×
Procurar

Este é o segundo artigo numa série de três artigos intitulados Como Ser Bereanos Melhores. Os três artigos compartilham um total de dez maneiras como podemos ser mais parecidos com os nobres bereanos e menos como a plebe de Tessalônica (Atos 17:5). O primeiro artigo tem três maneiras que podemos ser Bereanos melhores, este segundo artigo tem quatro maneiras, e o terceiro artigo tem as últimas três maneiras.

4. Devemos Nos Aproximar da Bíblia com Grande Expectativa

Os bereanos receberam a palavra com toda a avidez. Esta foi a postura dos bereanos à palavra — prontidão e expectativa. Seja em uma conversa ou uma audiência, sua postura diz algo. Ela indica se você está inclinado para a frente, pronto para ouvir, pronto para aprender, ou se você está entediado e distraído. Os bereanos tiveram uma boa postura. Eles estavam na borda de seus assentos — prontos para receber a palavra, prontos para acreditar.

Você está ávido por chegar à palavra? Você está ávido por aproveitar as oportunidades de ouvir mais da palavra de Deus? Você já pensou em experimentar novamente uma escola dominical, um pequeno grupo, um estudo bíblico, um culto em domingo à noite, uma conferência ou pegar um bom livro? Eu sei que não podemos dizer sim a todas as oportunidades, mas devemos nos perguntar: estou indiferente a estas oportunidades ou estou ávido por mais delas?

Não há nenhum movimento do Espírito na história dos avivamentos, tampouco um verdadeiro movimento do Espírito no coração do homem, que não resulte em uma nova fome pela palavra de Deus. Eu já vi isto muitas vezes. Você provavelmente também o viu, talvez em sua vida. Quando Deus toma firmemente a vida de uma pessoa, você pode ver a sua avidez recém-descoberta pela palavra. Ela está animada para ler, estudar, aprender e crescer, pronta para entrar na palavra sempre que pode.

5. Esteja Preparado para Estudar a Palavra Profundamente

Os bereanos examinavam as Escrituras. A palavra “examinar” pode se referir a um processo legal, como um julgamento. Atos 17:11, portanto, fala de um profundo, detalhado e inteligente exame das Escrituras. Muitos de nós trabalhamos tão duro em tantas outras áreas. Nós trabalhamos duramente para aprender uma língua, obter um diploma, praticar um instrumento, estudar para nossos testes de admissão, ou treinar esportes. Mas quão duro trabalhamos para entender e examinar as Escrituras?

Você não tem de ser a pessoa mais inteligente. As Escrituras não dizem que os bereanos eram mais nobres porque eles eram todos estudantes nota 10. Não se trata de ser mais inteligente, mas sobre cavar mais fundo.

Há uma confiança única que é adquirida quando você vê algo nas Escrituras por si mesmo. Não simplesmente por você ter ouvido isto ou alguém ter lhe dito aquilo, mas por você ter visto isto por si mesmo. Você viu a conexão na palavra. Você conferiu as referências cruzadas. Você verificou a sua concordância. Você meditou sobre isto. Você orou sobre isto. Você tomou notas. Há uma nova confiança que vem pelo motivo de você não estar apenas aceitando as coisas de segunda mão, mas (muitas vezes com a ajuda de bons professores) ver isto bem na sua frente, nas páginas das Escrituras.

No nível mais básico, qualquer um pode fazer o que os pastores fazem. Isto exige muito trabalho e treinamento, mas não requer o maior intelecto do mundo. Normalmente, quando eu leio o meu texto nas poucas primeiras vezes, eu penso “O que será que eu vou dizer?”. Isto só vem por meio de estudo, pesquisa, oração e leitura, de modo que você começa a ver coisas que não tinha visto antes. Eu preciso estudar a palavra profundamente como um pastor. E cada membro da igreja precisa fazer o mesmo.

