×
Procurar

O mundo pode ser realmente confuso para os adolescentes. Estamos crescendo em um panorama de mudanças morais, onde os desafios mais prementes e os críticos mais influentes da cultura estão sempre mudando e perpetuamente gerando conflitos. Observamos escândalos e chavões, terrorismo e Trump, novas éticas sexuais e ásperas tensões raciais, e nos perguntamos: como devemos pensar sobre tudo isto?

A sociedade secular lança suas próprias respostas à nossa frente, mas elas nunca são compatíveis com uma visão de mundo cristã.

Proponho uma ferramenta melhor para responder às questões de adolescentes que, como eu, seguem a Cristo: a teologia.

Por Que Teologia para Adolescentes?

Tenho certeza de que todos sabemos o que é a teologia. Mas, às vezes, as pessoas têm concepções tão carregadas de nuances e experiências sobre o que uma palavra significa, que elas obscurecem a simples definição. Quero que saibam que estou falando sobre a mais simples definição de teologia: o estudo de Deus.

Como uma adolescente que segue a Jesus, creio que estudar o caráter de Deus é o que os adolescentes necessitam, para enfrentarmos nosso mundo terrivelmente complicado. É o que nos dará uma esperança duradoura para enfrentarmos nossos futuros com um firme compromisso com a verdade de Deus.

Deixe-me explicar como a teologia responde as nossas maiores perguntas e atende às nossas maiores necessidades. Claro, este é apenas um começo muito breve, mas começa o processo.

1. Estudar a justiça de Deus nos capacita para fazer o que é certo.

Na Palavra de Deus, descobrimos que Deus odeia o mal (Zc 8.16–17) e ama a verdade. Ele se preocupa com os oprimidos e os marginalizados, e Ele valoriza todas as vidas.

Conhecer esta característica de Deus dá aos adolescentes o desejo de se preocuparem com a justiça também. Isto nos impulsiona a defender os oprimidos e sem voz, e a nos posicionarmos contra a injustiça que observamos. Nos mostra a importância da submissão às autoridades dadas por Deus, nossos pais, pastores, professores e governo. E alimenta nossa obediência à Palavra de Deus como o último padrão de justiça.

2. Estudar o amor de Deus nos dá um fundamento para todos os nossos relacionamentos.

Deus ama a seu povo incondicionalmente (Ne 1.5; Jo 16.27). Ele não mostra favoritismo, e seu amor nunca é egoísta. Este amor nāo pode ser interrompido ou esgotado, pois é não meritório e é imerecido.

Conhecer esta característica de Deus compele os adolescentes a amarem os outros por causa do amor de Deus por nós. Isto nos obriga a amar aqueles que são mais difíceis de amar, sejam do Estado Islâmico ou os valentões que fazem bullying nas escolas, ao mesmo tempo em que continuamos a odiar nossos próprios pecados. Nos obriga a lutar contra o racismo, o sexismo e qualquer outra ideologia que desconsidera o valor inerente de todo ser humano. Nos compele a abraçar a compaixão e a misericórdia.

3. Estudar a santidade de Deus nos revela quem somos e qual é o nosso propósito.

Por ser extremamente perfeito e totalmente separado de nós (2 Sm 22.31), Deus odeia o pecado (Amós 6.8). Compreender a beleza de sua santidade ajuda os adolescentes a entender nosso próprio pecado e a necessidade de guerra persistente contra ele. Nos dá uma perspectiva mais bíblica e realista do mundo. Nos leva a nos arrependermos do pecado em nossas próprias vidas e a buscar a responsabilidade de prestarmos contas àqueles mais idosos e mais sábios. E demonstra para nós como buscar ativamente a santidade, seja nas mídias sociais, na escola e no trabalho, com pais e amigos, e em todas as esferas da vida.

4. Estudar a soberania de Deus nos dá respostas em meio à confusão cultural.

Deus não é caótico, caprichoso ou imprevisível; Ele tem controle perfeito do universo (Atos 2.23). Conhecer este atributo de Deus evita que adolescentes se sintam desencorajados no mundo. Quando a política parece nāo trazer esperança ou os terroristas atacam ou recebemos uma nota injusta na escola, podemos nos contentar em nossas circunstâncias porque Deus reina. Quando perguntamos “Por que isto está acontecendo comigo?” ou “Será que Deus se importa com a minha vida?”, a soberania de Deus é nossa resposta. C. S. Lewis explicou bem este ponto:

Agora sei, Senhor, por que não respondes. Tu és a resposta. Perante o teu rosto, as dúvidas desaparecem. Qual outra resposta seria suficiente?

5. Estudar a bondade de Deus nos dá conforto em nossa dor.

Deus não é maldoso. Ele não tem por objetivo destruir todo tipo de diversão, brincando com nossas vidas como se fosse um jogo de tabuleiro (Marcos 10.18). Ele é completamente bom, infalivelmente amoroso e está sempre fazendo o que é certo e melhor para nós.

Conhecer esta característica de Deus dá aos adolescentes um fundamento sólido de fé em meio ao sofrimento. Podemos sentir paz sobre nossos futuros incertos. Podemos ter certeza de nossa salvação e combater as pressões das dúvidas. Podemos confiar em Deus em meio aos desafios, problemas e fracassos cotidianos com uma garantia inabalável de sua bondade.

Ensinem-nos Aquilo Do Que Necessitamos 

Tenho 18 anos. Estudei e fui ensinada sobre teologia toda a minha vida. Isso me deu muitas coisas: um relacionamento mais rico com Deus; um relacionamento mais forte e mais submisso com meus pais; um relacionamento mais criterioso com meus amigos; uma abordagem mais edificante para as mídias sociais; um desejo zeloso de fazer o meu melhor na escola; uma visão de mundo bíblica; uma visão maior para o meu futuro; e uma maior paixão por seguir a Deus, não importa quais sejam as circunstâncias.

Desejo este tipo de vida para todos os adolescentes, e creio que todos os leitores deste texto também o querem. Portanto, pais, pastores, líderes de jovens, membros da igreja, por favor ensinem-nos teologia. Mais do que qualquer outra coisa, precisamos conhecer a Deus. Ele é a resposta para nossas dúvidas, a solução para nossos problemas, o único digno de nossa adoração e confiança.

Necessitamos Dele, o que significa que necessitamos de sermos ensinados a Seu respeito.

O que significa que necessitamos de teologia. 
 

Traduzido por Raul Flores 

CARREGAR MAIS
Loading