeça seu treinador. Obedeça seus mestres. Obedeça seu locador. Obedeça as autoridades governantes. Obedeça seus médicos.

Obedeça, obedeça, obedeça. Duvido que alguém lendo este artigo esteja em busca de outra pessoa ou instituição a quem possa se submeter.

Exatamente isso, você pode estar pensando. Então, por que eu iria querer obedecer à Bíblia? É grande o suficiente com regras para servir como um ótimo parador de portas. E ouvi dizer que o autor é bastante exigente. Já tenho demasiadas obrigações, obrigado.

Projeto Personalizado

Morei em um país estrangeiro e, apesar de frequentar as aulas todos os dias, não dominava a língua. Falava mais ou menos mas não fluentemente. Como se pode imaginar, isso era complicado quando tentava compartilhar a história do evangelho com os amigos que fiz. As ilustrações tinham que ser super simples. Por exemplo, muitas vezes eu dizia algo assim como:

Os peixes foram criados para viver na água, e os pássaros para o ar, certo? No entanto, imagine se um peixe decide que está cansado de ficar limitado à água. Ele quer ser livre, vivenciar a alegria da vida em terra. Assim, ele consegue pular e “libertar-se” para a terra seca—o que acaba por ser uma sentença de morte. Por quê? Ele foi projetado só para viver na água, não para respirar ar. Por outro lado, imagine uma gaivota ficando com ciúmes da liberdade que observa no oceano abaixo. Estou cansada de ficar confinada ao ar, ela pensa. Quero ser verdadeiramente livre. Então mergulha e perece. Por quê? Ela só foi projetada para respirar ar, não para viver debaixo d’água.

De maneira semelhante, assim como os peixes foram criados para viver na água e os pássaros para o ar, você foi criado para Deus—e você não vai encontrar a verdadeira vida e liberdade em nenhum outro lugar. (Ver Keller, 39)

Sei que é uma metáfora elementar. Mas também é um espelho. Somos mais parecidos com essas criaturas descontentes do que desejamos admitir. A distância entre a sua lógica e a nossa pode ser desconfortavelmente pequena.

A obediência bíblica não se trata de seguir um conjunto arbitrário de regras; trata-se de viver de acordo com o nosso design, em harmonia com o nosso Criador. Por ele querer que a gente floresça, ele nos restringe para nos libertar verdadeiramente. Ele nos proíbe coisas para nos levar àquilo que é bom. Ele estabelece limites com mãos de amor.

Bom para Nós

Ao nos chegarmos às Escrituras em oração e estudo, ficamos mais preparados para captar frases que caso contrário poderíamos facilmente deixar escapar. Ouça, por exemplo, as palavras de Moisés:

Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus, e andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, para guardares os mandamentos do SENHOR e os seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem? (Dt. 10:12-13).

Captou as exigências sucessivas? Há cinco: temer, andar, servir, obedecer (guardar), e a principal, amar. Eles funcionam como elos de uma corrente, ou como diferentes notas musicais de obediência na melodia de sua vida. A conclamação de Moisés é abrangente; Deus se interessa por suas ações e por sua atitude. Pés, mãos, mente, coração—ele quer tudo.

Um pouco assustador, hein?

Mas aqui está a parte que estamos inclinados a não notar: “para o teu bem”. Notou estas quatro palavras quando leu a passagem? Elas revolucionam o texto. Portanto, por que Deus faria uma reivindicação abrangente sobre sua vida, o que você nota ao ler este livro? É porque ele merece sua obediência. Mas é também porque você foi feito para a obediência, tal como os peixes para a água e os pássaros para o ar.

Esta notícia nem sempre é fácil de engolir, mas é boa: Aquele que lançou as estrelas no espaço e chamou galáxias à existência é qualificado demais para governar apenas uma ou duas pequenas áreas de sua vida. Ele o ama demasiado para deixá-lo encarregado de uma existência que você não projetou. Assim como existem leis físicas tal como a lei da gravidade incorporadas na criação, existem leis morais que você nasceu para honrar. Um crente desobediente não faz mais sentido do que um pássaro desencantado tentando chegar ao fundo do oceano. Em Sua infinita sabedoria e bondade, Deus estruturou seu universo moral de uma maneira específica. Podemos confiar nele. Se nos recusarmos, não estaremos apenas quebrando Suas leis; estaremos nos arrebentando contra elas.

Nota de Urgência

“A obediência lenta não é obediência”, dizemos aos nossos filhos. Uma nota semelhante de urgência ressoa através das páginas do Novo Testamento.

Considere as palavras de Jesus no Sermão da Montanha:

Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.” (Mt 7.24-27, ênfase minha)

E Tiago:

Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.(Tg 1.22)

E também João:

Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. (1Jo 2.4).

E aí por diante. De fato, vamos voltar a Jesus por um momento. Pouco antes de sua ascensão e entronização, ele deu uma ordem específica para seus discípulos. Nós a conhecemos como a Grande Comissão:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.. (Mt 28.18-20)

Quando refletimos sobre esta famosa ordem, muitas vezes nos concentramos em temas como evangelismo, discipulado e missões; como deveríamos. Mas, novamente, é vital ler lenta e estudiosamente, para não perdermos palavras fáceis de se ignorar.

Jesus não disse simplesmente: “Ensinando-os todas as coisas que vos tenho ordenado”. Isto seria uma simples chamada para transferência de informações. Em vez disso, ele disse: “Ensinando-os a obedecer todas as coisas que vos tenho ordenado.” O rei ressurreto envia seus servos ao mundo não apenas para transmitir informações, mas para promover a obediência. Já pensou no fato de que a santidade faz parte da Grande Comissão? Isto significa que não importa quantos discípulos você esteja fazendo ou quão animado esteja sobre missões, se você não está buscando a obediência, então a Grande Comissão permanece não realizada em sua vida.

Caminho Inesperado

Talvez ainda esteja cético. Seguir um Deus exigente ainda lhe parece chato. Mais uma vez, quero reiterar que a Bíblia não é uma lista arbitrária de proibições; é uma história épica de um Criador mais comprometido com sua alegria do que você poderia imaginar. Confiar cada esfera de sua vida a ele, portanto, não é algo que você faz ao invés de desfrutá-lo; é a maneira de desfrutá-lo. Segui-lo não é algo separado de sua alegria; é o segredo para a alegria.

Portanto chegue-se à Bíblia obedientemente, pois a obediência produz a alegria.

Traduzido por Vittor Rocha.

CARREGAR MAIS
Loading