×
Procurar

“E mãe, para o meu aniversário de 18 anos…”

O restante da frase de minha filha soou como um adulto em um especial do Charlie Brown. Anna falou bastante claro, mas eu me concentrei na realidade iminente dessas últimas quatro palavras.

“Mãe? Mãe! “

Eu olhei para minha filha. “Sinto muito… O quê? O que você estava dizendo? “

Ela balançou a cabeça e seus olhos se apertaram. “Você não estava ouvindo, estava?”

Anna, como muitas jovens mulheres, é uma auto-proclamada garotinha do papai. Ao longo de sua vida, ele havia sido para ela aquele pra quem correr. “Eu sou como meu pai”, ela explicaria. “Além disso, Nathan é o seu favorito de qualquer jeito.”

Ai. Eu não queria ser acusada de bancar favoritos. Com a recente morte de meu marido, eu mantive meus dois filhos mais perto do que nunca. Como eu poderia melhorar meu relacionamento com a minha filha adulta e guiá-la a Cristo?

Recentemente, pedi a Anna, agora com 22 anos e um curso superior na Covenant College, para me apontar nove coisas que uma mãe precisa saber sobre sua filha adulta. Então, ela e suas amigas se aglomeraram em volta de uma mesa. Muito do que elas disseram, para mim, parece muito com a aplicação prática de Efésios 6.

1. Filhas assimilam mais do que você pode perceber.

Vocês foram nossos primeiros professores. Eu vejo como vocês tratam seus amigos e desconhecidos, mas o mais importante, nossos pais. Nós aprendemos com vocês como uma mulher piedosa deve ser e como os homens devem tratar as mulheres. Sim, aprendemos com vocês, e não apenas dos nossos pais, como os homens devem tratar as mulheres. Mães que toleram relacionamentos destrutivos, muitas vezes produzem filhas que adentram relacionamentos abusivos.

2. Ouça-nos.

Largue seu smartphone, sua lista de coisas a fazer e suas chaves. Sente-se e olhe para nós quando estamos falando. Claro, nós nos queixamos muito, mas isso não significa, necessariamente, que precisamos que vocês corrijam isso. Muitas vezes precisamos de amor, não conselhos. Ouvir é amor. Você não explicou a mesma coisa a seu marido? Idem com a gente.
Oh, e sim, às vezes não ouvimos bem, então, que tal nós tentarmos sermos melhores ouvintes e concordar em ajudar umas as outras nisso, ok?

3. Nós temos algo a compartilhar.

Enquanto você está ocupada compartilhando de sua sabedoria, lembre-se: há muito que podemos ensinar também. O vestido que você pagou muito caro? Parece com um velho que você já tem em seu closet. Você pode saber muito sobre se vestir modestamente, mas sabemos alguma coisa sobre moda. Se reunirmos nosso conhecimento, nós duas podemos acabar mais bonitas. Na verdade, pedir nossa opinião sobre o que pode parecer não muito importante nos mostra que você valoriza nossos pensamentos e que nos acha inteligentes. À medida em que nos tornamos adultas, pedir nossa opinião nos ajuda a chamá-la amiga tanto quanto mãe.

4. Confie em nós.

Ficamos tão frustradas quando você hesita, crítica, e se preocupa com cada coisinha. Se cada vez que isso aconteceu fosse um tijolo, poderíamos construir a Grande Muralha da China. Não vemos isso como amor. Vemos uma mãe que não confia em nós para fazer as coisas direito ou não confia em Deus para nos conduzir. Seja algo tão simples quanto limpar a cozinha ou tão importante quanto fazer uma escolha de carreira, lembre-se de que você já nos criou. Nós vamos fazer a coisa certa, pelo menos parte das vezes, por isso não seja uma maníaca controladora. Confie no Deus que está sempre no controle. Ele nos atraiu. Você disse isso. Deve ser verdade, então.

5. Modele perdão.

Precisamos aprender o perdão ao ver você pedir por ele. Você nos ensinou que todos nós somos pecadores, e Jesus está pronto para perdoar. Se você for a primeira, vamos seguir. Não tenha medo de nos mostrar a mãe que Jesus morreu para salvar. Seja corajosa ao não ter medo de admitir quando você está errada. Dizem que, esta habilidade virá a calhar quando nos casarmos — se nos casarmos — mas estamos divagando. Isso é abordado no ponto 7.

6. Nos encoraje.

Não importa o quanto crescemos, ansiamos por suas palavras de encorajamento. Você não nos diz muitas vezes que você acha que nos saímos muito bem. Podemos não perceber seu elogio quando você faz, mas vamos lembrar de suas palavras quando o medo invadir nossas almas. E invade-nos o tempo todo.

7. Deixe os meninos em paz.

Se Joshua Harris disse adeus ao namoro e ainda conseguiu se casar com uma mulher piedosa, por que você não pode parar de chatear-nos sobre o assunto? Se somos solteiras, não se preocupe, não esquecemos isso. Nós sabemos que você quer que a gente case, e a maioria de nós quer se casar também. Mas nos pressionar a namorar não vai garantir um casamento piedoso, ok? Na verdade, sua importunação bem-intencionada pode prejudicar um namoro. Oh, e os comentários e as piadas machucam — muito. Sofremos pressão suficiente do mundo sobre namoro. Por favor, não acrescente.

8. Pergunte sobre a nossa caminhada espiritual.

Por favor, pergunte-nos sobre a nossa leitura da Escritura e nos diga o que você está lendo também. Queremos sua experiência e opinião. Prestação de contas funciona melhor quando nos sentimos seguros. Você foi a primeira pessoa a amparar e proteger-nos. Se você conversar com a gente sobre a nossa caminhada espiritual agora, você será a pessoa quem iremos com dúvidas e perguntas. E nós as teremos, assim como você as teve. Especialmente aos domingos.

9. Nós nos esquecemos de lhe agradecer muitas vezes.

Sabemos que as mães são seres humanos incríveis, e deixamos de agradecer muitas vezes. Então… obrigado pelas noitadas e longas horas, por ser a motorista de táxi, a chefe, a empregada, o ombro para chorar. Quando nos tornarmos mães um dia, vamos agradecer-lhe tudo de novo, e assim também seus netos.

Observação Final

Em seu comentário sobre a carta aos Efésios, John Stott observa que a ênfase de Paulo recai sobre o sistema de repressão, não o exercício, da autoridade parental. Ele escreve: “Os filhos devem obedecer… mas eles têm vida e personalidade próprias”. Gostaria de saber se estas jovens mulheres e Stott não estão no mesmo patamar.

Então mães, aí está, da geração mais nova para a mais velha. Que possamos ouvir e guardar no coração.

CARREGAR MAIS
Loading