×
Procurar

Eu planejo tudo. Tenho uma lista de tarefas no meu telefone categorizada por dias. Raramente começo um dia sem ter um plano definido. A espontaneidade não está no meu sangue. Na verdade, ela meio que me assusta.

Algumas semanas atrás, o que começou como uma febre chata em um dos meus filhos rapidamente se tornou um problema da família. Dentro de 48 horas toda a nossa casa estava doente, não com apenas uma, mas com duas doenças. Nosso pediatra chamou-as de um vírus secundário. Eu chamei-as de loucura absoluta.

Conforme eu saía ilesa das duas doenças, minha lista de tarefas repousava dormente sem uma única tarefa riscada. A medida que a doença passou, entrei num estado moderado de pânico. Como é que eu vou recuperar o atraso? Eu vou estar coberta até a cabeça de roupas e pratos e correndo para cumprir os prazos de entrega dos meus textos por semanas. O pânico tornou-se em autopiedade, e eu comecei a me questionar se Deus não tinha cometido um erro ao me dar essa semana terrível cheia de doenças.

Este É o Dia

Enquanto crescia, lembro-me de cantar um salmo transformado numa música chamada “Este É o Dia”, retirado do Salmo 118.24:

Este é o dia que o SENHOR fez;
regozijemo-nos e alegremo-nos nele.

Por alguma razão, essa música alegre veio à minha mente várias vezes naquela semana. Conforme meus planos iam por água abaixo (e eram substituídos por cuidados aparentemente banais), eu ouvia na minha cabeça essa música de infância.

“Hoje é seu dia, Courtney”, eu dizia para mim mesma. “Não o despreze”.

Mais Fácil Falar do Que Fazer.

Quando o nosso dia é cheio de tarefas concluídas, membros da família felizes, resultados tangíveis em nosso trabalho ou bom humor em geral, é fácil pensar: “Este é o dia que o Senhor fez.” É fácil de se alegrar nele. É fácil ser feliz quando tudo está bem em nosso mundinho.

Mas e quando o dia é difícil? Quando nada dá certo? Quando a má notícia chega? Quando você quer uma tarefa concluída às 9h da manhã? Quando um colega de trabalho interrompe seu projeto porque ela precisa de ajuda com alguma coisa, e agora você tem que trabalhar de noite. Você pode se alegrar e ser feliz nesse dia? Você pode ver a dádiva diária de Deus para você no dia mal assim como no bom?

Acho que sim.

O Propósito de Deus em Seus Dias

Se os nossos dias fossem sobre nossa própria produtividade, felicidade e realização, então talvez pudéssemos encontrar uma razão para colocar o Salmo 118.24 de lado. Mas esse não é o caso. O propósito de Deus em nossos dias é que ele receba a glória, de que nos tornemos como Jesus e de que amemos mais aqueles que nos rodeiam. Nós não somos seres autônomos. Isso significa que existem inúmeros eventos que acontecem em nossos dias que se destinam a realizar os propósitos maiores de Deus para nós.

A doença de um membro da família pode ser um meio de fazer você e ele mais parecidos com o Filho de Deus. Conforme você deixa seus planos e serve, Deus está trabalhando. Conforme aquele que está doente aceita suas limitações e vê sua necessidade em um mundo caído, Deus está trabalhando. Um dia ruim não significa que a mão de Deus está contra você. Pode ser a maneira dele de mostrar que ele está lá para você.

Deus não sonega nenhum bem de nós (Sl 4.11). Se não temos algo, não é para o nosso bem. Cada circunstância em nosso caminho está sob seu controle. Ele sabe o número de cabelos da nossa cabeça; quanto mais não saberá o resultado das nossas vidas loucas (Mt 10.30; Lc 12.7)? Nós vemos a nossa vida de apenas um ângulo. Deus a vê de muitos. Podemos aceitar os dias que ele nos dá com certeza e confiança, porque ele sabe mais do que nós e vê o quadro completo de nossas vidas.

A Bondade de Deus em Seus Dias

Salmo 118 é uma canção de ação de graças. O salmista convida a nação de Israel a louvar a Deus por sua misericórdia, e então se direciona para contar o livramento de Deus da aflição, o que conduz à adoração. O verso 24 provavelmente se refere ao que é chamado o dia do festival, o dia em que eles celebravam o livramento de Deus. Como crentes, nós podemos participar dessa celebração, mesmo nos dias mais difíceis. Talvez não experimentemos o livramento de provas terrenas, mas em Jesus temos o livramento que mais importa.

A bondade de Deus em meio a dificuldade permeia as Escrituras, desde de José declarando que Deus pretendia tornar o mal de seus irmãos em bem (Gn 50.20), até a injustiça final quando Jesus estava na cruz. Aqueles dias que parecem fracassos aos olhos do mundo — e mesmo aos nossos olhos —, não são realmente fracassos. Eles estão cumprindo os planos de Deus para nós e para o mundo.

Seja qual for o tipo de dia que Deus planejou para você hoje, o dia é dele. Ele pretende atingir seus propósitos em você e naqueles ao seu redor. Mesmo quando você se sente como se nada estivesse saindo do seu jeito, ele é digno de seu louvor. Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele.

Traduzido por Rebeca Romero.

CARREGAR MAIS
Loading