×
Procurar

Frequentemente sou contactado por pais pedindo recomendações para estudos bíblicos ou devocionais para fazerem com seus filhos adolescentes. Quando nossos filhos entram na adolescência nossa responsabilidade como pais é ajudá-los a desenvolver bons hábitos de interação com a Bíblia. Encontrar uma abordagem que seja adequada à idade e também gerenciável, é fundamental. Minha recomendaçāo é para simplesmente ler a Bíblia com seu filho adolescente de uma forma que modele e o treine para a instrução bíblica — nāo é necessário nenhum recurso especial para adolescentes.

Seu filho será exposto a conteúdos devocionais e estudos de tópicos pela leitura da Bíblia, e provavelmente não precisará de um recurso voltado especificamente para seu público-alvo. A maioria dos adolescentes não possui ferramentas básicas para ajudá-los a ler e aprender a Bíblia por conta própria. Ao guiá-los no uso de alguns métodos básicos de estudo, você pode posicioná-los para usar material devocional e sobre tópicos com um discernimento muito melhor e um benefício muito maior, pois esses tipos de recursos pressupõem um conhecimento em primeira mão da Bíblia que muitos adolescentes ainda não desenvolveram.

Aqui está uma abordagem simples que pode ser adaptada para se adequar à idade do seu filho adolescente.

1. Escolha um livro da Bíblia para ler e conversar sobre ele.

Se vocês nunca estudaram juntos, comecem com um livro mais curto tal como Jonas ou Tiago. Se for possível, aborde livros mais longos, tais como Gênesis ou Hebreus, enquanto você ainda tem a oportunidade de guiar e moldar seu método de estudo. O objetivo é dar ao seu adolescente exposição ao valor de se estudar um livro inteiro do começo ao fim, em vez de apenas estudar topicamente ou devocionalmente. Se em sua igreja estāo pregando uma série de sermões baseados em um livro inteiro da Bíblia, você pode alinhar suas discussões com o cronograma de pregação para adicionar outra camada ao que estāo aprendendo.

2. Obtenha uma cópia do livro selecionado da Bíblia que tenha espaço para fazer anotações.

É possível fazer isto copiando um capítulo de cada vez da Bible Gateway para um arquivo. Defina as margens como largas e o espaçamento para 1,5 para que haja espaço para escrever. Ou, você pode comprar essas excelentes bíblias de anotação se quiser algo pronto, utilizável e atraente. Obtenha uma cópia para você e outra para seu filho.

3. Defina uma programação para se reunirem uma vez por semana para uma conversa de 30 minutos.

Use um plano de leitura para ajudá-lo a dividir o texto em incrementos factíveis. A maioria dos planos de leitura é configurada para a leitura diária da Bíblia completa durante um período específico de tempo. Simplesmente transforme as porções diárias em semanais para o livro de sua escolha. Por exemplo, um plano de leitura da ESV (NT – traduçāo inglesa da Bíblia) cobre o livro de Tiago em oito dias, mas você pode fazê-lo em oito semanas usando as mesmas divisões de texto. Crie um cronograma para os tempos de conversa que anotem datas e textos a serem discutidas. Um cronograma para Tiago pode ser assim:

Discussão / Semana:
1 perguntas de introdução
2 Tiago 1
3 Tiago 2:1–13
4 Tiago 2:14–26
5 Tiago 3:1–12
6 Tiago 3:13–18
7 Tiago 4:1–10
8 Tiago 4:11–5:12
9 Tiago 5:13–20

4. Tenha uma visão panorâmica.

Para sua primeira conversa, peça ao seu filho adolescente que responda às seguintes perguntas sobre o livro que você escolheu:

Quem escreveu o livro?
Para quem foi escrito?
Quando foi escrito?
Em que estilo literário foi escrito?
Quais são os temas centrais do livro?

Um bom estudo bíblico pode fornecer as respostas a estas perguntas, ou um recurso online.

Ao lerem juntos o livro que escolheram, ajude seu filho a pensar sobre como as respostas a essas perguntas moldam sua compreensão da mensagem do livro.

5. Prepare-se para a conversa.

A cada semana, antes de se reunirem para discutir o texto, você e seu filho devem se preparar fazendo o seguinte:

Leia o texto da semana do começo ao fim.
Na margem da cópia do texto:
Escreva (ou faça um desenho) da ideia principal do texto.
Escreva um resumo de uma a duas frases sobre o que leu.
Identifique um atributo de Deus que a passagem está ensinando. (Aqui está uma lista de atributos que podem ajudar seu adolescente a praticar a leitura da Bíblia com um foco em direção à Deus.)
Escreva duas coisas que você notou na margem.
Escreva duas perguntas sobre aquilo que leu.

6. Reunam-se para discutir.

Repassem o que cada um de vocês anotou em sua cópia do texto durante seu tempo de estudo pessoal. Compare suas respostas, observações e perguntas. Procure respostas para suas perguntas em um comentário acessível ou numa Bíblia de estudo. Pode-se também pesquisar as respostas após o estudo e discuti-las na semana seguinte.

Em seguida, explore as seguintes questões em conjunto:

Como este texto se encaixa no livro como um todo? Como é que flui do texto anterior?
Como este texto poderia ministrar ao seu público original?
Como pode ministrar a nós hoje?
Há algum pecado a ser confessado?
Há motivos de gratidāo ou de louvor a Deus?
Há uma promessa ou verdade na qual confiar?
Há alguma atitude a ser mudada ou algum motivo a ser examinado?
Há um mandamento a ser obedecido ou algum exemplo a ser imitado?
Há algum erro a ser confrontado ou a ser evitado?
(Note que esta é uma rica oportunidade de praticar e modelar a vulnerabilidade com seu filho adolescente nessas questões.)

7. Orem juntos.

Finalmente, peça ao Espírito Santo para ajudá-los a aplicarem aquilo que aprenderam.

Os anos da adolescência são anos de discipulado cruciais para nossos filhos. Nestes anos, eles sentem uma inquietude para entrarem logo na maturidade adulta, mas freqüentemente acompanhada de falta de clareza sobre como fazê-lo. Dê-lhes ferramentas de tamanho adulto para manejarem bem suas Bíblias e ajude-os a aprender como usá-las. Incentive-os a usar materiais devocionais e tópicos como suplementos, mas não como substitutos do estudo direto da própria Bíblia. Modele bons hábitos de leitura da Bíblia. E, acima de tudo, saboreie o aprendizado compartilhado que resulta quando um pai e um adolescente se sentam para abrirem juntos a Palavra.

Traduzido por Thaisa Marques

 

 

CARREGAR MAIS
Loading