×
Procurar

Há em cada um de nós uma perigosa tentação de agirmos como hipócritas, isto é, de sermos uma coisa, mas fingirmos ser outra. Há muitos dentro da igreja que são assim: pessoas que afirmam ser cristãs, mas que são, de fato, incrédulos tentando convencer os outros (e talvez a si mesmos) de que são seguidores de Jesus Cristo. São pessoas que não praticam a verdadeira virtude, mas que oferecem versões falsas dela. Judas comparou tais pessoas a nuvens sem água, pois elas parecem estar cheias do Espírito, mas na verdade são desprovidas de bondade verdadeira.

Aqui estão cinco sérias advertências para aqueles que apenas fingem ser piedosos:

1. A hipocrisia irrita a Deus.

Deus odeia hipocrisia e hipócritas (como já escrevi aqui), pois a hipocrisia faz mau uso da religião, se aproveitando de suas leis e decretos para a autopromoção. O hipócrita quer a religião—até mesmo a fé cristã—apenas pelas vantagens que ganha através dela. Não volta seu coração realmente para Deus e não faz o bem ao povo de Deus. Leva a Cristo em sua Bíblia, mas não em seu coração. Serve ao diabo enquanto veste o uniforme de Cristo. Ele será condenado por Deus.

2. A hipocrisia é auto-ilusão.

Muitos hipócritas enganam a si mesmos, pensando que seus atos hipócritas são evidência de piedade verdadeira ou, pior ainda, que têm capacidade para merecer o favor de Deus. Quem coleta dinheiro falso prejudica principalmente a si mesmo. Quem acumula piedade falsa causa o maior dano à sua própria alma. “O hipócrita engana os outros enquanto vive, mas engana a si próprio quando morre”.

3. A hipocrisia é ofensiva para Deus e para o homem.

Os incrédulos odeiam o hipócrita por se fazer parecer piedoso; Deus o odeia por ele simplesmente parecer ser piedoso. Os incrédulos são enganados por seu verniz de piedade e o odeiam por isso; Deus vê através desse verniz e o odeia por não ter mais do que uma camada fina. O hipócrita perde de todas as formas pois se torna inimigo dos incrédulos e de Deus. “Os ímpios odeiam o hipócrita porque ele é quase um cristão, e Deus o odeia justamente porque ele é apenas ‘quase’ um cristão”.

4. A hipocrisia é inútil.

O hipócrita pode trabalhar duro nessa vida, mas, assim que morrer, perderá absolutamente tudo. A única recompensa que poderá desfrutar será ainda nessa vida, pois certamente será condenado na morte. Pode ser que seja elogiado no presente, mas receberá apenas punição no julgamento final.

5. A hipocrisia não traz conforto na morte.

Pessoas que apenas passaram um fino verniz de santidade falsa sobre sua depravação se encontrarão sem esperança e sem conforto em seu leito de morte. Pouca santidade leva a pouca felicidade.

A hipocrisia é um pecado feio e que Deus vilipendia. No entanto, ainda há esperança para o hipócrita, e as palavras de Paulo necessitam ressoar em seus ouvidos: “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Ro 2.4). Aqueles que se voltam para Cristo em arrependimento e fé são purificados de todo pecado, inclusive desse. Então, serão habitados pelo Espírito Santo para que possam remover aquele fino verniz de santidade e, em vez disso, tornarem-se verdadeiramente santos.

Quanto àqueles de nós que realmente são cristãos, mas ainda nos debatemos com a tentação da hipocrisia, devemos orar como Thomas Watson: “Senhor, deixe-me ser qualquer coisa menos hipócrita”, pois ter dois corações exclue uma pessoa do céu. Podemos muito bem nos questionar: “Que bem fará a um homem que outros pensem que ele está no céu quando na realidade estiver no inferno?”.

Traduzido por Rebeca Falavinha.

CARREGAR MAIS
Loading