×
Procurar

Prezados irmãos e irmãs,

Estamos vivendo um momento muito sério de nossa história. Temos tentado, como igreja, responder responsavelmente à crise gerada pela pandemia do covid-19, que já passou por Ásia e Europa e agora chega ao Brasil e outros países da América do Sul.

Entre as orientações oferecidas pelos órgãos de saúde pública, são mencionadas: (1) Se alguma pessoa estiver com gripe não deve ir para encontros ou reuniões. Deve permanecer em casa se cuidando; (2) Fazer higienização com álcool gel, lavar sempre as mãos com sabão, evitar tocar o rosto com as mãos, evitar contato físico, cobrir o rosto com o antebraço ao espirrar ou tossir, usar lenço descartável; (3) O grupo de risco (idosos, crianças, gestantes e pessoas com vulnerabilidades preexistentes, como pessoas com dificuldades respiratórias) deve evitar sair de casa, para não correr o risco de contaminação.

Como há uma recomendação para que se evite ajuntamentos sociais como meio de evitar a propagação do vírus, entendemos ser prudente seguir as sugestões da contenção social. Com isso, suspendemos nossos cultos públicos dominicais e as células de estudo bíblico. Estas são medidas de prevenção e demonstração de amor ao próximo. Não é uma questão de se temos ou não medo da enfermidade ou do sofrimento dela decorrente, mas de cuidarmos e servirmos as pessoas que nos cercam, assim como a cidade onde vivemos.

Mas, com o isolamento social, um dos riscos a se enfrentar é o pânico. É viver cativo do medo de ser infectado. O pânico e o medo aliados à solidão impactam muito seriamente a vida das pessoas.

Como cristãos somos homens e mulheres de fé em Deus e em sua imensa graça. Cremos na vida eterna dada a todos que se arrependem de seus pecados e creem em Cristo Jesus como salvador e perdoador, mas, por causa da ressurreição do único Messias e Filho de Deus, também temos a esperança do triunfo da causa de Deus, o rei, e que novo céu e nova terra virão num dia determinado – sem dor, pecado ou morte.

Enquanto vivemos nessa crise, munidos de fé e esperança, devemos aproveitar essa situação que está diante de nós. Em vez de – como aqueles que não tem esperança – se deixar afundar no medo, pânico ou desespero, que aproveitemos esse novo tempo.

Aproveitem para estreitar laços com seus familiares. Usem o tempo em casa para juntos terem boas conversas, contar piadas, relaxar num ambiente protegido, mas também usem o tempo para conversas sérias, meditação bíblica e oração.

Esta é ótima oportunidade para que as famílias realizem cultos domésticos nos lares. A Editora Fiel disponibiliza gratuitamente uma obra para aqueles que querem ideias para ter um tempo de adoração em família: https://ministeriofiel.com.br/ebooks/redescobrindo-o-tesouro-perdido-do-culto-familiar/

Também recomendo o texto “Introdução à meditação diária”, escrito por Dietrich Bonhoeffer, como um bom guia na devoção cristã: https://www.academia.edu

Preparei um texto sobre o uso dos salmos na devoção diária que pode também ser útil: https://www.academia.edu/41887423

Assim, tirem tempo para ouvir a verdadeira voz de Deus – leiam as Escrituras, a única Palavra de Deus. Gastem tempo com os grandes livros da Bíblia: Gênesis, Deuteronômio, Salmos, Isaías, Habacuque, os Evangelhos, Atos, Romanos, Efésios. Deixem Deus falar ao coração de vocês, trazendo direção, correção e conforto por meio de sua Palavra.

Assistam as exposições bíblicas de pregadores fieis: Aender Borba, Augustus Nicodemus, Davi Charles Gomes, Emílio Garofalo, Gilson Carlos de Souza Santos, Hélder Cardin, Joel Theodoro da Fonseca Jr., Jonas Madureira, Judiclay Santos, Leonardo Sahium, Luiz Sayão, Mauro Meister, Paulo Valle, Paulo Júnior, Renato Vargens, Sillas Campos, Solano Portela, Tiago Santos, Valter Reggiani, Wilson Porte Jr. são alguns dos expositores bíblicos brasileiros que mais aprecio, e vocês serão edificados ouvindo-os. A VINACC tem um portal fantástico, com muitos sermões e estudos vem vídeo, que vale a pena acessar, o canal Blesss: https://blesss.org/

Escolham bons livros para ler – livros cristãos, sim, mas também bons livros seculares. Gastem tempo lendo sobre as grandes doutrinas da fé, exposições de livros bíblicos, história da igreja, biografias de cristãos, devocionais. Mas bons romances podem nos ajudar, pois os bons romances nos lembram, a partir do recurso da narrativa, que é parte de nossa peregrinação enfrentar grandes lutas, mas, no fim, o Bem vence.

Assistam bons filmes. Há vários títulos bons, e em nossa comunidade os irmãos e irmãs podem dar indicações preciosas de muitos bons filmes, que podem entreter, mas também destacar o triunfo do Bem sobre o Mal.

