×
Procurar

Querido Tommy,

Este não é o seu nome de verdade. Mas eu sei o seu verdadeiro nome. Começa com A. Seu pai me contou seu nome. Sei que você tem 11 anos de idade e creio que seus pais querem ser missionários.

Após ter pregado na Carolina do Sul, recentemente, seu pai veio até mim e me entregou um bilhete com o e-mail dele e com seu nome. Ele me pediu para escrever para você. Ele estava muito sério e disse que você tinha uma pergunta séria. A pergunta era mais ou menos essa:

Se Deus promete atender a todas as nossas necessidades, por que sentimos fome?

Eu tinha acabado de pregar sobre a total autoridade de Jesus sobre todas as coisas. Não tive a chance de conversar com seu pai por muito tempo. Mas acho que ele concordou com o que eu disse. Então, ele quis saber como eu iria responder à sua pergunta.

Parece que sua família vem passando por alguns momentos difíceis. Sinto muito por isso. Eu fico triste. A Bíblia diz que você e eu somos parte de um mesmo corpo. Você é como um braço e eu, como uma perna. Isso significa que quando você está tendo um momento difícil, eu posso sentir, porque a Bíblia diz: “Se um membro sofre, todos sofrem juntos” (1Co 12:26).

A Bíblia também diz que o amor de Deus nos faz querer ajudar as pessoas necessitadas. “Se alguém possuir recursos deste mundo e vir o seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?” 1Jo 3:17. Então, se eu puder ajudá-lo com alguma coisa que você precisa, por favor me avise.

Mas o que seu pai pediu não foi dinheiro. Ele pediu uma resposta à sua pergunta. Isso significa que seu pai te ama muito. Ele quer que você tenha a verdade em seu coração, mas também que haja comida para você comer. Ele sabe que existem algumas situações em que a verdade no coração é mais importante do que o alimento no estômago. Vou te contar sobre uma dessas situações daqui a pouco.

Tommy, vou te contar algumas coisas que eu disse ao seu pai e a todas as pessoas que estavam nesse encontro, na Carolina do Sul. Estas são as coisas que realmente validam a sua pergunta.

Deus Governa as Menores Coisas

Jesus disse, “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra” (Mt 28:18). Bom, isso significa que Jesus é o governante absoluto sobre o mundo e tudo o que nele há, incluindo quanta comida há na sua geladeira, que tipo de carro sua família tem, que tipo de casa você mora e quantos brinquedos você tem.

Você sabe o que é um pardal? Você provavelmente já viu muitos deles onde você mora. Jesus sabia tudo sobre esses passarinhos. Eles estavam em toda parte. Tantos que você não podia contá-los. Um dia, Jesus disse: “Não se vendem dois pardais por uma moeda? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai” (Mt 10:29).

Isto é incrível! Há tantos deles! Milhões em todo o mundo. E Deus conhece cada um deles, e tem tanto poder sobre eles, que nenhum deles cai no chão ou morre sem que isso seja plano de Deus.

O que Jesus estava tentando nos ensinar quando disse isso? Será que Ele não estava tentando nos ajudar a ver que, mesmo as menores coisas em nossas vidas, estão sob o controle de Deus? Coisas como bilhões de brisas por todo o mundo, e inúmeras ondas no oceano. Ele orienta tudo.

Jesus Tem Poder Sobre Todas as Coisas

A Bíblia diz que Ele tem. Jesus fez o vento parar e as ondas se acalmarem. E seus discípulos disseram: “Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?” (Lc 8:25). Eles estavam certos. O vento e as ondas obedecem a Jesus. Eles fazem o que lhes é dito. Ele ainda ordena assim, hoje. Porque a Bíblia diz: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb 13:8).

É por isso que a sua pergunta é tão importante. E se a sua família passar por um momento muito difícil? E se vocês, querendo ser missionários, oraram e o dinheiro não veio da maneira que vocês pensaram? E se mal houver dinheiro para pagar o aluguel e comprar comida?

Será que isso significa que Jesus perdeu um pouco do Seu poder? Significa que Ele não se importa com vocês ou que sua família pecou e está sendo punida?

Tommy, não significa nada disso.

