×
Procurar

Sim, A Pregação Realmente Muda as Pessoas

Se você está no ministério pastoral há algum tempo, já deve ter se perguntado: Será que minha pregação está realmente fazendo alguma coisa? Está tendo algum efeito?

A questão pode ser abordada a partir de vários pontos. Pode ser abordada de um ponto histórico, apontando para os poderosos efeitos da pregação em várias épocas e lugares na história da igreja, notavelmente, desde o início no livro de Atos. Pode ser abordada a partir de um ponto pessoal por meio de histórias – “Deixe-me falar sobre Joe e Mary Black e o que Deus fez em suas vidas por meio da pregação fiel da Palavra de Deus”.

Mas, sem dúvida, a resposta mais convincente será teológica, fundamentada nas realidades apresentadas nas Escrituras sobre quem Deus é, o que ele está fazendo, o que sua Palavra faz, e o que ele pretende que a pregação realize.

Uma Característica Menos Enaltecida

Com razão, enaltecemos a autoridade, a confiabilidade e a suficiência das Escrituras. Mas talvez uma característica pouco enaltecida das Escrituras seja sua eficácia. Por “eficácia”, quero dizer simplesmente a capacidade de realmente realizar aquilo que se pretende.

Provavelmente, a declaração mais clara sobre a eficácia das Escrituras é encontrada em Isaías 55.10-11:

Porque, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Essa é uma declaração poderosa sobre a eficácia da Palavra de Deus, e fornece fundamentos mais do que suficientes para uma profunda convicção no coração de todo pregador fiel. Sem essa convicção, um pastor regularmente se questionará e duvidará da utilidade de sua pregação. Mas com essa convicção plenamente em vigor, um pastor tem todos os motivos para perseverar em sua exposição regular e fiel da Palavra de Deus.

O Que a Palavra de Deus é e o que Ela Faz

Pense nas imagens que a Bíblia usa para falar da Palavra de Deus. É como uma espada (Hb 4.12). É como um martelo (Jr 23.29). Tais imagens evocam eficácia poderosa. Mesmo as imagens menos agressivas de chuva (Isaías 55.10) e semente (Marcos 4.14) refletem eficácia.

E reflita sobre todas as coisas que a Bíblia diz que a Palavra de Deus pode fazer.

  • Ela traz fé. “a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.” (Rm 10.17).
  • Ela dá uma nova vida espiritual. “pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1Pe 1.23).
  • Ela nos ajuda a crescer. “desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação,” (1Pe 2.2).
  • Ela nos santifica. “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (Jo 17.17).
  • Ela penetra e condena. “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4.12).
  • Ela liberta. “Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8.31-32).
  • Ela refresca e renova. “vivifica-me segundo a tua palavra.” (Sl 119.25).
  • Ela revigora nossas almas e alegra nossos corações. “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; … Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração” (Sl 19.7,8).

Todas estas são coisas que a Bíblia afirma que a Palavra de Deus pode fazer em nossas vidas! E há muito mais! Assim, não é de admirar que Davi escreveu: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore” (Sl 1.1-3)? E o mais surpreendente é que Deus ordenou a pregação como o principal meio pelo qual esta poderosa Palavra é levada efetivamente aos seres humanos (cf. 2Tm 4.2).

O Que está em Jogo

Há tanta coisa em jogo em nossa pregação. A vida das pessoas está em jogo. As pessoas estão perdidas, alienadas de Deus necessitando desesperadamente de ouvir a Palavra salvadora de Cristo. A saúde da igreja de Cristo está em jogo. O povo de Deus precisa desesperadamente de instrução e encorajamento vindo da Palavra de Deus. Quando Deus disse a Ezequiel: “acaso, poderão reviver estes ossos” não parecia muito promissor. Mas Deus o instruiu a pregar e o resultado foi absolutamente maravilhoso. (Leia o maravilhoso relato disso em Ez 37.1-14. Preste atenção especial à última linha.)

Existem algumas palavras particularmente encorajadoras encontradas nos primeiros capítulos de Deuteronômio. Muito significativamente, estas palavras foram frequentemente repetidas pelo próprio Jesus: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.” (Dt 8.3; Mt 4.4). Não perca isso. O homem vive pela Palavra de Deus!

É por isso que Deus nos chamou para pregar. O homem natural e não regenerado ganha vida pela Palavra de Deus. E tendo sido trazido à vida pela Palavra, o homem regenerado continua a ser sustentado e nutrido pela Palavra de Deus. Pedro disse isso tão bem. Em um momento brilhante, inspirado pelo espírito, ele falou esta verdade: “para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna” (Jo 6.68).

Colega pregador, Deus prometeu que através deste meio aparentemente fraco e frágil, usando criaturas fracas e frágeis como nós, ele realizará muito. Ele disse isso. Ele prometeu fazer isso. Acredite no que Deus disse. A pregação fiel da Palavra de Deus realiza muito.

Portanto, fique firme, irmão. Faça sua tarefa e depois deixe a Palavra fazer a obra dela, uma obra que Deus Todo-Poderoso prometeu será feita.

Este artigo for publicado originalmente pelo 9Marks: https://www.9marks.org/article/yes-preaching-really-does-change-people/

Traduzido por Felipe Barnabé.

CARREGAR MAIS
Loading