×
Procurar

Alguns de nós podem ler um texto como “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv 4.18) e indagar por que nossa luz ainda parece tão tênue.

O versículo ensina que se estivermos caminhando com o Senhor, nossa vida estará despontando mais e mais com “Cristo em vós, a esperança da glória” (Cl 1.27). Os anos que se passam sob o Seu cuidado devem nos tornar mais envolventes, mais relevantes, mais frutíferos — e não menos. E algum dia em breve Sua glória brilhará em nós como a luz do meio-dia, para jamais esvanecer.

Este artigo é para cada homem jovem que sente que Sua glória está demorando demais para se tornar óbvia. Isto é para cada homem jovem no ministério que se sente inquieto, ávido e ambicioso (com ambição piedosa) por mais oportunidades para terem um impacto para Cristo. É claro, temos motivos variados. Quem não os tem? No entanto, o desejo de ter uma ampla colheita para o evangelho, vem de Deus.

Deus não nos criou para sermos um zero. Ele nos criou à sua imagem e semelhança, como realeza, para fazer com que Seus propósitos neste mundo progridam (Gn 1.26). Você se sente como um homem destinado. Portanto queria refletir sobre a sua trajetória de vida — quais expectativas ter e como navegar bem nesta trajetória. Ofereço minhas reflexões como um homem mais velho, que respeita seus sentimentos. Deixe-me oferecer a você três palavras de conselho, estimuladas pelas Escrituras, para quando seu ministério lhe parecer estar crescendo demasiadamente devagar.

Dê Tempo a Si Mesmo

Primeiro, “Também sejam estes primeiramente experimentados”. (1Tm 3.10). O apóstolo Paulo estabeleceu esta condição para possíveis diáconos. No entanto, que um jovem seja testado, dando a ele tempo para provar seu preparo para liderança, é implícito como condição para os presbíteros também. Um candidato a presbítero necessita ser fiel em seu casamento, apto para ensinar, governar bem sua própria casa, não ser convertido recente, e ter bom testemunho dos de fora (1Tm 3.1–7). Ninguém chega lá rápida ou facilmente.

Pode ser que você se sinta mais pronto do que realmente está. Talvez tenha olhado para um líder cristão mais velho em ação e pensado, “posso fazer o que ele está fazendo – e talvez ainda melhor”. Mas o que aquele homem está fazendo é mais difícil do que parece. Quando um líder sênior tem bom desempenho e pessoas estão dando resposta e o ministério está florescendo, a realidade é esta: No âmago daquele homem, está havendo, momento a momento, uma convergência de compreensões sutis, de habilidades refinadas e de disciplinas maduras, para torná-lo cativante.

Todas estas forças interiores e recursos foram duramente conquistados ao longo de muitos anos — e passando por alguns fracassos também. Por exemplo, quando um pastor faz o ministério parecer fácil, você pode ter certeza de uma coisa: não é. Ele foi testado primeiro. Ele está sendo testado agora. Mesmo nos anos maduros de um homem, o ministério é sempre extremamente exigente. Jubiloso e satisfatório, mas exigente.

Não estou nem o exaltando nem o apequenando. Só estou dizendo que um homem na década dos sessenta anos, caso tenha caminhado humildemente com Deus e tenha se esforçado para continuar crescendo continuamente, é um homem mais profundo do que ele mesmo era na década dos trinta anos. Como poderia ser de outra forma? Portanto, dê tempo a si mesmo. Deus está investindo fielmente em você, além daquilo que você pode ver. Ele o valoriza. Ele o está preparando para a missão final e climática da sua vida e da sua morte. Não se ressinta do Seu processo de amadurecimento ao longo do caminho.

Seu plano, seu cronograma, seus métodos são adequados para prepará-lo para os melhores momentos de sua vida ainda à frente. Mas se seu orgulho não permite que você se rebaixe para primeiro ser testado, você está bloqueando aquele futuro pelo qual anseia. Humilhe-se, seja paciente, vá fundo. E não se esqueça de desfrutar ao longo do caminho. O Senhor está com você e é a seu favor. Obviamente, ele não está com pressa. Por que então você deveria estar?

Agarre-se ao Seu Poder na Fraqueza

Segundo: “o [meu] poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9). Eis por que este versículo familiar está na Bíblia. Em nossa tolice, todos queremos ser formidáveis, impressionantes e notórios, com super-poderes para maravilhar o mundo. Mas como poderiam homens assim pregar a Cristo crucificado (1Co 2.1-5)? Somente homens com cicatrizes podem pregar um Salvador com cicatrizes a pecadores com cicatrizes. Portanto, além das muitas percepções e habilidades que Deus lhe dará, ele também irá machucá-lo. A.W. Tozer disse sabiamente: “É duvidoso que Deus possa abençoar muito um homem até que ele o machuque profundamente”.