Você Não Está Sendo Punido

Não há como Jesus perder o Seu poder. Ele é Deus! (Jo 1:1-2). E “para Deus tudo é possível” (Mc 10:27).

Ele nunca para de cuidar do Seu povo. “Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mt 10:31), e se Ele cuida deles, quanto mais de você! Então a Bíblia diz com total verdade: “Deus cuida de você.” (1Pe 5:7). Ele realmente cuida – até dos detalhes de comida, roupas e onde morar.

E você não está sendo punido por causa de seus pecados, também. Como eu sei disso? Porque você e seus pais são cristãos. Vocês confiam em Jesus. E vocês sabem o que isso significa! Isso significa que Jesus morreu por vocês! E você entende isso, não é? Quer dizer que “Ele carregou em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados” (1Pe 2:24). E se ele carregou seus pecados, Tommy, você não precisa carregá-los! E sua família também não. Não há mais castigo, porque Jesus já sofreu essa punição por vocês! “Todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados” (At 10:43).

Então, quando você passar por momentos difíceis – quando não houver comida suficiente e você estiver com fome – isso não significa que Jesus perdeu Seu poder, ou deixou de cuidar de você, ou começou a castigá-lo. Não, não, não. Não é isso que significa.

Nada Pode Nos Separar de Cristo

O que significa é que ele está amando você com um amor intenso. E há um jeito de saber como. O apóstolo Paulo perguntou: “Quem nos separará do amor de Cristo?” Paulo sabe que Cristo ama o Seu povo. Ele ama você e sua família, Tommy. Então, Paulo pergunta: Alguma coisa pode separá-lo desse amor?

Ele fala até de não ter comida suficiente! Isso pode separar você do amor de Jesus? Ele diz: “Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?” (Rm 8:35). Você sabe o que é ter fome, não é? É quando muitas pessoas não têm comida suficiente. Alguns podem até mesmo morrer. Isso acontece com os cristãos, às vezes. E isso pode nos separar do amor de Jesus?

Paulo responde: “Não”! Então, ele vai ainda mais longe e diz: “Em todas estas coisas – incluindo a fome – somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Rm 8:35–37). Observe a palavra “em”. Em todas estas coisas – enquanto elas estão acontecendo – somos vencedores. Na fome – quando não temos comida suficiente – somos mais do que vencedores. Na fome, Jesus nos ama! Quando não há comida suficiente para nós, Jesus nos ama.

Um Amor Intenso

Tommy, eu entenderei se você disser: “Isso não se parece com amor.” Não, não se parece mesmo. Mas pense nisso comigo. Quando um médico coloca pontos em seu queixo, porque você o cortou e ele está aberto, isso dói. Mas ele está amando você. Quando um pastor puxa uma ovelha de um espinheiro, isso pode machucá-la. Mas o pastor está cuidando da ovelha. Quando um bombeiro te joga de uma janela em chamas para os braços do bombeiro lá embaixo, a queda te machuca. Mas eles estão te salvando. E se seu pai te corrige sempre, você pode ter certeza que ele faz isso só porque ele te ama, e quer que você seja forte, bom e feliz para sempre.

Eu chamo isso de amor intenso. Isso dói. Por que, às vezes, Jesus nos ama desta maneira? Por que Ele nos deixa passar fome? A Bíblia nos diz algumas das razões pelas quais Ele nos ama com este amor intenso.

Por exemplo, ela nos diz que Ele quer que nós O amemos mais do que amamos a comida – ou qualquer outra coisa, mais até do que amamos nossos pais. Jesus disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim” (Mt 10:37). Jesus quer que confiemos nEle, que O amemos, O queiramos mais do que desejamos a comida, nossos pais, roupas ou mesmo a vida.

Por isso, às vezes Ele tira o que nós queremos a fim de nos testar, e também para nos ajudar a confiar nEle mais do que em qualquer coisa. Uma vez, Paulo estava sofrendo tanto que achou que ia morrer. Mas ele sabia que o propósito de Deus era bom. Deus o estava amando com um amor intenso. Então Paulo disse: “Tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim no Deus que ressuscita os mortos” (2Co 1:9). O bom propósito de Deus na dor de Paulo foi para ajudá-lo a confiar nEle, ao invés de na saúde e na vida.

