×
Procurar

Os judeus em Bereia, diz-se, eram mais nobres que os de Tessalônica, pois “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (Atos 17:11). Quão revelador — para eles e para nós — que a nobreza seja medida não por títulos, posses de terra, parentesco, riqueza ou diplomas, mas pela forma como manejamos a palavra de Deus. Nossa abordagem das Escrituras nos diferencia entre ralé ou realeza.

Portanto, como podemos nos tornar bereanos melhores?

Esta é a pergunta que recentemente expus à minha congregação, e a pergunta que quero explorar agora. Como podemos ser mais parecidos com os nobres bereanos e menos como a plebe de Tessalônica (Atos 17:5)?

Permita-me sugerir dez maneiras: três neste artigo, quatro em um segundo artigo, e as três finais numa terceira.

1. Ouça o Sermão com a Bíblia Aberta

Não há nenhuma autoridade no púlpito exceto na medida em que é derivada da palavra de Deus. Preocupa-me quando prego em diferentes lugares e leio o texto das Escrituras sem que ninguém abra suas Bíblias (ou, pelo menos, que a leiam em alguma tela). Fico com vontade de dizer, “Você não me conhece. Você não sabe se deveria me dar ouvidos. Você não sabe se alguma coisa do que estou dizendo é válida. Espero que você não tenha vindo aqui para me ouvir. Deus é o único que vale a pena ser ouvido, e Ele fala apenas através da Sua Palavra. Portanto, aguardarei alguns segundos enquanto você abre sua Bíblia”.

A propósito, você não quer estar em uma igreja onde pode ouvir sermão após sermão e nem sequer importa se sua Bíblia está aberta. Você quer estar em uma igreja onde a pregação está te levando ao texto; para vê-lo, ouvi-lo, para encontrar conexões com ele. O melhor de cada sermão deve surgir da verdade que você vê no texto, e não das ilustrações, histórias, ou do conhecimento do próprio pregador.

Neemias 8:8 fala sobre os líderes em Jerusalém que vinham e ensinavam a palavra que “leram no livro, na Lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.” Em poucas palavras, é o que a pregação é. O pregador lê o livro e, em seguida, explica-o claramente de modo que as pessoas possam entender.

Em última análise, a única razão para ouvir qualquer pregador é porque ele te conduz às Escrituras. Espero que você confie em seus pastores por conhecê-los pessoalmente e poder enxergar evidências da Graça em suas vidas. Mas ser apenas uma pessoa agradável, ou um bom pai, ou um professor sincero não significa que você tenha alguma verdadeira autoridade dada por Deus. Há muitas pessoas sinceras, agradáveis ​​e boas que não ensinam de acordo com as Escrituras. Elas falam sem autoridade divina.

Ponha tudo à prova. Leve sua Bíblia com você. Abra-a. Acompanhe. Veja por si mesmo se tudo está sendo ensinado de acordo com as Escrituras.

2. Não se Apresse em Deixar as Escrituras para Ir Cuidar da Sua Vida

Os bereanos viam as Escrituras como algo que merecia sua atenção. Ela merecia o seu tempo e esforço. Eles examinavam-na diariamente. Eles não estavam apenas passando os olhos; eles estavam procurando. E para fazer isso, você tem que se permitir ter tempo com a Palavra, sem pressa.

Não é uma regra absoluta, mas, em geral, um tempo cuidadoso com a Bíblia, é melhor do que uma grande quantidade de tempo. É melhor ter cinco a dez minutos de um estudo digestivo, lento, meditativo, do que passar voando por trinta minutos sem realmente prestar atenção.

Um dos grandes perigos para todos nós é que a semente da palavra de Deus poderia ser sufocada pelos espinhos. Lembre-se do terceiro solo na parábola de Jesus. Parecia ser bom solo. O coração parecia receber a palavra e produzir frutos. Isto é, até que os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocaram a planta, tornando-a infrutífera.

