×
Procurar

Este é o segundo artigo numa série de três artigos intitulados Como Ser Bereanos Melhores. Os três artigos compartilham um total de dez maneiras como podemos ser mais parecidos com os nobres bereanos e menos como a plebe de Tessalônica (Atos 17:5). O primeiro artigo tem três maneiras que podemos ser Bereanos melhores, o segundo artigo tem quatro maneiras, e esta terceira artigo tem as últimas três.

8. Examine Doutrinas Difíceis à Luz das Escrituras Antes de Simplesmente Descartá-las

Aceitar doutrinas diferentes, que nos parecem extremamente precisas ou mesmo controversas, pode ser difícil para cristãos com uma vasta experiência na igreja. Pensar na predestinação, nos papéis do homem e da mulher, na punição eterna ou na unicidade de Cristo (para dar apenas alguns exemplos) pode ser desafiador e confuso. Mas se nós somos como os bereanos, não descartaremos ensinamentos difíceis só porque o são. Na verdade, examinaremos as Escrituras para ver se estas coisas são mesmo assim.

Esteja disposto a ser surpreendido pela palavra de Deus. Os bereanos devem ter ficado surpresos ao ouvir que Cristo precisaria padecer, morrer e ressuscitar. Mas eles aceitaram isso porque viram que este era um ensinamento bíblico. Não despreze doutrinas difíceis sem testá-las com as Escrituras.

9. Seja Humilde o Suficiente para Ser Fiel à Bíblia Não Importa Quem Você Seja

Ao ler o livro de Atos você vai perceber que muitas vezes Lucas destaca a alta posição social de quem recebe a palavra de Deus. Poderíamos ser indiferentes a isso e até nos perguntar: “Por que Lucas está dando tanta atenção a isso? Não importa se você é rico ou famoso”. E isso é verdade. Mas parte do que Lucas está tentando nos mostrar (e a Teófilo) é a humildade destes que, estando em altas posições, foram humildes o suficiente para submeter-se à Palavra de Deus. Ele quer destacar a sua completa submissão às Escrituras. Muitos desses indivíduos podem ter pensado serem muito importantes para a Palavra. Mas a real nobreza, Lucas nos lembra, é ser humilde o suficiente para ouvir a Palavra não importa quem você seja.

Calvino diz: “Sabemos quão dificilmente os homens descem de seus pedestais e quão raro é que aqueles que são grandes no mundo discirnam o opróbrio da cruz, deixando de lado seu orgulho e se alegrando na humildade… E certamente, este é o primeiro passo da fé que desejamos seguir, e que abandonando o entendimento e a sabedoria da carne, nos submetemos a Cristo, para sermos por ele ensinados e para obedecê-lo.”

É o nosso orgulho que nos impede de acreditar. É o nosso orgulho que não admite que a Palavra de Deus seja a mais importante palavra que precisaremos ouvir. É o nosso orgulho que imagina que saberemos quem somos, como seremos salvos e como viveremos sem o estudo da Bíblia. É preciso muita humildade para submeter-se sem reservas à Palavra de Deus.

10. Dê à Bíblia a Palavra Final em Todo Assunto Abordado por Ela

Às vezes, ouço as pessoas dizerem que a Escritura é uma bom iniciadora de conversas. E eu suponho que isso seja verdade, em certo sentido. Um monte de boas conversas podem seguir a leitura da Bíblia ou um sermão expositivo. Mas se a Bíblia é uma iniciadora de conversas, ela inicia uma conversa sobre o Deus da Bíblia que tem a palavra final em todas as nossas conversas. Vamos raciocinar juntos. Sem medo de um diálogo honesto. E tenhamos a certeza de expor todas as nossas músicas, nossos livros, nossos credos, nossos blogs, nossas palestras, nossos sermões e nossa ciência à luz da Bíblia.

Uma das razões para diferentes cristãos professos e diferentes igrejas chegarem a compreensões tão diferentes da fé cristã é o fato de nos aproximarmos da Bíblia de forma tão diferente. A pergunta é: Qual é a nossa autoridade final? Todo cristão e toda igreja dirá, de alguma forma, que a teologia deve estar de acordo com as Escrituras. Mas o que é a nossa autoridade final? De onde virão nossos argumentos finais? Damos a palavra final à razão e à experiência, à sagrada tradição ou às Sagradas Escrituras?

Todas as religiões repousam sobre a autoridade. Por assim dizer, cada disciplina acadêmica e cada área da busca humana repousa sobre a autoridade. Quer percebamos ou não, todos nós damos a última palavra a alguém ou a alguma coisa. Você pode dá-la a seus pais, à sua cultura, à sua comunidade, aos seus sentimentos, ao governo, a uma crítica feita por consumidores em revistas, a pesquisas de opinião ou a um livro sagrado. Todos nós temos alguém ou algo a quem nos voltamos como o árbitro final das alegações da verdade. Para os cristãos, essa autoridade deve ser as Escrituras dos Antigo e Novo Testamentos.

Quando interpretada corretamente, a Bíblia nunca está errada no que ela afirma. Ela não deve nunca ser marginalizada. Ela não deve nunca ser tratada como algo menor que a palavra final em tudo o que ela afirma.

 

CARREGAR MAIS
Loading