×
Procurar

Quem Escreveu o Obituário de Moisés em Deuteronômio 34?

O que estes livros têm em comum? O sexto volume do Comentário Bíblico de Matthew Henry, O Silmarillion de J. R. R. Tolkien e The Point of It All [O Ponto de Tudo], de Charles Krauthammer. Estes autores morreram antes da conclusão dessas obras. Em cada caso — e existem muitos mais — outro autor editou e concluiu a obra.

A Bíblia não é diferente.

As Escrituras são claras quanto a Moisés ter escrito o Pentateuco, os primeiros cinco livros do Antigo Testamento (Dt 4.14; 5.1-2; 1Rs 2.3; 8.9; 2Rs 14.6; Ed 7.6; Ne 1.7; 8.1; Sl 103.7; Dn 9.13; 2Cr 23.18; 25.4; Ml 4.4; Mt 19.7–8; 22.24; At 3.22; 7.37-38; Rm 10.19; 1Co 9.9; Hb 9.19; Ap 15.3). Manter a autoria mosaica do Pentateuco, no entanto, levanta uma questão interessante: quem escreveu sobre a morte e sepultamento de Moisés em Deuteronômio 34?

Ao longo dos séculos, estudiosos e comentaristas bíblicos divergiram sobre quem teria escrito Deuteronômio 34. Por exemplo, a tradição judaica cita Josué. Em seu comentário sobre Deuteronômio, João Calvino reconhece a “provável conjectura dos antigos” de que Josué escreveu Deuteronômio 34, mas admite que Eleazar, o sacerdote, também é um provável candidato. John Gill diz que Josué poderia ser o autor e ainda admite que Eleazer, Samuel e Esdras também poderiam ser.

Comentaristas mais recentes — tais como Eugene Merrill, Edward J. Woods e Dan Block — simplesmente não identificam o autor.

Possivelmente Moisés?

Não seria descomedido pensar que Moisés foi quem escreveu o relato de sua própria morte e sepultamento, especialmente por Deus ter revelado sua palavra e suas obras à Moisés (Sl 103.7). Há outros exemplos nas Escrituras que fornecem alguma credibilidade à ideia de que Moisés pressentiu sua morte eminente e a descreveu.

Isto seria consistente com a revelação por Deus de eventos futuros em outras ocasiões. Deus revelou seu plano de destruir Sodoma e Gomorra à Abraão (Gn 18.17-33). Deus revelou a Ezequiel, em tempo real, que Nabucodonosor estava em uma encruzilhada, buscando nos oráculos qual caminho seguir (Ez 21.18-23). Em Ezequiel 8, Deus revela a Ezequiel — enquanto este estava exilado perto do rio Eufrates — o que estava acontecendo no templo em Jerusalém. Mateus 16.21 indica que Jesus sabia o que iria acontecer com ele — sofrimento, crucificação e ressurreição — em Jerusalém. Portanto, Deus poderia ter revelado a Moisés o que aconteceria em seus últimos dias. Afinal, Deus revelou a ele o que aconteceu antes de seu nascimento (Gn 1:1 – Êx 1.22).

No entanto, é mais provável que alguma outra pessoa tenha escrito Deuteronômio 34 e há indicações, nas Escrituras e na tradição judaica, quanto à provável identidade do autor.

Eleazar?

O filho de Arão e seu sucessor como sumo sacerdote, Eleazar, é muitas vezes citado como um possível autor de Deuteronômio 34. Ele desempenhou um papel importante na vida de Israel durante os ministérios de Moisés e Josué. Ele foi nomeado o chefe da tribo de Levi (Nm 3.32) e foi encarregado de supervisionar os deveres do santuário (Nm 4.16). No deserto, Eleazar foi encarregado de inventariar os despojos de guerra após a batalha de Israel contra Midiã (Nm 31). Ele também auxiliou Moisés e Josué na distribuição das terras para as tribos de Israel (Nm 34.17; Js 14.1).

Além disso, Eleazar era um levita. Os levitas eram encarregados do cuidado da lei (Dt 31.9, 26) e de ensiná-la (Nm 31.21; Dt 33.10; 2Cr 17.9; 35.3). A posição de Eleazar como sumo sacerdote e seu serviço ao lado de Moisés e Josué, podem ter dado a ele as qualificações para atualizar Deuteronômio após a morte de Moisés.

Esdras?

Esdras é descrito como um escriba digno, que era “versado na Lei de Moisés” e que “tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR e para a cumprir” (Es 7.6, 10). Esdras foi o responsável por restaurar a adoração fiel entre os remanescentes que retornaram do exílio.

