×
Procurar

“Pastor John, obrigada por este podcast e por sua franqueza. Sendo bem sincera, sou uma mulher solteira de 22 anos, obcecada com minha aparência física e com o desejo de que os outros me achem bonita. Deus definitivamente me tem transformado, pois já não compro tantas roupas ou outras coisas materiais como costumava fazer. Ele também me tem dado a vontade de usar roupas discretas. Mesmo assim, ainda me importo muito com a minha aparência e tenho dificuldade de comprar roupas discretas porque acho as roupas provocativas mais sexy. A verdade é que acho que confio mais na minha aparência do que em Deus para conseguir um marido. Estou sempre em busca de elogios, e quando consigo um, meu ego é alimentado. Mas, quando isso não acontece, meu ego anseia por atenção. Eu odeio julgar a mim mesma e aos outros pela aparência física. Isso é cansativo, repugnante e não agrada ao Senhor. Não quero ser como as mulheres em Isaías 3.16-26. Por favor, ajude-me a entender como cultivar a beleza em meu coração e em minha fé somente em Deus”.

Pastor John Piper responde:

Uma das coisas que a nossa amiga de 22 anos não nos conta é para onde ela tem direcionado seus olhos. Para começar, devo dizer que o riacho que desemboca no rio da sensualidade necessita ser cortado. Se passamos horas a fio assistindo televisão, filmes e vídeos, é difícil sermos libertados da escravidão de querer parecer sexy.

O que você descreve é uma escravidão, porque esse desejo, essa escravidão, é continuamente alimentada e fortalecida tanto de forma descarada quanto de forma sutil, em quase todas as propagandas e na mídia. Quando você acha que encontrou um programa que não desperta esse desejo, aparece aquela cena específica, e, então, todo o esforço feito no mês inteiro para mortificar o pecado vai por água abaixo.

Guarda os Teus Olhos

Vamos resgatar as palavras de Jesus e aplicá-las às mulheres. Não sei quantas mulheres fazem isso, mas todos deveríamos observar essas palavras. Os homens não necessitam mudar a linguagem utilizada no texto porque ela é dirigida diretamente a nós. É um problema nosso.

As mulheres, no entanto, devem fazer isto: peguem as palavras de Jesus dirigidas aos homens em Mateus 5.27-29 e as convertam em linguagem apropriada para as mulheres. Com base nas perguntas que temos recebido no programa, não só os homens, mas também as mulheres sofrem grande tentação sexual. Podem acreditar.

Eis as palavras que Jesus usaria hoje: “Vocês ouviram que o foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Mulheres, não cometam adultério. Posso afirmar que toda mulher que olha para um homem, usa roupas sexy, assiste a uma cena de beijo na televisão, lê (ou escuta) sobre relações sexuais numa novela ou faz qualquer outra coisa que alimenta o seu desejo de contemplar o sexo com seus olhos, já cometeu adultério em seu coração.”. Ele, certamente, não será mais clemente com as mulheres que com os homens. “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno.”. Jesus diz isso a homens e mulheres.

Agora, quando Jesus diz “arranca o teu olho”, certamente significa, no mínimo, que é para parar de usar o olho para alimentar o desejo. Talvez seja impossível evitar todas as imagens que possam despertar desejos pecaminosos em nossa cultura, mas é possível manter os olhos longe de muitas delas. É possível escolher olhar para coisas dignas, sagradas e bonitas. “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.” (Filipenses 4.8). Certamente, Paulo disse isso por causa do princípio de “garbage in, garbage out” [se entrar lixo, sai lixo]. Se entrar “sexy”, sai “sexy”.

O princípio aqui é o seguinte: encontre as fontes que alimentam o desejo sexual e corte-as.

A Raiz do Problema

Nossa amiga diz: “Mesmo assim, ainda me importo muito com a minha aparência e tenho dificuldade de comprar roupas discretas porque acho as roupas provocativas mais sexy.”. Bem, claro que a roupa provocativa é mais sexy. A questão é: por que você quer oferecer a sua sensualidade a todos ao seu redor? Ela sugere parte da resposta na próxima frase: “A verdade é que acho que confio mais na minha aparência do que em Deus para conseguir um marido. Creio que esta é a raiz do problema.”

Pessoalmente, duvido disso. Duvido que essa seja a raiz do problema, já que há muitas mulheres casadas que pretendem continuar casadas, mas tentam parecer sexy para todos. Assim como há muitas mulheres solteiras que não têm a intenção de se casar em breve, mas que também tentam parecer sexy para todos.

