×
Procurar

Não é certo o que você está fazendo… você não vai conseguir fazer isso sozinho.

Foi com essas palavras que um homem se dirigiu a Moisés, o grande legislador de Israel! Mas quem se atreveu a falar com ele desta forma e com que autoridade ele fez isso?

Esse homem era Jetro, o sogro dele, e ele quis dizer que Moisés não seria capaz de liderar, aconselhar e exercer julgamento sobre o numeroso povo de Israel sem a ajuda de outros líderes (Ex 18.17-18). A autoridade de Jetro vinha de sua investidura, uma vez que a Bíblia o apresenta como sacerdote de Midiã (Êx 3.1)

O nome Jetro significa “excelência, abundância”, e só aparece no livro do Êxodo dez vezes. É por isso que sabemos muito pouco sobre esse personagem enigmático. Alguns especialistas pensam que Jetro era um título e que seu nome verdadeiro seria Reuel (Êx 2.18).

Midiã fazia parte da Arábia, na parte ocidental do Mar Vermelho — não muito longe do Monte Sinai — para onde Moisés foi depois de fugir do Egito. Jetro e sua família prestavam culto ao verdadeiro Deus, juntamente com os hebreus (cf. Êx 18.11-12).

A partir dos registros que o Êxodo tem sobre Jetro, podemos falar sobre algumas de suas características mais nítidas.

Jetro era grato.

Quando Moisés fugiu do Egito, ele defendeu as filhas de Jetro de outros pastores que as impediam de tirar água do poço para as ovelhas delas. Eles foram contar a Reuel e ele ordenou que chamassem Moisés para agradecê-lo com comida (Êx 2.20).

Jetro era respeitoso.

Jetro deu sua filha Séfora a Moisés como esposa. Pouco tempo depois, Deus chamou Moisés para libertar Israel da escravidão no Egito. Jetro respeitou esse chamado e abençoou Moisés para ir sem sua família para essa missão (Êx 4.18). Depois, Jetro levou a esposa e filhos de Moisés para estar com ele (Êx 18.1-7).

Jetro ficou feliz pelo bem dos outros.

Isso o levou a oferecer sacrifício a Deus pela salvação de Israel (Êx 18.9-10, 12).

Jetro sabia o valor do trabalho em equipe.

Êxodo 18.13-23 descreve a sabedoria de Jetro e sua habilidade administrativa: primeiro, Jetro avaliou o exaustivo sistema de trabalho de Moisés (v. 13); segundo, ele permitiu que Moisés explicasse o sistema de liderança dele (v. 14-16); terceiro, ele explicou a Moisés as deficiências de seu trabalho e as consequências que trariam a ele (v. 17-18); finalmente, Jetro lhe aconselhou como estruturar uma liderança eficiente (v. 19-23).

Jetro honrou o significado de seu nome porque soube aconselhar Moisés na hora certa.

Moisés honrou a Deus porque — com humildade — ouviu, aceitou e pôs em prática o conselho de um homem sábio. A excelência de ambos resultou no bem-estar do povo de Deus. A vida de Jetro nos lembra que sempre precisaremos do conselho de homens sábios e experientes que guiem os líderes mais jovens.

Que Deus nos ajude a ser como Jetro nisso e viver de uma forma que dê glória a Ele em tudo o que façamos para o avanço do evangelho e edificação do corpo de Cristo (Cl 3.23-24).

Traduzido por David Bello.

CARREGAR MAIS
Loading