Como parte de seu trabalho de restauração, a tradição judaica atribui duas ações que dizem respeito ao nosso tema. Primeiro, ele foi responsável pela atualização da linguagem da Bíblia hebraica. Segundo, no Talmud de Jerusalém e da Babilônia, os rabinos indicam que Esdras completou a atualização, coleta e organização dos livros do Antigo Testamento. Além disso, 2 Macabeus 2.13 sugere que Esdras tinha uma grande biblioteca à sua disposição para realizar sua obra no cânon do Antigo Testamento. Dada a atividade literária de Esdras e os recursos disponíveis, ele poderia ter sido responsável por fechar o Pentateuco com a descrição da morte e o enterro de Moisés.

Samuel?

Samuel é um dos principais candidatos a autor de Deuteronômio 34, dada a sua posição diante do Senhor (1Sm 2,21; 3.19) e também seu papel como profeta. Os profetas do Antigo Testamento foram inspirados por Deus (1Pe 1.10-12; 2Pe 1.20–21) e muitos escreveram suas profecias (Isaías, Ezequiel, Joel, Miquéias, etc.).

No entanto, de acordo com a divisão da Bíblia hebraica, existem mais livros proféticos. Os livros que consideramos como históricos (Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis) também são considerados proféticos. Isto significa que estes livros não são apenas um registro histórico de Israel; são uma “história sagrada” escrita por um profeta para registrar os atos de Deus entre seu povo da aliança (1Cr 29.29). Portanto, o profeta Samuel escreveu as histórias sagradas de Juízes e dos livros de Samuel até sua morte. Alguns acrescentariam o livro de Josué à lista de livros que Samuel escreveu. As Escrituras também evidenciam a atividade literária de Samuel em 1 Samuel 10.25 e 1 Crônicas 29.29. Portanto, Samuel como profeta, teria autoridade divina para completar Deuteronômio. E isso explicaria a declaração encontrada em Deuteronômio 34.10: “Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés.”

As Evidências Apontam para Josué

No entanto, Josué parece ser o candidato mais provável para a autoria de Deuteronômio 34. A maioria dos comentaristas e tradições judaicas concordam com isso. John Peter Lange diz que fica claro, a partir do mandato a Josué em Js 1.8 (compare com Dt 4.2; 13.1), que ele meditava e punha em prática a Palavra de Deus.

Josué foi ajudante de Moisés desde a sua juventude e provavelmente aprendeu a amar a Palavra de Deus enquanto servia a Moisés (Nm 11.28; ver também Êx 33.11). As Escrituras também evidenciam a atividade literária de Josué em Deuteronômio 31.19 e Josué 24.26.

Embora Deus possa ter comunicado o relato da morte e sepultamento de Moisés a qualquer um dos homens listados acima, uma simples leitura de Deuteronômio 34 parece indicar Josué como o autor mais provável.

Isto Realmente Importa?

Ainda que tenhamos um certo grau de certeza quanto a autoria de Deuteronômio 34, em última análise, não temos certeza de quem o escreveu. Muitos seguem os sábios conselhos de Calvino e deixam “a questão sem muita importância indefinida”. Portanto, quando um pastor pregar sobre Deuteronômio 34, pode dar sua opinião sobre quem é o seu autor, visto que há vários candidatos. No entanto, o pastor deve apenas sugerir sua opinião.

Ao instruir sua congregação sobre a inspiração das Escrituras e sobre os autores dos 66 livros da Bíblia, o pastor pode apontar que tal sugestão de um autor diferente de Moisés para Deuteronômio 34, não compromete nem a autoria mosaica do Pentateuco nem a inspiração das Escrituras. Novamente, as Escrituras incluem indicações de adições e atualizações divinamente autorizadas. Por exemplo, Provérbios 25.1 fala dos servos do rei Ezequias que compilaram alguns provérbios de Salomão.

Embora Davi tenha sido o autor de muitos salmos fica claro que alguma outra pessoa os colocou na sequência que temos hoje, por exemplo, o saltério é dividido em cinco livros, muitos contendo salmos de outros autores. Êxodo 13.17 menciona o “caminho da terra dos filisteus”, uma atualização do nome de um lugar mais antigo, já que os filisteus não viviam naquela área na época do êxodo.

E Samuel não poderia ter escrito 2 Samuel, visto que já havia morrido portanto, é provável que Natã ou Gade tenham terminado sua obra (1Cr 29.29).

Os 16 ministros que completaram o magistral comentário de Henry, Christopher Tolkien, e Daniel Krauthammer se asseguraram de honrar seus predecessores ao completarem suas obras. E quando se trata das Escrituras, podemos confiar que Deus supervisionou e inspirou até mesmo aqueles que fizeram as atualizações e acréscimos (2Tm 3.16).

Traduzido por Marcos D. Muhlpointner

CARREGAR MAIS
Loading