×
Procurar

1. Todo cristão tem a responsabilidade de ser “sal” nesse mundo (Mt 5.13), ou seja, evitar a putrefação constante de nossa sociedade. Portanto o engajamento cultural do cristão é uma obrigação.

2. Esse engajamento cultural deve ocorrer através da pregação do evangelho e das nossas boas obras.

3. Devemos reconhecer e exaltar bondade, verdade e beleza em nossa cultura e ao mesmo tempo “odiar o que é mal” (Rm 12.9). O verdadeiro amor odeia.

4. Há diferentes tipos de maldades e graduações de pecados. Existem pecados que são mais abomináveis aos olhos do SENHOR do que outros (Êx 32.30; Ez 8.13, 15; Mt 23.23; Jo 19.11). Homossexualidade está entre os mais abomináveis (Gn 19.4-11; Jz 19.22-25; Lv 18.22; 20.13; Rm 1.24-27; 1Co 6.9-10). Lembrando que há perdão pleno para esse tipo de pecado em Cristo Jesus 1Co 6.11.

5. Diferentes tipos de pecados exigem diferentes tipos de protesto e repulsa. A Bíblia não trata todo tipo de maldade com a mesma penalidade.

6. Se a maldade caracterizar crime, deve ser penalizada como tal. Artigo 208 do Código Penal diz que “escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso” é passível de pena de detenção ou multa segundo a lei.

7. Há diferentes formas de protestar: cancelar assinatura; deixar de assistir os episódios; ensinar o que a bíblia diz; entrar em contato com a empresa; se envolver culturalmente e promover filmes e séries com valores bíblicos etc.

8. Deve-se haver respeito com a liberdade individual de se protestar como cada um bem entender.

9. Devemos lembrar que nosso papel não é realizar vingança, isso pertence ao Senhor (Rm 12.19). Portanto toda forma de protesto deve ser pacífica, com amor e sabedoria.

10. Podemos descansar no fato de que em breve o Justo Juiz Jesus Cristo virá e “estabelecerá na terra a sua justiça” (Is 42.5). Aguardemos, pois, com grande expectativa por esse dia.

 

Nota do Editor: Este artigo foi publicado originalmente no Voltemos ao Evangelho.

CARREGAR MAIS
Loading