×
Procurar

Imagine um casal com filhos que planejam se mudar para outro país para estudar. Ele vende seu carro, se compromete a vender todos os móveis para outro casal, coordena a data de entrega do apartamento, coloca uma data de demissão em seu trabalho, e começa a se despedir de sua família. E de repente… a pandemia vem e tudo desmorona. Sim, isso aconteceu com a gente.

Minha esposa e eu experimentamos um certo grau de decepção. No entanto, isso faz parte da vida! Em um mundo onde tudo muda sem aviso prévio, não podemos esperar que tudo corra como esperamos.

Muitas vezes, os seres humanos têm um ideal de como é a felicidade e imaginam onde encontrá-la, e quando os planos são frustrados, a decepção irrompe. Seja com a viagem cancelada, o casamento adiado, ou o emprego perdido, a decepção chegou à porta de muitos recentemente. Então, como lutar contra isso? Lembrando três verdades:

1. Lembre-se de que Deus nunca muda

Deus é imutável. Isso significa que — diante de um mundo em constante mudança — Deus é inalterável em seu ser, perfeição, propósitos e promessas. Salmo 102.25 -27 diz:

“Desde a antiguidade fundaste a terra; e os céus são obra das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; todos eles, como uma veste, envelhecerão; como roupa os mudarás, e ficarão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos nunca terão fim.”

Tudo o criado muda, mas Deus não (Tg 1.17). Deus não muda seus sentimentos ou intenções por causa das circunstâncias. Ele cumpre os seus propósitos.

Ora, todos os seus atributos fluem juntos, perfeitamente. Sua imutabilidade não invalida sua bondade. Portanto, podemos concluir que nossas decepções não são coisas que estão fora de seu plano, nem que ele usa essas circunstâncias para nosso mal. O Pai nos ama em Cristo e a sua bondade não muda (Lm 3,22-23).

2. Lembre-se que Deus te chama a caminhar por fé

Recentemente, nossa filha de cinco anos completou a tarefa de desenhar a história bíblica do dia. Era sobre a cena em que Jesus caminhou sobre as águas:

Os discípulos estavam no barco, enquanto Pedro, que estava afundando, tomou a mão do Senhor firmemente sobre as águas turbulentas. Interessante! Mas algo sobre o desenho chamou nossa atenção. Um dos discípulos dentro do barco estava rindo! Ele estava fazendo isso enquanto os outros estavam aterrorizados. “Não, filha”, nós respondemos. Este discípulo deve ser como os outros, cheio de medo. Porque era assim que todos eram. Mas a resposta dele nos deixou espantados. Ela disse: “Acontece que ele confia.”

No meio de sua decepção, Deus espera que você confie nele. Alguém disse que se não pudermos ver a mão de Deus ou senti-lo em algum momento, podemos confiar em seu coração. Claro, admito, essa é uma verdade que parece opaca em meio a nossas provas. Mas é nossa tarefa lembrá-la porque é uma verdade bíblica. Mesmo na decepção, somos chamados a dizer como salmista: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Sl 103.2).

3. Lembre-se que Deus tem um propósito para tudo

Sejamos honestos, a decepção dói. Mas devemos lembrar que ela faz parte do cuidado amoroso e terno de nosso Pai (Rm 8.28). Às vezes Ele usa nossas decepções para lidar com nossos ídolos e focar nossos olhos em sua glória. Outras vezes ele nos ensina lições que nos preparam para o futuro. Este é um mundo caído e é uma ilusão pensar que não ficaremos desapontados. Portanto, é necessário que esses tipos de experiências nos ajudem a amadurecer.

Além disso, não esqueçamos que as experiências adversas fazem parte de uma batalha espiritual. Quando você enfrenta a decepção, você deve vestir a armadura de Deus e buscar força n’Ele (Ef 6.10-18). Esta batalha ocorre na mente, por isso devemos estar preparados para crer e lembrar das verdades bíblicas que aprendemos, quando nossos pensamentos e sentimentos se desviarem do plano de Deus. Desta forma, permanecemos firmes na fé.

Descanse no Senhor

Não posso comparar a nossa experiência com a de milhares de crentes ao redor do mundo. No entanto, encontramos esperança na mesma fonte: Cristo. Se você está lutando contra a decepção lembre-se de que nEle está o conforto, a força e a esperança que sua alma precisa.

“Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27.14).

Traduzido por Lea Meirelles.

CARREGAR MAIS
Loading