Duvido que o desejo de ter um marido seja a raiz do problema, mas, já que ela levantou a questão, vamos falar sobre isso. Obviamente, isso é um grande problema para ela. O cara que é atraído pela sensualidade não é um cara para casar. Repito: o cara que é atraído pela sensualidade não é um cara para casar.

Jesus está dizendo a esse cara que ele deve arrancar o olho em vez de olhar para você quando está vestida assim. Não vai funcionar. Não vai dar certo.

Sensualidade é Poder

É óbvio que a sensualidade é poder. Isso tem muito mais a ver com a raiz do problema, não é mesmo? Muitas mulheres sabem que usar roupas provocativas lhes dá mais poder. Mas, olha que cilada: a sensualidade dá mais poder a quem quer fisgar um homem pelos hormônios, e não pelo coração.

Deixa eu ser um pouco mais indelicado. Tudo bem eu ser mais indelicado sobre essa questão? A sensualidade dá mais poder a quem quer pegar um homem pela virilha, e não pela santidade. É óbvio! Não precisa ser um gênio para entender. Essa não é a maneira certa de encontrar um marido. Por favor, não é. Confie em mim. Você tem a idade da minha filha.

Em Busca de Aceitação

Creio, porém, que há uma outra frase mais relevante na mensagem da nossa ouvinte, que vai mais fundo do que o desejo de ter um marido, e que é o cerne da questão. Ela diz: “Estou sempre em busca de elogios, e quando consigo um, meu ego é alimentado. Mas, quando isso não acontece, meu ego anseia por atenção”.

Isso sim é verdade, e não é exclusividade das mulheres. Eu mesmo, John Piper, sou tão vulnerável quanto qualquer outra pessoa. Isso é absoluta e profundamente humano. Tem tudo a ver com a essência do que nos torna pecadores caídos. Jesus disse que os fariseus viviam em função da aprovação e do elogio das outras pessoas, o que Ele afirmou ser um dos objetivos mais mortíferos do mundo. Ele disse em João 5.44 que isso impede alguém de crer em Jesus: “Como podeis crer, vós os que aceitais glória uns dos outros e, contudo, não procurais a glória que vem do Deus único?”.

Esta é uma das sentenças mais condenatórias da Bíblia para aqueles que vivem para o louvor das outras pessoas, porque os impede de abraçar a Jesus como Salvador, Senhor e Tesouro.

A Verdadeira Beleza

Paulo disse em Romanos 2.28-29 que o cristianismo verdadeiro não é exterior e físico, mas sim interior, algo que vem do coração, pelo Espírito. Para o verdadeiro cristão, o mais importante é isto: “Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus.” (Romanos 2.29 NVI). Ó, Deus, que seja assim para todos nós. Essa é a principal questão da vida. Onde a mulher deve buscar aceitação, amor, reconhecimento, significado e satisfação? Quando lemos sobre a beleza superficial e externa que 1 Pedro desaprova, muitas vezes, paramos a leitura logo antes de chegar ao versículo-chave, 1 Pedro 3.5.

É isto que quero dizer, e que o versículo diz: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus.” (1 Pedro 3.3-4). É justamente aí que muitas vezes paramos de ler. Mas veja o que se segue: “Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus…”. E ainda termina dizendo que você pode ser como essas mulheres santas: “…vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.”.

Esperança destemida em Deus: essa é a grande necessidade de homens e mulheres. Deus é 10.000 vezes melhor que qualquer marido. Seu olhar de aprovação e graça é 10.000 vezes mais valioso que o de qualquer homem dominado pelos hormônios ou de qualquer mulher que diga “que roupa bonita”. Como é maravilhosa, gratificante e significativa a identidade que Deus nos oferece em Jesus.

Gostaria de saber o nome dela, mas aí vai o meu recado para a nossa amiga (amiga sincera de 22 anos que representa milhares): peça ao Senhor que torne isto profunda, pessoal, e até mesmo sexualmente suficiente: “Não temas, porque eu te remi…chamei-te pelo teu nome, tu és [minha]. Visto que foste precios[a] aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida. Não temas, pois, porque sou contigo… a todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória, e que formei, e fiz.” (Isaías 43.1, 4-5, 7).

Publicado originalmente em DesiringGod.org.

Traduzido por Renata Jarillo.

 

CARREGAR MAIS
Loading