×
Procurar

Sete razões pelas quais (alguns) homens não podem ser pastores

Outro dia, finalmente tive a oportunidade de me reunir com um dos meus pastores para tomar um café e conversar. Enquanto conversávamos sobre livros, ministério e coisas que estão acontecendo em nossas vidas, ele mencionou: “Olha, você já viu este vídeo?” Um pastor canadense bastante conhecido havia compartilhado um vídeo satírico sobre porque homens não podem ser pastores. A idéia por trás do vídeo era reorientar as razões ouvidas por mulheres sobre porque elas não podem ser pastoras, para expor o ridículo de cada uma: incluía então muito conteúdo sobre ciclos reprodutivos, mau humor, emocionalismo, e esse tipo de coisa.

Fui para casa e assisti o vídeo. E foi … na realidade, meio bobo. E não me refiro a um tipo de bobagem humorística. Foi triste. Triste, porque se mulheres realmente estão sendo informadas de que não podem ser pastoras por causa dos efeitos do ciclo reprodutivo, então a pessoa dizendo estas coisas precisa ser corrigida, e com bastante firmeza. Aquelas não são razões bíblicas — e sempre que cristãos dizem que acreditam que algo é ou não é aceitável, deve ser por causa do que a Bíblia realmente diz, não porque estamos inventando coisas.

Mas não foi apenas triste por causa deste motivo. Foi triste porque, em seu redirecionamento, a organização fazendo este vídeo cometeu o mesmo erro — deixaram de lidar com o que a Bíblia diz sobre quem pode ou não pode ser pastor. Na verdade, existem várias razões muito boas para que um homem não possa se tornar um pastor ou bispo de acordo com as Escrituras. Aqui estão sete encontradas em 1 Timóteo 3, embora todas elas possam ser resumidas no primeiro ponto:

1. Seu caráter é facilmente impugnado (1 Timóteo 3:2)

“Um bispo deve ser irrepreensível,” escreveu Paulo. Isto simplesmente significa que você é o tipo de homem de quem “ninguém suspeita de irregularidades ou imoralidade.” Devemos ficar chocados quando ouvimos falar sobre imoralidade entre pastores cristãos e presbíteros porque tal coisa deve ser desconhecida entre eles. Não devemos ter momentos de cinismo, porque não deve haver nada sobre eles que nos tornasse cínicos. Estar acima de qualquer suspeita não significa ser perfeito, mas isto significa ser um homem íntegro. Se um homem não o for, então, ele provavelmente não deve ser pastor.

2. Não é apto para ensinar (1 Timóteo 3:2)

Este é um teste decisivo: se um pastor ou presbítero não é apto para ensinar — seja pregando, ou através de alguma outra forma de ensino (que inclui tutoria individual, e escrita) — então ele não pode ser pastor. O ensino é um componente essencial para este ministério, que é baseado na ideia de equipar os santos para fazer o trabalho de ministério (Efésios 4:12).

3. Ele é um intimidador (1 Timóteo 3: 3)

Se um homem tenta intimidar as pessoas a fazerem o que ele quer, grita e repreende os outros, insulta aqueles que não concordam com ele, ele não pode realmente ser chamado de moderado ou respeitável, e provavelmente não deveria também ser chamado de pastor.

4. Ele é dominado por algo que não é Cristo (1 Timóteo 3: 2,3)

Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores — pois sempre terá que escolher entre um e outro. Pessoas gananciosas, por exemplo, veem o ministério como uma oportunidade para se enriquecerem. Prometerão a lua e as estrelas, se uma semente for plantada. Da mesma forma, aqueles que não têm auto-controle são dominados por suas complacências, sejam elas pornografia e sexo (violando assim o tópico de ser “o marido de uma só mulher”), álcool ou até mesmo a comida. Se algo diferente de Cristo reinar soberano em seu coração, esse homem não pode ser pastor.

5. Sua situação familiar é um desastre (1 Timóteo 3: 4-5)

Não me refiro a problemas corriqueiros da vida, como quando os filhos ultrapassam os limites periodicamente ou quando temos divergências ocasionais com nossas esposas. Me refiro a um homem que não é respeitado por seus filhos ou sua esposa, porque não é digno, que tenta coagir pessoas à submissão em vez de ser ele próprio um servo (que por sua vez leva a um desejo de se comportar de forma semelhante). Dica especial: se as palavras, “você tem que se submeter,” saírem dos lábios de um homem, ele provavelmente não deve ser pastor.

6. Ele é um novo convertido (1 Timóteo 3:6)

Esta não é uma advertência contra a juventude, mas sobre o caráter. Um crente maduro pode ter 27 anos, assim como um imaturo 57 anos. O princípio aqui é que um pastor deve ser alguém que não se torne vaidoso por ocupar uma posição especial. Têm caráter suficiente para aceitar a responsabilidade e autoridade com humildade.

7. Tem uma má reputação entre os não crentes (1 Timóteo 3:7)

Os pastores devem ser bem vistos pelos que estão de fora — significando aqueles que não são da fé. Eles podem não gostar dele, mas sua aversão deve ser por causa daquele que ele representa e do evangelho que ele prega, não porque ele é uma pessoa ofensiva. Se um homem é conhecido como sendo uma besta entre seus vizinhos (e há motivos para tal reputação), as chances são de que ele provavelmente não seja muito hospitaleiro. Ele provavelmente também não deveria ser pastor.

Pode-se discutir até à exaustão sobre se as mulheres podem ou não ocupar este cargo. Mas o que creio que é a coisa mais trágica sobre este vídeo bobo que está circulando e sendo visualizado centenas de milhares de vezes, é que ao “inverter o script”, eles perdem a visão do quadro geral — para termos uma conversa real sobre esta questão, temos de lidar com o que a Bíblia diz. Embora eu não considere que há um caso igualitário convincente nas Escrituras, creio que todos podemos concordar que a Bíblia é bem convincente sobre que tipo de homem que jamais deveria ser um pastor.

Traduzido por Claudio L. Chagas.

CARREGAR MAIS
Loading