6. Esteja Seguro de que Você é Capaz de Estudar a Bíblia e Descobrir a Verdade da Palavra de Deus

Existem coisas na Bíblia que são difíceis de entender. Devemos ser diligentes com os recursos. Precisamos aprender bons hábitos de estudo e exegese. Precisamos aprender com professores talentosos que Deus coloca em nosso meio. Mas nada disso significa que a palavra de Deus é inacessível para as pessoas “ordinárias”. Longe disso. Os bereanos eram judeus, então eles teriam sido bem imersos nas Escrituras — ao passo que muitas vezes temos o analfabetismo bíblico para vencer — mas apenas em termos de educação avançada, oportunidades, livros lidos e estudos feitos, simplesmente não há comparação. Estamos entre as pessoas mais altamente educadas nesta história do planeta. Temos uma vastidão de riquezas à nossa disposição. A maioria das pessoas que leem este blog não carece de ferramentas para pensar criticamente e examinar as Escrituras por si mesma.

E, no entanto, podemos muito facilmente desistir.

Uma das razões pela qual desistimos é porque pensamos que nunca seremos capazes de descobrir a verdade, pois muitas pessoas inteligentes discordam sobre o que é verdade. Você pode pensar: “Há pessoas com PhD aqui que dizem uma coisa sobre um verso e outro grupo que diz exatamente o oposto. Que chance eu tenho de descobrir isto?”. Não desista. Se você juntar três pessoas com PhD em um quarto, você é obrigado a ter quinze opiniões. Não importa se você está falando sobre a Bíblia, história, economia ou entomologia, você lidará com pessoas muito inteligentes que veem as coisas de forma diferente. Se nós formos lançar a sorte com as nossas mãos para escolher uma tese cada vez que uma pessoa realmente inteligente discordar, não vamos saber nada sobre nada.

Os bereanos eram pessoas comuns, há dois milênios, que acreditavam que podiam ouvir o que Paulo disse e discernir se suas palavras eram ou não verdadeiras às Escrituras. Nós podemos descobrir a verdade. Não desista disso só porque há muitas maneiras de olhar para as coisas.

7. Reconheça que Algumas Coisas que se Dizem Ser da Bíblia Não São

Você tem de admirar o zelo dos bereanos. Quando ouviram esta nova doutrina de Paulo, eles, sem dúvida, entenderam que ele estava construindo o seu caso sobre o Messias da Bíblia. Eles podiam ver que ele estava raciocinando a partir das Escrituras, mas ainda assim eles queriam determinar se o que Paulo estava dizendo sobre a Bíblia realmente veio da Bíblia.

Quase todos os que já se preocuparam com a teologia cristã ou com a ética cristã já alegaram base bíblica para suas posições. Todo indivíduo na igreja professa um desejo de ser bíblico. E, no entanto, é preciso ser como os bereanos e reconhecer que algumas ideias que vêm com um versículo da Bíblia anexado não podem realmente ser originárias da Bíblia. É terrivelmente frustrante ver igrejas, instituições e denominações se recusarem a colocar certo ensino fora do que é aceitável, só porque o ensino afirma ser bíblico. Todas as grandes heresias na história da igreja têm reivindicado algum suporte bíblico. Quando Agostinho estava discutindo com Pelágio sobre a natureza da graça e da incapacidade humana, eles estavam discutindo sobre textos das Escrituras. Mas apenas um deles foi fiel às Escrituras.

Eu entendo que a Bíblia não é igualmente clara em todas as questões, mas em questões essenciais temos de simplesmente dizer: “Olha, eu sei que você tem um verso ali que você acha que apoia esta posição, mas isso não é o que o versículo quer dizer.” As Escrituras nos ensinam que existem falsos ensinos que falsos mestres tentam vender fora das próprias Escrituras. Os falsos mestres sempre têm versículos da Bíblia; portanto, temos de ser perspicazes. Isto é o que os bereanos estavam procurando. Eles ouviram Paulo argumentar a partir das Escrituras, mas precisavam ter certeza para si de que a passagem significava o que Paulo disse que significava.

 

CARREGAR MAIS
Loading