Em algum momento de sua vida, Deus irá feri-lo tão extremamente que a autossuficiência da qual você nem sequer está ciente, a autossuficiência com a qual você tem navegado tão consistentemente que lhe parece natural e inocente, ruirá sob a perda e angústia. Você começará a perceber: “Ah, então é isso que significa confiar no Senhor. Necessito dele agora com uma urgência, um desespero, uma seriedade de propósito mais profunda do que nunca.”

E então Deus o livrará. E você sairá daquele sofrimento sendo um santo mais profundo. Será um melhor pregador e pastor e líder, conselheiro, professor e amigo, porque você será um homem melhor—mais parecido com o próprio Cristo ferido.

Mas se você for “bem sucedido” cedo, e multidões de pessoas estão se achegando a você, e a arrogância indiscernível com a qual você cresceu não estiver quebrada, você pode estar em perigo. Vi jovens altamente talentosos caírem e e se espatifarem e perderem anos de ministério frutífero, ou mesmo deixarem o ministério completamente, pelo fato de que o tamanho de sua plataforma excedia seu caráter.

Não inveje aquela “estrela em ascensão”. Pode ser que seja mais precário do que parece. Abaixe-se diante do Senhor. Receba humildemente os golpes, as decepções e insultos que vêm em sua direção. Receba-os “por amor de Cristo” (2Co 12.10). É através deles que o Seu poder virá a repousar sobre você (2Co 12.9).

Não Busque Seu Destino Ardentemente

Terceiro: “O que a mim me concerne o Senhor levará a bom termo” (Sl 138.8). Não é necessário ficar afoito, porque o Senhor tem um propósito para você, e esse propósito pertence a Ele. O poeta John Burroughs não era cristão. Mas seu poema “Waiting” [Esperando] diz uma coisa muito cristã:

Dormindo, acordado, de noite ou de dia,
Os amigos que procuro estão me procurando.
Nenhum vento pode desviar minha barca.
Nem mudar a maré do destino.

Pelo fato de que o Senhor está comprometido com o seu propósito para você, os amigos e as oportunidades que você procura estão procurando por você. Eles estão a seu caminho neste exato momento. Creia e alegre-se enquanto Deus desenrola a história para a qual você nasceu. A melhor maneira de se preparar para o seu futuro é caminhar humilde, frutífera e alegremente com Cristo, exatamente onde você estiver. Ao longo dos anos, ele lhe dará um lugar na primeira fila por testemunhá-lo cumprir seu propósito para você.

Busque O Lugar Mais Baixo

Francis Schaeffer, em seu sermão profético “Não Existem Pequenas Pessoas, Não Existem Pequenos Lugares”, avisou-nos a todos:

Jesus ordena aos cristãos que procurem conscientemente a sala mais baixa. Todos nós — pastores, professores, profissionais religiosos e não profissionais inclusos— somos tentados a dizer: “Ficarei no lugar maior, porque isso me dará maior influência para Jesus Cristo”. Tanto os cristãos individuais quanto as organizações cristãs são vítimas da tentação de racionalizar desta forma, e vamos em frente construindo impérios cada vez maiores. Mas, segundo as Escrituras, isto é ao contrário: Devemos ficar conscientemente no lugar mais baixo, a menos que o próprio Senhor nos enxote para um maior.

Schaeffer explicou que, em um lugar mais baixo e menos intenso de ministério, enfrentamos menos distrações que nos afastem da nossa intimidade com Deus. E é somente em silêncio pessoal diante de Deus que podemos fazer qualquer coisa que seja verdadeiramente poderosa espiritualmente. Somente ao ficarmos quietos diante dele que contribuímos para a verdadeira batalha travada na nossa geração.

Acomode-se no lugar onde está. Aceite inteiramente o seu momento presente. É onde Jesus está mais próximo de você. É onde seus infinitos recursos se abrem para você, momento a momento: “Como é grande a tua bondade, que reservaste aos que te temem” (Sl 31.19).

Originalmente publicado por DesiringGod.org: https://www.desiringgod.org/articles/your-ministry-will-take-a-lifetime

Traduzido por Marq.

CARREGAR MAIS
Loading