×
Procurar

Na minha leitura bíblica diária durante o ano passado, eu li Provérbios 3, uma passagem que já havia estudado e pregado muitas vezes. Mas, durante essa leitura, percebi que nos versículos 3 a 12 temos todos os temas do resto do livro, e, portanto, uma espécie de mini-guia para viver uma vida fiel. Há cinco coisas que compõem uma vida de sabedoria e devoção a Deus. Elas funcionam tanto como meios para tornar-se sábio e piedoso quanto como sinais de que você está crescendo e vivendo tal tipo de vida:

1. Coloque a confiança mais profunda do seu coração em Deus e em sua graça.

Todos os dias, lembre-se do Seu amor condicional e pactual por você. Não coloque as suas esperanças em ídolos ou em seu próprio desempenho.

Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens. Confia no SENHOR de todo o teu coração. (Provérbios 3:3-5a)

2. Submeta toda a sua mente às Escrituras.

Não pense que você sabe mais do que a palavra de Deus. Deixe-a sustentar cada área da sua vida. Torne-se uma pessoa sob autoridade.

Não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Provérbios 3:5b-6)

3. Seja humilde e ensinável em relação aos outros.

Seja tolerante e compreensivo quando quiser criticá-los; esteja pronto para aprender com os outros quando eles vierem criticar você.

Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; será isto saúde para o teu corpo e refrigério, para os teus ossos. (Provérbios 3:7-8)

4. Seja generoso com todos os seus bens e apaixonado por justiça.

Partilhe o seu tempo, talento e riqueza com aqueles que possuem menos.

Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Provérbios 3:9-10)

5. Aceite e aprenda com as dificuldades e o sofrimento.

Através do evangelho, reconheça-os não como punição, mas como uma maneira de ser refinado.

Filho meu, não rejeites a disciplina do SENHOR, nem te enfades da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende a quem ama, assim como o pai, ao filho a quem quer bem. (Provérbios 3:11-12)

Enquanto eu meditava sobre esses cinco elementos — estar enraizado na Sua graça, obedecer e se deliciar em Sua Palavra, ser humilde perante outras pessoas, ser sacrificialmente generoso para com o nosso próximo e ser firme nas provações — pensei em Jesus. O Novo Testamento nos diz que a ‘sabedoria divina’ personificada do Velho Testamento é na verdade Jesus (Mateus 11:19). E eu percebi que:

  1. Ele mostrou a suprema confiança e fidelidade a Deus e a nós ao ir para a cruz;
  2. Ele estava saturado com as Escrituras e era moldado por ela;
  3. Ele era manso e humilde de coração (Mateus 11:28-30);
  4. Ele, apesar de rico, se fez pobre por nós;
  5. Ele suportou seu sofrimento por nós sem se queixar.

Nós só podemos crescer nessas cinco áreas se soubermos que somos salvos por uma graça inestimável. Isso te afasta dos ídolos, da auto-suficiência, do orgulho, do egoísmo com seus bens e te impede de desmoronar ante problemas. Jesus é a sabedoria personificada, e a fé em seu evangelho traz essas qualidades de caráter para sua vida.

Por várias semanas tenho dedicado tempo orando por essas cinco coisas para minha família e para os líderes da minha igreja. Não há melhor maneira de incutir essas grandes coisas em seu próprio coração do que orando intensamente por elas na vida das pessoas que você ama.

 

Nota do Editor: Esse post foi publicado originalmente no Redeemer City to City.

CARREGAR MAIS
Loading