×
Procurar

Sete Maneiras de Envolver Pequenas Mentes com Grandes Verdades

Não é difícil demais tentar ensinar teologia para crianças pequenas?

Se há uma pergunta que frequentemente faço, é esta. Os professores, com razão, adoram contar histórias bíblicas às crianças, mas quando se trata de ensinar teologia, as coisas ficam um pouco tensas. Sem dúvida, ensinar grandes verdades teológicas requer algum trabalho árduo, mas isso pode ser feito de uma forma maravilhosa.

Aqui estão sete maneiras de fazer com que as grandes verdades ganhem vida para os nossos preciosos pequeninos.

1. Ore

As escrituras repetidamente destacam que as crianças têm a capacidade de compreender verdades espirituais que alguns podem (erroneamente) presumir estar além de suas capacidades cognitivas (Dt. 6.6–7; Mt. 18.3–5). Nunca devemos nos surpreender quando as crianças demonstram compreensão, pois ao ensinarmos sua Palavra, Deus está operando através de seu Espírito e ele pode iluminar suas mentes. Portanto, quando ensinamos grandes verdades, devemos fazê-lo em espírito de oração, nomeando as crianças individualmente e pedindo a Deus que lhes conceda a capacidade de compreender. Devemos também orar por nós mesmos, para que Deus nos dê habilidades para ensinar clara e eficazmente.

2. Torne-o Concreto

Crianças têm dificuldade para entender conceitos abstratos – e as grandes verdades teológicas são geralmente conceitos abstratos! Alguns evitam ensinar teologia para crianças porque creem que as crianças não têm a capacidade intelectual necessária. Mas, em vez de nos atermos às histórias seguras da escola dominical, devemos nos esforçar para transformar ideias teológicas abstratas em exemplos precisos, concretos e tangíveis. É preciso determinação, mas isto pode ser feito com um pouco de imaginação.

3. Comprometa-se a Trabalhar Duro nas Ilustrações

Cada verdade teológica ensinada às crianças deve ser bem ilustrada. As boas ilustrações ajudam as crianças a entenderem como uma grande verdade faz sentido em seus pequenos mundos. Histórias, testemunhos, músicas, atividades, esportes, demonstrações, filmes e até mesmo jogos de computador podem ser usados ​​para ilustrar a importância funcional de cada verdade teológica. Lamentavelmente, frequentemente temos preguiça para buscar ilustrações e produzimos ilustrações previsíveis ou desatualizadas. Para ilustrar bem, devemos conhecer as crianças em nossos grupos, seus interesses e hobbies, suas famílias e amigos, do que gostam e do que não gostam. Boas ilustrações fazem uma enorme diferença ao ensinar teologia às crianças.

4. Utilize sua criatividade

A teologia pode ter uma reputação de ser um pouco monótona – mas isso não tem nada a ver com a teologia e tudo a ver com o professor.

A comunicação de grandes verdades às crianças pequenas deve ser feita de maneira criativa e dinâmica. As crianças gostam de aprender usando métodos multissensoriais: fazendo, vendo e ouvindo. Uma boa lição permitirá que as crianças se envolvam com verdades teológicas através de uma variedade de meios, com cada atividade criativa capacitando-as a compreender um pouco mais do conceito principal.

5. Seja realista

Necessitamos ajudar as crianças a entenderem como cada verdade teológica se aplica a suas vidas cotidianas. Como as crianças não têm maturidade e discernimento, muitas vezes não conseguem estabelecer as conexões entre a teologia e situações da vida real. Necessitamos aplicar a verdade de uma maneira que ilumine suas mentes e emocione seus corações. Nossa instrução deve sempre incluir uma aplicação que seja adequada à idade e claramente compreensível. Através da aplicação, podemos mover a compreensão teológica de pequenas mentes para pequenos corações.

6. Repita-o constantemente

As crianças, bem como os adultos, nunca compreenderão as profundezas e a riqueza das verdades teológicas através de apenas uma exposição. Para que a teologia molde seus corações e mentes, necessitam se envolver com as verdades repetidamente. Não devemos presumir que uma lição por conceito será suficiente. Em vez disso, necessitamos continuamente repetir verdades doutrinárias conhecidas, estabelecer conexões entre essas verdades e mergulhar profundamente em suas implicações. Necessitamos incutir em nossas crianças uma mentalidade de “aprender ao longo da vida”, ajudando-as a aproveitar as oportunidades de lembrar as coisas que aprenderam e se alegrarem quando uma verdade teológica se torna mais clara do que antes.

7. Seja intensamente passional pelas verdades que está ensinando

As atitudes daqueles que os instruem são o que mais influencia as crianças. Elas aprendem através da observação e observam os adultos que desejam ensinar a elas sobre gloriosas verdades a respeito de Deus. Devemos demonstrar às crianças o quanto essas lindas verdades significam para nós mesmos – como elas moldam nossas vidas e nos ajudam a permanecer firmes. Devem entender que, à medida em que nos debatemos com elas e as compreendemos, eles nos fazem amar mais nosso Pai celestial e precioso Salvador. Um ensino apático e insincero é óbvio para as crianças; eles podem distinguir uma pessoa falsa a um quilometro de distância. Portanto, ao nos preparamos para ensinar as crianças, devemos nos assegurar de que nos deliciamos com as verdades teológicas. Que a combinação de nossa comunicação intensamente passional e a obra do Espírito cativem as crianças aos nossos cuidados para a glória de Deus e a edificação de Seu reino.


Nota do editor: O “The New City Catechism Curriculum” [Currículo de Catecismo da Nova Cidade] é 52 lições projetadas para ajudar crianças de 8 a 11 anos a aprenderem as doutrinas centrais da fé cristã em um ambiente de escola dominical, sala de aula ou educação escolar domiciliar. A tradução para o português está disponível online aqui.

Traduzido por Felipe Barnabé.

 

CARREGAR MAIS
Loading