×
Procurar

Patrick Sookhdeo, fundador e diretor internacional do Barnabas Aid (Ajuda Barnabas, no Brasil), escreveu em sua mais recente obra, The Mystery of Suffering (ainda sem tradução para o português), que “algumas pessoas podem se perguntar por que determinados heróis da fé tiveram de sofrer tanto, assim como sofreram muitos outros crentes nos últimos séculos, seja por sua fé ou de outras maneiras”. Sookhdeo ensina:

“Há uma maravilhosa lista de nomes dos ‘heróis da fé’ em Hebreus, capítulo 11 (versos 4-35a). Mas a lista move-se direto, a partir de triunfos, vitórias e libertações, para aqueles que foram torturados, zombados, açoitados, acorrentados ou emprisionados por causa de sua fé, e então para aqueles que foram martirizados pela espada, por apedrejamento ou serrados em dois (versos 35b-38)”.[i]

O sofrimento, portanto, faz parte da vida do povo de Deus. O mal entrou no mundo através do pecado e nos atinge a todos, inclusive cristãos, independentemente de posição, de lugar, era, ou tempo de caminhada pessoal na fé.

Verdade é que, apesar das dificuldades que começam a surgir no Ocidente para a Igreja, a realidade é muito mais dura para muitos de nossos irmãos e irmãs ao redor do globo. Há comunidades cristãs que sofrem hoje pelos mais variados motivos, seja por estarem localizadas em regiões que lutam contra a falta de alimento, seja por conta de desastres naturais, por guerras, ou, ainda, pela perseguição, principalmente em nações de maioria muçulmana ou de governos comunistas.

A Bíblia nos ensina que devemos estar sempre atentos às necessidades daqueles que sofrem. Paulo diz em Romanos 12.15 que devemos nos alegrar com os que se alegram, e chorar com os que choram. O próprio apóstolo mobilizava um fundo à Igreja que sofria por falta de recursos materiais na Judeia, e para tal coletava recursos dentre as congregações de várias regiões, conforme ele mesmo escreveu aos Coríntios, capítulo 16, versos 1 a 3:

Quanto à pergunta sobre o dinheiro que vocês estão coletando para o povo santo, sigam as mesmas instruções que dei às igrejas na Galácia. No primeiro dia de cada semana, separem uma parte de sua renda. Não esperem até que eu chegue para então coletar tudo de uma vez. Quando eu chegar, entregarei cartas de recomendação aos mensageiros que vocês escolherem para levar sua oferta a Jerusalém.”

Assim, Paulo também ensina, em Gálatas 6.10, que “enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé”. Este versículo é o que tem inspirado a atuação do Ajuda Barnabas nas últimas três décadas.

A organização completará 30 anos em 2023, e nesse tempo tem ajudado a igreja sofredora em todo o mundo. Embora seja comum se pensar que organizações de auxílio humanitário foquem na busca de apoio financeiro, o Ajuda Barnabas atua em muitas frentes. A iniciativa “.gives (ponto gives) trabalha de duas maneiras. Através da food.gives, você ou sua igreja podem doar alimentos não-perecíveis que serão enviados a locais onde Cristãos têm carência de comida. Por sua vez, o programa medical.gives fornece remédio, atendimento e equipamentos médicos às comunidades cristãs que não possuem assistência médica adequada ou passam por situação de emergência. Para se ter uma ideia, o Ajuda Barnabas já enviou mais de 1.600 cadeiras de roda para igrejas na Ucrânia onde irmãos foram feridos ou amputados durante a guerra. A instituição tem mobilizado, de igual modo, recursos para prover combustível para aquecimento de lares cristãos naquele país durante o inverno.

Não menos importante é o trabalho realizado em socorro dos refugiados Cristãos fugindo de perseguição. Certo que a prioridade é ajudar a manter a igreja viva onde ela já está plantada. Por isso a Ajuda Barnabas envia recursos para comunidades de crentes de vários lugares. Ocorre que, muitas vezes, isso não é suficiente, e nem, ao menos, possível.

Quando da retomada do poder pelo Taliban em meados de 2021, cristãos eram perseguidos e mortos dentro de suas casas e, até mesmo, abordados em transportes públicos tendo seus aparelhos de telefone celular verificados em busca de aplicativos da Bíblia. Por conta disso, muitas das famílias cristãs fugiram para países vizinhos, onde algumas permanecem escondidas, e outras já conseguiram se refugiar em países da Europa ou do continente americano, inclusive algumas vindo para o Brasil, com o auxílio do Ajuda Barnabas, que tem sustentado essas pessoas durante esse tempo de tanta tribulação em suas vidas.

O Ajuda Barnabas está expandindo sua atuação no Brasil em busca de parcerias para muitos de seus projetos de socorro à Igreja sofredora. Esta obra é diferenciada e digna de nossa atenção em, ao menos, dois aspetos. Primeiro, porque grande parte da ajuda enviada não se dá em dinheiro, mas também em forma de alimentos, equipamentos ou hospitalidade. Segundo, essa é uma organização especializada em ajudar principalmente aos da família da fé: de Cristãos, através de Cristãos e para Cristãos.

Conheça mais acerca do trabalho do Ajuda Barnabas no site oficial: www.barnabasaid.org. Na barra de menu, você pode selecionar “needs” e saber das últimas necessidades. O Barnabas Today nasceu durante a pandemia para alimentar a igreja com devocionais e  mais informações acerca da Igreja sofredora, estando disponível em português neste link.  Vale também baixar o aplicativo “Barnabas +” nas plataformas Android ou IOS, onde há vários recursos de filmes, leituras e documentários, inclusive para o público infantil.

Se você, sua igreja ou sua organização desejam ser parceiras do Ajuda Barnabas, podem entrar em contato pelo telefone: (43) 99958-9537.

Warton Hertz de Oliveira

[i] Sookhdeo, Patrick. The Mystery of Suffering. Isaac Publishing. Vienna, VA – USA, 2022. Pg 7. 

CARREGAR MAIS
Loading