×
Procurar

Quando você imagina o tipo de pessoas que Deus escolhe e usa no ministério, é quase natural pensar que elas são pessoas com uma fé forte, desprovidas de fraquezas e super espirituais. No entanto, um estudo cuidadoso da vida dos personagens bíblicos nos permite conhecer não apenas seus pontos fortes, mas também suas lutas e tentações.

Igualmente descobrimos como o Salvador trabalha neles para formar seu caráter para a glória de Deus. É aí que nos identificamos e entendemos que nosso Senhor pode e deseja usar-nos também. Vejamos hoje o exemplo de Filipe, um dos apóstolos de Cristo.

Filipe, apóstolo de Cristo

Filipe era de Betsaida, a cidade de André e Pedro (Jo 1.44). Pela origem de seu nome, ele provavelmente tinha ascendência grega. Em João 21 encontramos uma indicação aparente de que ele era um pescador, assim como seus amigos Pedro, André, Tiago e João.

A Bíblia registra que ele imediatamente respondeu ao chamado de Jesus: “No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me” (Jo 1:43). Ele foi um instrumento usado para trazer Natanael a Jesus (Jo 1:45).

A posição que Filipe tinha entre os discípulos é notável. No contexto do milagre dos pães e dos peixes, João o destaca como o homem da logística a quem o Mestre, para prová-lo, pergunta: “Onde compraremos pão, para estes comerem?” (Jo 6.5-7).

Mais tarde, em uma cena próxima da crucificação, alguns gregos que vieram ver o Senhor se aproximaram de Filipe, quem, juntamente com André, eram os únicos dos doze com nomes gregos (Jo 12.22). Isso revela que Filipe era totalmente identificado como discípulo de Cristo.

Filipe foi aquele que se atreveu a pedir a Jesus que lhes mostrasse o Pai e isso seria suficiente para eles (Jo 14.8). Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? (Jo 14.9). Embora o pedido de Filipe possa parecer imprudente, o resultado dela foi uma grande afirmação teológica sobre a essência divina de Cristo.

De acordo com o livro de Atos, Filipe estava no cenáculo após a ascensão de Cristo, onde os apóstolos se reuniram para aguardar a vinda do Espírito (At 1.13). Ele foi um dos homens usados por Deus para avançar Seu evangelho até os confins da terra.

Filipe e nós

“Filipe, o analista clássico.” Este é o título que John MacArthur deu a este apóstolo, em um estudo de seu caráter, que ele define nestes termos:

“Ele era um homem de fatos e números, um homem prático que era guiado pelas regras, e não era propenso a pensar sobre o que estava à frente. Ele era pessimista, às vezes incapaz de ver o quadro geral. Sua predisposição era ao pragmatismo e cinismo, e às vezes ao derrotismo em vez de ser um visionário”.

Agora, se somos honestos, todos temos um Filipe interior. Estamos paralisados por circunstâncias adversas e estamos desencorajados por planos frustrados. O mais triste é que duvidamos que para Deus não há nada impossível. No entanto, ao investigar os detalhes da vida de Filipe, não posso ignorar o que nosso Senhor fez por Ele:

  1. Primeiro, ele o procura e escolhe-o para salvação (Jo 1.43)
  2. Segundo, sabendo quem ele era, o inclui em sua equipe de futuros apóstolos
  3. Terceiro, ele trabalha com seu caráter paciente e amorosamente (Jo 6.5-7; 14.9)

Isso nos lembra que Cristo conhece nossas fraquezas e cicatrizes, e as luta com nossa identidade. Ele forma amorosa e pacientemente nosso caráter até que seja como o Dele. O trato de Cristo com os seus doze discípulos e conosco é comovedor:

“Talvez tivéssemos esperado que Jesus buscasse os homens mais qualificados. Mas, ele escolheu um pequeno grupo de homens comuns. E ele disse: ‘Eles vão dar certo’. Tudo o que esperava deles era disposição. Ele os atrairia até Ele, lhes capacitaria e lhes daria poder para servi-Lo.”

Essas verdades bíblicas nos encorajam a seguir na obra, a render-nos aos Seus propósitos e vontade, e a crescer em amor por Ele e por Seu reino (Mt 6.33). É minha oração que a vida de Filipe não só te confronte, mas, ao mesmo tempo, traga esperança de que a tua caminhada será mais santa no futuro por causa desta promessa: “Aquele que começou a boa obra em vós, a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).

Traduzido por Lea Meirelles.

CARREGAR MAIS
Loading