×
Procurar

Cristão, Sua Resposta ao Sofrimento Importa

A forma que como cristãos respondemos ao sofrimento é extremamente importante. Não é apenas para nosso benefício pessoal que permanecemos positivos diante da dor e das provações. Para começo de conversa, nossa resposta expõe nossos fundamentos teológicos na fé. Precisamos nos assegurar que temos uma sólida compreensão bíblica do sofrimento para podermos prosseguir com perseverança no caminho cristão. De fato — é esta própria compreensão e a resposta positiva correspondente que podemos ter como filhos de Deus que atrairão os outros à fé — assegurando-lhes uma herança para toda a eternidade. Que não desperdicemos as oportunidades que sofrimento nos apresenta para amar nossos irmãos e irmãs desta maneira.

O Sofrimento nos Afeta a Todos

Há que concordar comigo que o sofrimento é um assunto que é uma preocupação tanto de crentes quanto de não crentes. Quando se trata deste assunto, todos estão prestando atenção. Todo mundo se questiona sobre o porquê do sofrimento. Ao abrirmos nossas Bíblias, ao examinarmos as escrituras, encontramos um Deus que promete libertação. Encontramos um Deus que promete salvação. Encontramos um Deus que promete cura e milagres. E, no entanto, ao olharmos para o mundo ao nosso redor não nos parece que estas promessas estão se tornando realidade. E então começamos a nos questionar.

Por que Deus Permite Tanta Dor?

Frequentemente fazemos perguntas tais como: por que um Deus amoroso permite que coisas ruins aconteçam e especialmente com pessoas boas? Por que Deus permite que crentes passem por crises devido à fome, a acidentes, por epidemias, por pandemias tal como este coronavírus contra o qual nos debatemos agora?”.

Uma Base Bíblica para uma Resposta Positiva

Em 1 Pedro 1.13-25, Pedro apresenta os fundamentos teológicos para uma resposta cristã em meio às provações e ao sofrimento. Pedro destaca especialmente três coisas que devem sustentar nossos pensamentos e nossa fé. Somos eleitos por Deus, a salvação é um processo e Cristo retornará.

Isto nos deve dar confiança e esperança de que o Deus que nos elegeu no passado é o mesmo Deus que disponibilizou os meios para nossa salvação. E que o Deus que nos separou para a salvação e uma herança imperecível certamente fará com que cheguemos ao exato lugar que Ele destinou para nós, não importa pelo que estejamos passando hoje.

Saber que Deus é soberano e está no comando, saber que Deus completará aquilo que começou é uma razão pela qual os crentes devem continuar a ter esperança mesmo no meio da desesperança e do desamparo.

3 Maneiras de Responder Positivamente Hoje

Como, então, devemos viver à luz de quem somos e do que já sabemos relativo à nossa salvação? Como é que os cristãos respondem em tempos de provações e tentações, em tempos de problemas, pandemias e perseguições, como é que os cristãos podem ficar firmes?

Ao olharmos para esta passagem, quero que notem as três coisas apontadas por Pedro e que são dignas de sua compreensão:

  1.  Continue olhando para o futuro.
  2. Não recue, nem procure soluções antigas vindas de sua vida passada.
  3. Viva ativamente para Cristo agora — amando seus irmãos e irmãs incondicionalmente.

Quando você se encontrar confuso, quando você se encontrar em situações que confundem sua mente, e você não entender o que Deus está fazendo, olhe para o futuro. Olhe para a consumação de todas as coisas e perceba que Deus tem um plano. Deus tem um propósito, e este propósito é para o seu bem.

Responda com Amor

Ao invés de ficarmos em casa fazendo perguntas como: ‘Por que Deus? Por que você permitiu esta sofrimento?’. Em vez de fazer estas perguntas, deveríamos estar ocupados aproveitando a crise. Respondendo aos tempos e compartilhando o amor incondicional de Jesus com muitos, que ficarão se maravilhando e perguntando por quê.

Por que Deus os amaria tão incondicionalmente? Por que Deus os amaria num momento em que as coisas estão desmoronando?

Direcione as Pessoas para Jesus

Eles verão o Senhorio de Jesus em meio à dor, à doença e à morte. E eles olharão para além do sofrimento para abraçar o único que ressuscitou dos mortos. O único que oferece esperança além da sepultura. O único que dará graça na revelação de sua vinda e seu retorno.

Como crentes, não podemos nos dar ao luxo de nos sentarmos, entrar em pânico, lamentar, chorar e sentir-nos confusos com o porquê de tudo isto estar acontecendo. Como se não soubéssemos que tal é o nosso mundo caído, do qual esperamos tais coisas. Pelo contrário, como eleitos de Deus, homens e mulheres com uma visão celestial, somos chamados a permanecer firmes, a ser separados, a ter uma resposta diferente da do resto do mundo. A exercer temor e reverência piedosas.

Traduzido por Raul Flores.

CARREGAR MAIS
Loading