Quão comum as pessoas irem à igreja, ouvirem algo que lhes fale poderosamente, e então parecerem inflamados por Deus por algumas semanas, ou mesmo alguns meses. Mas então o que acontece? Não é como se eles decidissem conscientemente parar de acreditar naquilo em que acreditaram, ou deixassem de ir à igreja como costumavam ir. Seu afastamento não é uma escolha deliberada, como um mau hábito adquirido por meio da ocupação e distração. Eles são como plantas murchas, que deixam seu tempo com a palavra secar, diminuir, desaparecer. Não há mais busca. Não há mais persistência. Não há mais um tempo tranquilo para refletir sobre as coisas.

Há um grande perigo a cada domingo de que sejamos movidos, mas não mudados. Vamos à igreja, sentimos ali alguma coisinha, mas acaba por não ser nada além de uma pequena dose de uma “vacina de Jesus” — apenas o suficiente para evitar que você adoeça de vez. Se Deus trabalhar em você no próximo domingo, não desperdice. Não se apresse em deixar as Escrituras para ir cuidar da vida. Encontre alguém para orar com você. Tenha aquela conversa que você precisa ter. Não ligue a TV no jogo de futebol assim que você pisar em casa.

A obra do Senhor em nossas vidas é mais parecida com uma comida preparada em uma panela de barro do que num microondas. Queremos que o nosso crescimento espiritual seja evidente e imediato. Mas a obra de Deus é muitas vezes ponderada e imperceptível. Você quer comida congelada para o almoço ou um boa carne assada, cozida bem lentamente? Você quer ser maduro em Cristo? Busque a Palavra e faça-o com calma.

3. Busque a Palavra como Estilo de Vida

Os bereanos examinavam as Escrituras todos os dias. Eles se voltavam repetidamente à Bíblia. Existe uma frequência e consistência no seu consumo espiritual? Não haverá progresso na piedade sem persistência na palavra de Deus.

E por que os bereanos buscavam todos os dias? Presumivelmente, porque eles queriam respostas. Eles queriam conhecer a verdade. Eles acreditavam que aprenderiam alguma coisa com as Escrituras que eles não poderiam aprender em nenhum outro lugar. Eles queriam saber se a mensagem de Paulo era verdadeira — é por isso que eles buscavam diariamente.

Se não estivermos consistentemente firmados na palavra de Deus, teremos de nos preocupar não apenas com a disciplina, mas também com a fé. Você luta para fazer da Bíblia uma parte regular de sua rotina? Você pondera sobre aquilo em que lhe falta crer na Palavra? Será que acreditamos que ela tem algo relevante a dizer? Você acredita que existem respostas para as perguntas mais difíceis da vida na Bíblia? Você acha que vai encontrar o conforto e a presença de Cristo neste livro? Os bereanos buscavam as Escrituras todos os dias porque estavam ávidos por ouvir a Deus e eles criam que a Bíblia era o lugar para ouvir a sua voz.

Por que verificamos nossa caixa de e-mails compulsivamente? Ou o Facebook? Ou o Twitter? Ou mesmo a velha e boa caixa de correspondências? Porque acreditamos que há alguma notícia para nós; que existe algo lá. Alguém pode ter apenas colocado um vídeo meigo sobre um gato ou uma atualização de status de alguém que fez uma ótima limonada. Coisas realmente “importantes” como essas. Nós verificamos porque acreditamos que podemos ouvir algo relevante e necessário. E, no entanto, o que poderia ser mais relevante ou necessário do que a palavra de Deus?

Que esta verdade seja uma ferramenta de diagnóstico para você e para mim: o nosso proceder com as Escrituras é uma indicação de nossa crença sobre as Escrituras. Os bereanos se voltavam para a Bíblia todos os dias, porque eles esperavam encontrar algo lá. Nós esperamos também?

 

CARREGAR MAIS
Loading