×
Procurar

O Natal está quase aqui.

Isto significa que muitos de nós estão cansados, esgotados, estressados ​​e ocupados. As próximas semanas passarão num piscar de olhos — visitando a família indo à igreja, compartilhando refeições, voltando à família, assistindo futebol, de volta à igreja, de volta à família, de volta à comida e depois de volta ao trabalho.

Nós amamos o Natal. Mal podemos esperar o dia chegar, e muitos de nós mal podem esperar até que a temporada termine.

Mas, quer você goste de todos os aspectos das festas — ou considere a maior parte delas como “barulho, barulho, barulho!” —, não há desculpa para ficar mal-humorado e rabugento. Apresento dez maneiras em que podemos nos lembrar de sermos cristãos neste Natal.

1. Cante com muita vontade.

É claro, há alguns cânticos natalinos fajutos, mas há também alguns hinos incríveis (por exemplo Eis dos Anjos a Harmonia, “Of the Father’s Love Begotten” [Nascido do Amor do Pai], “Let All Mortal Flesh” [Que Toda Carne Mortal], e muitos outros). Cante-os com entusiasmo. Sorria e delicie-se com os sons familiares da estação de festas. Provavelmente não irá ouvi-los nos próximos 11 meses.

2. Agradeça.

Na próxima semana, você receberá presentes que alguém selecionou para você, comerá uma refeição que alguém preparou para você e desfrutará de hospitalidade que alguém disponibilizou para você. Somos comandados a dar graças em todas as circunstâncias (1Ts 5.18). Certamente, isto inclui o Natal. Pare e diga um sincero “obrigado” a sua mãe, a seu marido, aos seus filhos, sua tia, sua avó, quem quer que seja — vai fazer bem à sua alma, e isso pode fazer com que o dia deles seja abençoado.

3. Silencie o telefone.

Vá em frente e tire algumas fotos e poste algumas atualizações, mas não devemos transformar nossa experiência de Natal em outra commodity para consumo em massa. Olhe as pessoas nos olhos. Esteja presente no momento. Deixe que as tragédias, os escândalos e os vídeos engraçados do mundo fiquem para trás por um dia.

4. Desfrute de alguns biscoitos.

Oh, os terríveis quilos das festas É claro que precisamos estar em guarda contra a gula. Mas necessitamos estar em guarda contra o ascetismo litigioso também. Deus criou os alimentos para serem recebidos com ações de graça. Coma e não se sinta mal com isso. “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado” (1Tm 4.4-5).

5. Converse com sua família.

Por que não pensar durante cinco minutos no caminho para a casa da sua avó para identificar cinco perguntas? Talvez em sua família, a conversa flua facilmente. Mas para muitas pessoas, é preciso algum esforço para conversar com os parentes, especialmente aqueles que não vemos com frequência e aqueles com os quais temos pouco em comum. Dê às pessoas o dom da sua curiosidade.

6. Encontre tempo para ficar quieto.

Em algum momento, saia e fique quieto. Mesmo que por apenas 10 minutos. Mesmo que seja na sua cama depois que todo mundo estiver dormindo. Faça uma caminhada. Tome um longo banho. Levante-se cedo. Fique sentado no escuro. Olhe a neve. Olhe para uma árvore. Apenas fique quieto, pondere e ore.

7. Ore por oportunidades.

E se orássemos para que tenhamos pelo menos uma oportunidade nas próximas duas semanas para compartilhar o evangelho? Aposto que Deus honraria essa oração. Talvez possamos conversar com um amigo ou membro da família. Talvez encontremos uma porta surpreendentemente aberta para conversas no shopping, ao comermos fora ou no avião. Talvez nada temos porque não pedimos.

8. Faça uma doação de fim de ano.

Sua igreja provavelmente está tentando fechar o orçamento do ano. As missões sociais, centros de gravidez em crise, escolas cristãs, as agências missionárias e dezenas de outras causas do reino também têm necessidades.. Vá em frente, seja generoso. Não conseguiremos dar mais do que Deus dá.

9. Pare de resmungar.

Algo vai dar errado neste Natal. Alguém vai ferir seus sentimentos. A casa dos seus pais estará quente demais. A casa do seu irmão estará fria demais. Alguma refeição estará muito mal preparada. Seus amigos chatos ​​estarão extremamente chatos. Mesmo assim, Deus fica mais satisfeito com a gratidão do que com resmungos. Se aprendermos a ignorar algumas ofensas, ficaremos mais felizes também.

10. Alegre-se ao ouvir a História mais uma vez.

Mateus 1 e Lucas 2 estarão em evidência. Isaías 7, Isaías 9, Miquéias 5 e muitas das mesmas passagens que ouvimos a cada ano também estarão. Sem problema: “A mim, não me desgosta e é segurança para vós outros que eu escreva as mesmas coisas” (Fp 3.1). Oremos para que Deus nos dê ouvidos para ouvir repetidamente com nova admiração que Deus desceu para estar conosco e que ainda está conosco.

Traduzido por Raul Flores

 

CARREGAR MAIS
Loading