×
Procurar

Podem Cristãos Nascidos de Novo Serem Enfeitiçados?

Poderia um cristão nascido de novo, cheio do Espírito ser enfeitiçado? Você deve concordar comigo que esta é uma questão muito importante no contexto da igreja na África, especialmente em um momento como o de agora.

Nas Garras do Medo

Se você é como eu, que encontra tantos cristãos com diferentes histórias de vida, você provavelmente encontrou muitas pessoas (cristãos, sim, cheios do Espírito por sinal) que estão presas pelo medo do desconhecido e do mundo espiritual. Na verdade, à medida que visita igrejas diferentes, você vai notar que uma grande parte do culto de adoração é caracterizado por batalha espiritual e libertação. Crentes recebem a promessa de que serão libertos dos poderes da escuridão, de cadeias, de maldições hereditárias, de feitiços e do ocultismo, mas somente se eles vierem em um horário específico, ou uma igreja específica, ou a um homem de Deus específico que, por sua unção, é capaz de libertá-los.

Poderei Eu Ser Enfeitiçado(a)?

Claramente, estes cristãos estão acometidos de medo daquilo que Satanás possa fazer a eles, o que nos traz de volta à questão: cristãos nascidos de novo, cheios do Espírito, podem ser enfeitiçados? Como cristão, deveria eu ter medo daquilo que Satanás pode fazer contra mim? Ou é possível que agora, com a minha vida “sob nova direção” em Cristo Jesus, cheguei a um ponto em que eu estou fora do alcance daqueles poderes da escuridão?

É muito importante não só respondermos a esta pergunta, mas também entendermos as suposições que circundam e guiam esta questão. A número um, especialmente, é que cristãos não têm certeza se são total e finalmente salvos. É isso que está no centro de tudo. Cristãos pensam que “somente serei protegido por Jesus e pelo Seu poder se não for pecador. E se eu, sendo cristão, cair em pecado, então Satanás tem o direito de me atacar, me oprimir ou possuir. Ele pode fazer o que quiser comigo!”

E desta maneira temos cristãos em orações, vigílias, indo orar nos montes. Alguns jejuam por quarenta dias e outros por cem, tudo na esperança de se livrarem do diabo e de demônios que estejam tentando atacá-los e enfeitiçá-los.

Sob Nova Direção

Mas você sabia que a Bíblia diz que como cristãos, estamos sob nova direção? Se alguém está em Cristo Jesus, agora é nova criatura. As coisas antigas já passaram eis que se fizeram novas. Você sabia que Cristo não só nos salvou perdoando nossos pecados, mas Ele também nos liberta dos poderes da escuridão e do próprio Satanás? Sabia que, como filhos e filhas de Deus, estamos debaixo da proteção direta de Deus e, portanto, muito além do alcance dos ataques de Satanás?

Mas, e o Jó?

Agora, existem situações em que Satanás pode nos oprimir, como vemos no caso de Jó. Jó era cristão, ele era um homem justo. Não temos dúvida disso. Mas vemos Satanás, em uma conversa com Deus nos bastidores, pedindo permissão para vir e oprimir a Jó. E Jó, mesmo sendo justo, passa por várias calamidades: a morte dos filhos, a perda da sua propriedade. Tudo isso foi obra do diabo que o oprimiu.

Satanás Não Pode Possuir Cristãos

Mas quero que você lembre disso: há uma grande diferença entre ser oprimido e ser possesso pelo diabo. Enquanto não crentes podem ser possuídos por Satanás, simplesmente porque não estão em Cristo Jesus, cristãos já estão sob o comando de Cristo. Estamos debaixo do seu poder e proteção. Como cristãos, não podemos ser possuídos, guiados, ou governados por Satanás, no sentido daquilo que fazemos e o nosso comportamento sendo governado ou guiado pelo próprio diabo. Estamos debaixo da orientação e poder de Jesus Cristo.

Bruxaria, Simpatias e Encantamentos

Os crentes não precisam se preocupar com pessoas mandando bruxarias, simpatias ou encantamentos contra eles, porque, em Cristo Jesus, temos poder para superar tudo isto. O que vemos na África hoje não é que os crentes estejam sendo enfeitiçados ou possuídos por demônios. O que vemos é o medo e as superstições que sempre têm nos caracterizado como africanos. Mesmo já tendo recebido vida nova em Cristo Jesus, por algum motivo, não abandonamos os medos e as superstições que nos prendiam antes de nos tornarmos crentes. Em parte, isto acontece porque muitos cristãos não foram discipulados e portanto não estão firmados na verdade das Escrituras.

O Que Nos Governa?

Certamente, o caminho a seguir é os cristãos começarem a abrir suas Bíblias. Fazer isto ao invés de ser governados e guiados pelo medo, superstições e tradições. Como cristãos, precisamos nos perguntar: qual é realmente a vontade e a palavra de Deus em relação à minha vida como crente? E, ao abrirmos as Escrituras, não só aprenderemos que em Cristo Jesus fomos perdoados de nossos pecados, mas estamos totalmente protegidos por Jesus que nos salvou. Ele não deixará que o mal venha sobre nós, especialmente vindo de Satanás.

Precisamos nos lembrar que a igreja está passando por uma crise, uma falta de discipulado. Que os cristãos estão obtendo conhecimento de pessoas, de tradições e de rituais. A maioria disto tudo não tem nada a ver com aquilo que a Bíblia diz sobre a segurança e proteção do crente. Os cristãos necessitam retornar às Escrituras e necessitam encontrar a verdade por si mesmos, e não através de auto-entitulados pastores e apóstolos como vemos hoje. Na maioria das vezes seu objetivo é causar medo, para que possam se oferecer como a solução para estes medos, preocupações e superstições e ao fazerem isto, exploram os crentes.

Como Viver de Forma Confiante

Cristãos necessitam encontrar confiança e coragem em Cristo Jesus, que os salvou, que os chamou e que continua a sustentá-los até o fim. Como crentes, necessitamos entender que Cristo Jesus agora é nosso protetor e libertador. E ele, que morreu em nosso favor, com certeza não deixará que Satanás nos oprima nem maltrate. Quando começarmos a entender que a nossa segurança está garantida em Cristo Jesus, não mais andaremos com medo de Satanás, medo de sermos enfeitiçados, ou medo de demônios. Começaremos a andar no poder da ressurreição que Cristo conquistou por nós e a viver com confiança como filhos do Deus vivo.

Verdade ou Escravidão?

O medo só pode ser tratado com a verdade das Escrituras. Onde não há verdade, as pessoas continuam na escravidão, como dizem as Escrituras: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Você vive com medo de demônios e do diabo? É alguém que está orando, jejuando, e continua preocupado, fazendo todo tipo de coisa com medo de que Satanás o esteja oprimindo? Olhe para Jesus, que morreu e ressuscitou por você. Abra as Escrituras e encontre conforto e segurança em Cristo Jesus, e você perceberá que Jesus, que vive em nós, é muito maior do que o diabo que está no mundo.

Satanás é real e procura oprimir o povo de Deus, mas Jesus é mais real e mais que vencedor. Ele tem capacidade para nos proteger de todo o mal e de todos os poderes da escuridão. Venha para Jesus. Permaneça em Jesus. Permaneça na Sua palavra, na Sua verdade, e você não terá motivo para se preocupar com aquilo que Satanás está fazendo.

Traduzido por Mariana Ciocca Alves Passos.

CARREGAR MAIS
Loading