×
Procurar

Por Que Jesus Ressuscitou dos Mortos?

De acordo com 1 Pedro 1.3, sua ressurreição nos traz pelo menos dois benefícios que mudam a vida: uma esperança viva e uma nova vida. Vamos considerar estas verdades gêmeas—promessas gêmeas—a partir do testemunho mais amplo do Novo Testamento.

Ressurreto para Proporcionar uma Esperança Viva

A morte é uma coisa terrível. A maioria das pessoas enfrenta sua própria morte com trepidação compreensível. E se a vida humana se centra em relacionamentos, a morte de entes queridos nos rouba dos relacionamentos que mais valorizamos. A ressurreição de Jesus significa que os seguidores de Cristo não enfrentam a morte como aqueles que não têm esperança (1Ts 4.13). A extraordinária exposição de Paulo sobre o significado da ressurreição de Jesus em 1 Coríntios 15 chega ao clímax com as palavras:

Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (1Co 15.54-55)

Pela ressurreição de Cristo, a morte perdeu seu aguilhão. Por sua ressurreição, ele destruiu a morte e trouxe “à luz a vida e a imortalidade”. (2Tm 1.10).

Mas qual é a natureza desta esperança e como funciona?

Nos dias de Jesus, muitos judeus criam em uma ressurreição geral de todas as pessoas no fim dos tempos, inaugurando a nova era (Dn. 12.1-2). Vemos esta grande esperança na resposta de Marta a Jesus quando ele lhe diz que seu irmão morto, Lázaro, viveria de novo: “Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia”. (João 11.24). Quando Jesus disse a Lázaro para sair do túmulo, certamente não era o que Marta esperava.

Por mais notável que tenha sido a ressurreição de Lázaro, não se compara com a de Jesus. Lázaro necessitou que alguém removesse suas roupas tumulares. Ele ressuscitou para voltar à vida como era antes de morrer. Mas ele tinha a expectativa de morrer de novo. Ameaças de morte contra Lázaro aparecem já no próximo capítulo (João 12.10).

A ressurreição de Jesus é de uma magnitude completamente diferente. Ele deixou suas roupas tumulares para trás. Ressurgiu para uma nova vida além da morte—uma nova dimensão de vida. Nunca mais morrerá. Sua ressurreição inaugurou a nova era.

Não é que os judeus estivessem errados sobre a grande ressurreição no último dia. O que pegou todos de surpresa foi que Deus fez por Jesus no meio da história o que a maioria dos judeus cria que Ele faria no final dos tempos. E a ressurreição de Jesus é o prenúncio daquele grande dia pelo qual ainda ansiamos em esperança confiante.

Se você já esteve em um show de carros, sabe que há três tipos de veículos em exposição: (1) carros conceituais—veículos ímpares que nunca serão produzidos; (2) carros à venda; e (3) protótipos—novos modelos, ainda não à venda, mas que em breve serão produzidos em grande número.

Jesus é o protótipo da nova humanidade, o primeiro carro de sua espécie saindo da linha de montagem. Sua ressurreição corporal é o primeiro estágio de uma ressurreição em dois estágios. Na sua segunda vinda, o Senhor Jesus Cristo “transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória”. (Fp 3.21).

Por causa de sua ressurreição, temos uma esperança viva.

Ressurreto para Caminhar em Novidade de Vida

No entanto, não temos que esperar até morrermos ou que Jesus volte para viver a vida da ressurreição. Vivemos agora como aqueles que pertencem à nova era. A ressurreição de Cristo é de vital importância para entender o que significa segui-lo e fazer parte do povo de Deus. Cristo ressuscitou “para que…também andemos nós em novidade de vida”. (Rm 6.4).

O que significa viver agora como pessoas ressurretas com Cristo? Colossenses 3 esclarece alguns dos detalhes. Necessitamos concentrar nossos corações e mentes nas coisas acima, não nas coisas terrenas. Necessitamos resistir às tentações à imoralidade sexual, à ganância, à idolatria, à ira e linguagem obscena. Necessitamos nos revestir de compaixão, bondade, humildade, mansidāo e longanimidade.

A ressurreição de Jesus também nos leva a adorar. Quando as duas Marias viram Jesus ressuscitado, sua resposta foi cair aos seus pés e adorá-lo (Mt 28.9).

Sofreremos com Ele

Mais sobriamente, à medida em que conhecemos o poder da ressurreição de Jesus no aqui e agora, também devemos ter a expectativa de compartilhar seus sofrimentos (Fp 3.10).

A vida da ressurreição não é um passeio no parque.

Ser ressuscitado com Cristo significa que devemos morrer para o viver de puro interesse próprio. Amar pode sair caro, e a vitória final sobre o pecado, a morte e o Diabo não virá até o dia em que nossos próprios corpos de ressurreição saiam da linha de produção.

O Livro da Oração Comum nos ensina a orar:

Ó Deus, nosso Rei, pela ressurreição de teu Filho Jesus Cristo no primeiro dia da semana, conquistaste o pecado, puseste a morte em fuga, e nos deste a esperança da vida eterna: Resgata todos os nossos dias por esta vitória; perdoa os nossos pecados, bane nossos medos, torna-nos ousados para louvar e fazer a tua vontade; e fortalece-nos para aguardar a consumação do teu reino no último grande dia; através do mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.

Traduzido por Felipe Barnabé.

CARREGAR MAIS
Loading