Deus Sabe do que Precisamos

Outro motivo para não termos dinheiro suficiente, ou comida, ou roupa, é que Deus está nos capacitando a viver da maneira certa. Ele está nos ajudando a ser santos, ou justos. Portanto, a Bíblia diz: “Toda a disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça” (Hb 12:11). Nossa dor é como a dor do corredor que está exercitando-se além do seu limite. Mais tarde, aquele treinamento doloroso irá ajudá-lo a vencer a corrida.

Jesus está sempre amando você, Tommy, mesmo quando Ele te ama com esse amor intenso. Ele quer que você confie mais nEle, e aprenda a viver para o que realmente importa. Comida é importante. Mas não é o mais importante.

Você pode perguntar: “Mas e a promessa?” Jesus não disse que se buscarmos o seu reino em primeiro lugar, “todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33)? E Paulo não disse: “E o meu Deus há de suprir cada uma de vossas necessidades” (Fp 4:19)? Sim, eles disseram isso, e é verdade.

Mas a promessa de atender a todas as “necessidades” não é o mesmo que a promessa de atender a tudo o que “queremos”, ou até mesmo tudo o que pensamos que precisamos. Você se lembra quando você era pequeno e queria doces, e sua mãe dizia: “Não. Está muito perto do jantar”. Ou talvez você tenha visto uma faca afiada e queria brincar com ela, mas seu pai disse: “Não. Você pode cortar-se”. Naquele momento, você achou que o doce e a faca eram “necessidades”. Talvez você até tenha chorado quando não os teve. Mas seus pais sabiam o que era bom para você.

Assim é com um Deus onisciente. Ele sabe do que mais precisamos, a fim de tornar-nos o tipo de pessoas que Ele quer que sejamos. E às vezes o que nós precisamos é de amor intenso, e não terno amor. Ele retém, às vezes, coisas boas de nós porque tem planos melhores. Ele enverga a nossa fé como um galho – quase ao ponto de quebrar. Seu propósito não é quebrá-la, mas torná-la mais forte.

Nos Preparando Para Algo Excelente

Então, Tommy, essa é a minha resposta de por que sua família tem passado por alguns momentos difíceis. Ele tem grandes planos para você. Ele pretende usar você e sua família em algo grandioso. Mas este trabalho vai ser difícil. Pode ser perigoso. Ele está preparando sua família para isso. Você está sendo treinado para uma corrida longa e difícil. Você está sendo condicionado.

Você se lembra do que eu disse há poucos minutos? Eu disse: “Deus sabe que existem algumas situações em que a verdade no coração é mais importante do que o alimento no estômago.” Eu disse que iria contar-lhe sobre uma dessas situações.

Certa vez, havia um grupo de cristãos corajosos que foram colocadas na prisão por falar às pessoas sobre Jesus. Jesus veio a eles através do apóstolo João e os encorajou com uma promessa. Ele disse: “Tereis tribulações por dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2:10).

Em outras palavras, ele não prometeu tirá-los da prisão. Ele prometeu recompensar sua fidelidade com a coroa da vida no céu. Pense sobre isso: O que era mais importante para eles, comida no estômago ou a verdade em seus corações?

Eles estavam indo morrer por Jesus. Ele lhes disse isso. A comida não iria fazer-lhes bem, absolutamente. Do que eles precisavam mais do que qualquer coisa? Eles precisavam de fé. “Sê fiel até a morte.” De onde vem a fé? Ela vem da verdade no coração. Promessas verdadeiras de Deus – que Ele vai cuidar de você. Mesmo se você morrer, Ele vai cuidar de você. Você está seguro.

Então, quando seu pai me pediu para escrever-lhe uma carta sobre a verdade do amor de Deus, mesmo quando você estava com fome, Deus estava te amando. Ele sabe que a verdade em seu coração é mais importante que a comida em seu estômago.

Deus sabe que está preparando você – e sua família – para algo grandioso. Você está sendo testado, treinado, preparado. Estou animado em ver o que Deus fará.

Fique firme na verdade de Jesus, Tommy.

Seu amigo,

John Piper.

Publicado originalmente em Desiringgod.org

Traduzido por Alessa Mesquita do Couto.

CARREGAR MAIS
Loading