×
Procurar

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade. Ele é totalmente Deus, distinto de Deus Pai e de Deus Filho. É inapropriado nos referirmos ao Espírito Santo como uma coisa, como se ele fosse alguma força impessoal. Não, Ele não é uma força impessoal, mas sim uma pessoa que age e pode ser entristecido. Abaixo está uma lista de algumas das coisas que o Espírito Santo faz e como responder à sua obra. O conteúdo abaixo é uma versão modificada e editada de uma lição que ensinei sobre o Espírito Santo. Os textos de prova são fornecidos para um estudo mais aprofundado. Esta é uma breve visão geral, não uma lista exaustiva.

O Que Faz o Espírito Santo?

Não necessariamente em ordem.

1. O Espírito Santo abre os corações dos eleitos de Deus para lhes mostrar a verdade de Jesus.
“[…] não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo […]” (Tt 3.5).

2. O Espírito Santo convence o mundo do pecado.
“Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo […]” (Jo 16.8).

3. O Espírito Santo sela todos os crentes.
“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Co 3.16).

“E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.” (Ef 4.30).

4. O Espírito Santo adota os eleitos de Deus junto ao povo de Deus.
“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.” (Rm 8.14-15).

5. O Espírito Santo auxilia o povo de Deus.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco […]” (Jo 14.16).

“[…] mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14.26).

6. O Espírito Santo santifica o povo de Deus.
“Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus” (1Co 6.11).

7. O Espírito Santo dá dons espirituais ao povo de Deus para edificar a igreja.
“Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente” (1Co 12.11).

8. O Espírito Santo guia o povo de Deus.
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2).

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (Mt 4.1).

9. O Espírito Santo capacita o povo de Deus para o ministério.
“[…] mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

10. O Espírito Santo intercede pelo povo de Deus.
“Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.” (Rm 8.26-27).

11. O Espírito Santo ensina.
“[…] mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” (Jo 14.26).

Comentário: Não, este verso específico não está voltado diretamente a nós. Está voltado para os discípulos de Jesus, com quem Ele estava falando neste contexto. E, no entanto, não podemos negar que, quando o povo de Deus abre a Palavra de Deus hoje, o Espírito Santo nos ajuda a aprender.

Sem mencionar que o Espírito Santo nos dará palavras para dizer, se formos perseguidos por causa de Jesus: “Porque o Espírito Santo vos ensinará, naquela mesma hora, as coisas que deveis dizer” (Lc 12.12).

12. O Espírito Santo seleciona homens qualificados para o trabalho do ministério.
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado” (At 13.2). E também: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (At 20.28).

Respondendo à Atividade do Espírito Santo

1. Peça a Ele continuamente que o preencha.
“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,” (Ef 5.18).

A nota de rodapé na Bíblia de Estudo ESV sobre Efésios 5.18 é útil: “O comando em grego (plerousthe) é um imperativo do presente e não descreve um “preenchimento” único, mas um padrão regular de vida”.

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?” (Lc 11.13).

2. Peça a Ele que o capacite para obedecer a Deus.
“[…] mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).

“Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (At 4.31).

“Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis” (Ez 36.27).

Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a crescer em piedade, para ajudá-lo a crescer no fruto do Espírito (Gl 5.22-23). O Espírito Santo opera em sua vida para ajudá-lo a se tornar mais semelhante a Jesus, conforme você se apropria dos meios da graça.

Nota dos editores: Este artigo apareceu originalmente no Gospel Relevance [Relevância do Evangelho] com o titulo “What does the Holy Spirit Do?“. 

Traduzido por: Raul Flores

CARREGAR MAIS
Loading