Para as mães e pais que precisam lidar com os filhos pequenos há bons recursos que podem ser usados para entreter e cuidar das crianças.

Estas são algumas sugestões:

https://www.tempojunto.com – Um site bem legal cheio de ideias de brincadeiras e atividades para serem feitas.

https://criativacao.com – Blog de uma pedagoga da Igreja Batista da Palavra com várias ideias de brincadeiras, músicas cristãs e de como contar histórias bíblicas.

https://www.jesuskidsbrasil.com.br/ – Um site cristão para crianças cheio de recursos gratuitos e pagos para ensinar a Bíblia e também de educação domiciliar – pode ajudar as famílias que querem continuar os estudos de seus filhos durante a suspensão das aulas.

https://andapef.org – A Dra. Inez Borges disponibilizou um devocional gratuitamente para fazer com os filhos.

https://www.jesusemnossolar.com.br – É o site de um casal cristão de João Pessoa-PB com vários conteúdos gratuitos e pagos para ensinar histórias bíblicas para as crianças. O Instagram do casal Kleber e Natália Conserva é cheio de dicas de atividades e de como usar o lindo material deles.

https://www.familiadetrigo.com.br – Site de uma pedagoga da Igreja da Trindade, Sabrina Gardner, com vários materiais de educação domiciliar para crianças de dois a cinco anos.

https://linktr.ee/geovaniaporto – Nesse drive tem muito conteúdo para continuar o ensino dos filhos em casa.

https://instagram.com/hendrikavasconcelos – Em seu perfil no Instagram, Hendrika Vasconcelos criou um destaque chamado “Atividades”, em que ela dá inúmeras dicas do que fazer com as crianças nesse período de isolamento social.

https://www.youtube.com/channel/UCb08zJgXapidkizIaEN5EfQ – Canal no YouTube que a maioria das famílias já deve conhecer com vídeos animados de músicas cristãs infantis – ideal para o culto doméstico.

https://www.youtube.com/results?sp=mAEB&search_query=verso+e+som – Canal no YouTube com músicas para ajudar as crianças – e os adultos – a decorar versículos bíblicos. Nos serviços de streaming, como Spotify e Deezer, há o álbum completo com 48 músicas.

https://www.netflix.com/title/80011539 https://www.netflix.com/title/80119145 – VegeContos: Em Casa e VegeContos: Na Cidade é uma animação infantil disponível na Netflix com temática cristã contando histórias bíblicas ou aplicando a moral cristã em acontecimentos do cotidiano.

https://linktr.ee/familyhastools – Essa família cristã, Haswell, tem muito material de educação domiciliar que é excelente para passar o tempo e continuar os estudos. Eles têm bastante material sobre ciências, já que a mãe é bióloga. No blog e no Instagram há inúmeras dicas de atividades para fazer com os filhos.

https://linktr.ee/criativa.kidscoach – Lourdes Corsi, pedagoga cristã, tem um trabalho bem legal para auxiliar os pais principalmente a ensinar os filhos o gosto pela leitura e pela escrita criativa. Criou um ebook gratuito com 40 dicas de atividades para fazer com as crianças durante a quarentena.

http://www.heidelberg-catechism.com/pt/ – Catecismo de Heidelberg, recurso clássico para estudar as doutrinas principais da fé cristã, assim como o Pai Nosso e os Dez Mandamentos, em família.

https://voltemosaoevangelho.com/blog/catecismo-nova-cidade-devocional-semanal-2018/ – Catecismo Nova Cidade, ótimo resumo das doutrinas centrais da fé cristã, preparado por Tim Keller e Sam Shammas, adaptado dos catecismos clássicos da Reforma, e com bons recursos como textos bíblicos, devocionais e oração para serem usados em família.

https://semeandonocaminho.blogspot.com – A professora Roberta Fonseca apresenta nesse blog literatura, atividades, vídeos, sugestões e outras coisas para quem se importa de verdade com os pré-adolescentes. Destaque para o lapbook do catecismo, que ensina esse rico material de forma atraente para essa faixa etária.

Portanto, recomendamos que as famílias se unam em oração e meditação durante a semana, rogando a proteção de Deus sobre todos nós. Sobretudo, programem-se para se reunir como família nos domingos, para cultuarem juntos e ouvirem juntos a Palavra do Senhor. Se vocês conhecem membros de nossa igreja que sejam solteiros ou estejam longe da família, considerem convidá-los para cultuar juntos e almoçar em família nos domingos.

E que todos nos unamos em oração, intercedendo por todos os que sofrem os efeitos dessa pandemia no Brasil e ao redor do mundo, suplicando para que esta seja ocasião propícia para que homens e mulheres pecadores se voltem para a grande graça de Deus em Cristo Jesus, que não apenas perdoa pecados por meio de sua morte na cruz, mas também nos dá a esperança da vida eterna por meio de sua poderosa ressurreição.

Em Cristo,

Franklin Ferreira

(Agradeço à minha filha, Beatriz Silva Ferreira, pelas sugestões com os recursos aos pais)

CARREGAR MAIS
Loading