×
Procurar

5 Maneiras Pelas Quais os Atletas têm uma Plataforma Singular Para o Evangelho

Mais por David Qaoud

Você sabe como o falecido RC Sproul chegou à fé em Cristo? Através de um jogador de futebol americano.

No obituário de Sproul, Justin Taylor recapitula a história:

“RC nasceu de novo em setembro de 1957, durante o primeiro fim de semana de seu primeiro semestre no Westminster College, uma escola presbiteriana progressista a uma hora ao norte de Pittsburgh. Após a orientação dos calouros, RC e seu colega de quarto (com quem havia jogado beisebol na escola) queriam deixar o campus que nāo permitia bebidas alcoólicas, para irem a uma cidade vizinha para beber. Quando chegaram ao estacionamento, RC enfiou a mão no bolso e percebeu que estava sem cigarros Lucky Strike. Eles voltaram para o dormitório, que possuía uma máquina de cigarros.

Quando ele começou a colocar suas moedas na máquina, a estrela de futebol americano da escola os convidou para se sentarem em uma mesa. Ele começou a fazer perguntas. Eles acabaram falando por mais de uma hora sobre a sabedoria de Deus. O que mais impressionou RC foi que, pela primeira vez em sua vida, ele estava ouvindo alguém que parecia conhecer a Jesus pessoalmente. O jogador de futebol citou Eclesiastes 11.3 (“caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará.”) e RC se viu assim: morto, corrupto e apodrecendo. Ele voltou para o seu dormitório naquela noite e orou a Deus por perdão. Mais tarde, ele comentou que ele era provavelmente a única pessoa na história da igreja a ser convertida através daquele versículo específico”.

Matt Chandler também foi convertido a Cristo através do time de futebol americano de seu colégio. “Vou te contar sobre Jesus”, disse o companheiro de time de Matt. “Quando você quer fazer isso?”

Deus usa atletas comuns para glorificar o seu nome. Isso não nos deveria surpreender, já que os atletas cristãos têm uma oportunidade única.

Oportunidades Únicas

Eu joguei futebol americano por seis anos. Eu sonhava em ser profissional (que criança não sonha?), mas o Senhor tinha outros planos. Em vez de me tornar profissional, algo melhor aconteceu: tornei-me co-capelão da equipe na faculdade. Embora tenha sido por um curto período da vida, me recordo daqueles dias com doce alegria.

Algo como um mini-avivamento aconteceu. Quando o programa de capelania foi criado, a maioria dos atletas demonstrava pouco ou nenhum interesse em assuntos espirituais — foram muitos anos semeando gerando poucos frutos. Antes do meu último ano, no entanto, um dos treinadores morreu. De repente, todos nós fomos confrontados com a natureza frágil da vida. Passamos de frutos escassos para mais de 50 caras participando de devocionais após os jogos e de reuniões antes dos jogos. Muitos foram convertidos a Cristo. Hoje, um deles é pastor. Eu poderia continuar narrando histórias. O Senhor adora usar atletas comuns para levar outros a Cristo.

Tendo passado grande parte de minha vida em meio a atletas, aqui estão algumas razões pelas quais penso que atletas cristãos têm oportunidades únicas para o evangelho.

1. Proximidade.

Quando você é um atleta, está constantemente junto dos colegas de equipe. Vocês malham, estudam os filmes, treinam e jogam juntos. Sempre há uma outra pessoa ao seu lado. Devido à constante proximidade, há repetidas oportunidades de compartilhar a Cristo. Se você ceder ao medo um dia e não compartilhar o evangelho, pode compensar isso em outro dia. Vocês se veem frequentemente.

2. Fraternidade próximas.

Há um sentimento familiar único que se desenvolve entre os atletas. Você sente como se estivesse indo para a guerra juntos, como se estivesse disposto a morrer por um companheiro de equipe num piscar de olhos. À luz dessa fraternidade, a afinidade se desenvolve rapidamente, o que pode transbordar em conversas sobre o evangelho.

3. Você está exposto

Você não pode ser outra pessoa em um time. Seu verdadeiro eu vem à tona. Se você professa a Cristo, mas é um hipócrita, você deixará seus colegas com um gosto amargo na boca. Por outro lado, se você professa a Cristo e seus atos e palavras estão alinhadas, talvez você não tenha que tomar coragem para iniciar cada conversa sobre o evangelho; as pessoas provavelmente virão até você.

4. Suas palavras têm peso

Deus dotou alguns com tremenda habilidade atlética. Se você é um dos titulares do time, não desperdice sua influência. Se você for a estrela, as pessoas vão olhar para você, segui-lo e se prender a cada palavra que você disser. Com certeza, isto vem seguido de pressão, mas Jesus pode fornecer a ousadia que você necessita.

5. Crise de identidade

Muitos atletas ainda estão tentando responder a pergunta: “Quem sou eu?” Muitos, se não todos, encontrarão sua identidade em seu desempenho atlético. Durante este período de vulnerabilidade, aproveite a oportunidade para apontar outros a Cristo, encorajando-os a deixá-lo moldar sua identidade.

Como Fazer Isso

Mas como se pode iniciar tais conversas? O que devemos dizer? Aqui estão algumas coisas para manter em mente:

  • Seja ousado. Atletas amam a ousadia. Ao contrário de muitos outros ambientes, você não está pisando em ovos quando está em um time. Você pode ser você mesmo. Então, tal como o amigo de Chandler, seja ousado e inicie conversas. Mas o que exatamente devo dizer? Não se prenda muito a isto. Coloque-se à disposição e veja o que Deus fará.
  • Use a Bíblia nas suas conversas. O Espírito trabalha através da Palavra de Deus. Lembre-se do testemunho de Sproul, como o Espírito usou um texto notavelmente obscuro. Ele soberanamente se move quando e onde quer.
  • Organize-se. Quando trabalhei como co-capelão, tínhamos devocional pós-treino, reuniões pré-jogo, estudos bíblicos e muito mais. Você pode não conseguir fazer tudo isso, mas se organizar é um bom caminho andado. Considere começar um estudo bíblico semanal. Agendar as coisas cria um ambiente seguro para os atletas participarem, ao invés de colocar toda a pressão em conversas espontâneas e informais sobre o evangelho.
  • Diga “desculpe” quando você errar. Você vai cometer erros. Talvez diga algo inapropriado ou frustre alguém da sua equipe. Quando isso acontecer, lembre-se da graça que tem em Cristo e reconheça seu erro: “Falha minha. Isso foi minha culpa. Realmente sinto muito.” Seus colegas de equipe não esperam que você seja perfeito, e você não precisa ser. Mas se você se diz cristão, saiba que os outros estarão observando você de perto, mesmo que eles ajam como se não tivessem percebido. Portanto, seja sincero sobre suas imperfeições. Isso os ajudará a respeitar você.
  • Compartilhe seu testemunho. Após desenvolver alguma afinidade, compartilhe sua história de conversão. Isso pode levar a uma conversa sobre o evangelho.

No final das contas, a pressão não está sobre você. O Senhor reunirá seus eleitos para si mesmo. Mas se você é um atleta cristão, você tem muitas oportunidades únicas de compartilhar a Cristo de maneira que outros não têm.

Não desperdice suas oportunidades; em vez disso, “faze o trabalho de um evangelista” (2Tm 4.5).

 

Traduzido por Vittor Rocha

CARREGAR MAIS
Loading