×
Procurar

Os últimos meses trouxeram um turbilhão de emoções. Tristeza. Medo. Decepção. Solidão. Estas emoções nos sobrevieram como ondas martelando a praia. Os desafios e lutas da vida em uma pandemia continuam a nos deixar cambaleando. As perdas que sofremos, as dificuldades que continuamos a suportar e as incertezas que temos pela frente deixaram muitos de nós sobrecarregados.

Se isso é verdade para nós, adultos, quanto mais para nossos filhos?

Emoções Difíceis Da Vida

Nossos filhos têm grandes emoções. Tal como nós, eles sentem tristeza e medo, solidão e luto. É necessário que sejam equipados para lidar com seus sentimentos. Necessitam ser discipulados para responder aos seus sentimentos de uma forma bíblica.

Mas, como pais, muitas vezes temos dificuldade em lidar com nossas emoções. Podemos ficar desconfortáveis até mesmo falando sobre sentimentos, que dirá ajudando nossos filhos a lidar com os deles. Também podemos adotar práticas pouco saudáveis aprendidas em nossa infância: evitar emoções, suprimir emoções ou acalmar emoções com comida ou outros confortos temporários.

Pais, Deus não os deixou sozinhos. Ele mostra a todos nós—incluindo nossos filhos—como levar nossas emoções difíceis a ele. Ele nos chama a clamar a ele em lamento.

Ensine Seus Filhos A Lamentar

A Bíblia fala sobre emoções ao longo de suas páginas. Os Salmos, que João Calvino descreveu como “uma anatomia de todas as partes da alma”, contêm retratos especialmente vívidos das emoções humanas. Neles, o povo de Deus enfrenta as mesmas emoções que todos nós sentimos. A prosa dos salmistas dá voz às tristezas, medos e preocupações que todos nós vivenciamos.

Mais ainda, esses poetas nos mostram que Deus quer conhecer nossos corações. Ele quer que levemos nossas emoções dolorosas a ele em lamento.

Os salmos de lamento se destacam das outras canções porque têm um tom escuro—mais como um triste canto country do que uma canção de louvor jubilante. Eles são honestos e transparentes sobre a dureza da vida. O salmista usa metáforas vívidas para descrever como se sente.

Esses salmos normalmente seguem uma estrutura tripla: diga a Deus como você se sente; peça ajuda; responda com confiança e esperança. Podemos usar esse padrão para ajudar nossos filhos a aprender a lamentar a Deus tudo o que estão sentindo.

1. Diga A Deus Como Você Se Sente

Quando as crianças vêm até nós sobrecarregadas por uma grande emoção, podemos ajudá-las a aprender a expressar esses sentimentos. Podemos fazer perguntas para saber como elas se sentem—e então dar a elas as palavras para descrever seus sentimentos.

Sua barriga está com uma sensação estranha? Seu coração está batendo forte? Parece que você está com medo da tempestade lá fora. Vamos dizer a Deus que você está com medo.

Vejo que você esteve chorando. Está se sentindo triste? Você sente falta do seu melhor amigo que se mudou? Vamos dizer a Deus que você se sente só.

Podemos contar a eles a história de Davi e como ele também vivenciou grandes emoções e as trouxe ao Senhor em oração (Sl 13; 27; 42). Quanto mais ajudamos nossos filhos a orar quando estão sentindo coisas difíceis, mais isso se torna um hábito espiritual, para o qual retornam à medida que amadurecem.

2. Peça Ajuda

O salmista não apenas diz a Deus como ele se sente, mas também pede ao Senhor que intervenha e ajude. Se ele está sentindo profunda tristeza e angústia, ou está com medo de seus inimigos ou irado contra injustiças, o salmista implora a Deus para resgatá-lo e livrá-lo: “Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim e responde-me.” (Sl 27.7).

Nossos filhos precisam aprender a orar e pedir ajuda ao Senhor. Se tiverem medo de uma tempestade, podem pedir a Deus para protegê-los. Se estiverem preocupados com a prova de amanhã, podem pedir a Deus que os ajude a lembrar aquilo que aprenderam. Se sentirem tristeza por causa de uma perda, podem pedir a Deus que os conforte.

Quando discipulamos nossos filhos para que clamem a Deus, eles aprendem que ele é seu refúgio e local de segurança.

3. Responda Com Confiança e Esperança

Quase todos os salmos de lamento terminam em uma resposta de confiança, esperança e louvor. À medida em que o salmista expressa suas emoções dolorosas, clama por ajuda e libertação, ele relembra seu coração de quem é Deus e o que ele fez: “Mas eu confio na tua benignidade; na tua salvação, meu coração se alegrará. Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem.” (Sl 13.5-6).

Na maioria das vezes, as circunstâncias do salmista não mudaram. Ele ainda está sendo perseguido por seus inimigos; ele ainda sente tristeza pelas perdas da vida. Mas o lamento o lembrou de que Deus está próximo. E portanto, ele responde com adoração e confiança.

Seja Intencional

Ao orarmos com nossos filhos lidando com suas emoções, podemos ajudá-los a se lembrarem do caráter e dos caminhos de Deus. Podemos ajudá-los a dar graças ao Senhor por quem ele é e pelo que fez. Podemos lembrá-los das maneiras pelas quais o Senhor cuidou deles no passado. Podemos ajudá-los a responder ao Senhor com confiança.

Todos nós temos dificuldade para lidar com emoções dolorosas. Necessitamos discipular nossos filhos intencionalmente para lidarem com suas emoções difíceis, apontando-os para o Deus que se importa com o que sentem.

Traduzido por Marq.

CARREGAR MAIS
Loading