×
Procurar

O velho catecismo o diz muito bem: O fim principal do homem é glorificar a Deus e encontrar prazer nele para sempre. Você e eu existimos para a glória de Deus. Na verdade, todas as coisas existem para a glória de Deus. Isto nós entendemos. Mas como? Como devemos glorificar a Deus? Gostaria de listar 4 maneiras simples de glorificarmos a Deus hoje e a cada dia.

Glorificar a Deus ao Admirá-Lo

Pode-se glorificar a Deus ao admirá-lo, simplesmente o apreciando por quem ele é, e pelo que fez. Em toda a Bíblia podemos ver muitos exemplos de ambas as coisas.

Considere Paulo admirando a Deus no final de Romanos 11. Paulo passou todo esse tempo discutindo a grande necessidade do homem e a grande provisão de Deus em Jesus Cristo, e aí ele simplesmente não pôde se conter: “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente.”. Ele simplesmente tem de irromper neste pequeno hino de adoração, esta pequena canção que glorifica a Deus.

Pode-se também admirar a Deus por quem ele é, considerando Seu caráter e atributos. Vemos isto na pequena doxologia no final de Judas: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém”. Judas considera quem Deus é e aí naturalmente o glorifica.

Pode-se glorificar a Deus através da admiração de Seu caráter e Seus caminhos. Você faz com que admirar a Deus seja um hábito?

Glorificar a Deus ao Adorá-lo

Pode-se glorificar a Deus pela adoração a Deus. Pense no Salmo 29, o qual começa assim:

Tributai ao SENHOR ó filhos dos poderosos, 
tributai ao SENHOR glória e força. 
Tributai ao SENHOR a glória devida ao seu nome; 
adorai o SENHOR vestidos de trajes santos. 
o DEUS da glória troveja;
troveja o DEUS da glória;
o SENHOR está sobre as muitas águas. 
A voz do SENHOR é poderosa; 
a voz do SENHOR é cheia de majestade.

A adoração é um dos grandes privilégios da vida cristã (e é por isso que recentemente perguntei “O Que Eu Perderia Se Perdesse a Adoração?”). Adorar a Deus é tributar a ele o seu próprio valor. É “a arte de se perder na adoração a outro”. Quando o adoramos, damos a ele honra, o engrandecemos aos olhos daqueles que se juntam a nós. Declaramos que ele é o ponto e o objetivo de todo o nosso mundo e toda a nossa existência. Deus é glorificado neste tipo de adoração abnegada.

Você ama adorar? Aproveita todas as oportunidades que tem para adorar? Você adora para o bem de Deus e para a glória de Deus?

Glorificar a Deus ao Obedecê-lo

Pode-se glorificar a Deus ao obedecê-lo. Isto é verdade, seja esta obediência expressa através do caráter ou por atitudes. Glorificamos a Deus ao viver uma vida de obediência, fazendo as coisas que ele nos manda fazer e nos recusando a fazer aquilo que ele proíbe. O Novo Testamento nos diz muito claramente que há uma velha maneira de viver que Deus nos diz para abandonar, e uma nova maneira de viver que ele nos manda adotar.

Deus é engrandecido, traz gloria ao Seu nome quando paramos de pecar, e quando mortificamos os feitos malignos e os desejos malignos. Deus é engrandecido quando começamos a viver em retidão e, mais ainda, quando desejamos nos comportar retamente. Por quê? Porque isto prova que o poder de Deus está ativo em nós.

Deus é glorificado na sua santidade, não em seu pecado. Você busca crescer em santidade para que Deus seja glorificado? Deus é glorificado em seus atos altruístas, não nos egoístas. Você ama e serve a outros?

Glorificar a Deus ao Deleitar-se Nele

Por fim, pode-se glorificar a Deus nos deleitando nele. Deleitar-se em Deus é ter grande afeto por ele, ter nossos corações movidos por ele, encontrarmos alegria suprema nele. É amar e desejar fazer coisas que o engrandeçam. É nos envolvermos tudo o que somos e tudo que temos, na busca plena por Deus. Como Jesus disse, é “Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento” Quando nos deleitamos em Deus, expressamos um amor livre e disposto por ele. Vemos a Deus como um grande tesouro, que é digno de nossa busca, digno de nossa afeição.
Gosto muito de como Thomas Watson o diz: “Os verdadeiros santos são serafins, ardendo em santo amor por Deus”. Isto pode ser dito de você, que está ardendo em amor por Deus?

Não Há Vida Melhor

Deus faz todas as coisas para Sua glória. Se gravarmos isto em nossas mentes e em nossos corações, isto irá transformar nossa maneira de ver o mundo e a maneira como vivemos no mundo. Mudará tudo. Permitirá que abramos mão do orgulho e de status, para que Deus seja glorificado. Permitirá que desistamos de sonhos de uma vida inteira e de pecados preciosos para que Deus seja glorificado. Permitirá até mesmo que alegremente entreguemos nossas vidas, crendo firmemente que Deus será glorificado. Não há vida melhor do que a que é vivida para o bem de Deus e para Sua glória.

Nota: Estes 4 pontos foram tirados aproximadamente e vagamente do comentário de Thomas Watson sobre o Breve Catecismo de Westminster.

Publicado originalmente em Challies.com.

Traduzido por Ana Flavia Freire.

CARREGAR MAIS
Loading