×
Procurar

Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11.36)

O ano de 2020 foi atípico. A pandemia que assolou o Brasil e o mundo atingiu a muitos, mudando planos, projetos e adiando sonhos. Não foram poucos os que tiveram até mesmo sua renda e meios de sobrevivência comprometidos, tendo de se socorrer da ajuda de parentes, da igreja ou do auxílio estatal. Expressamos, ainda, nosso lamento pelas 181 mil vidas de brasileiros perdidas devido ao COVID-19, bem como oramos pelo consolo do Espírito Santo sobre os familiares e queridos amigos daqueles que se foram.

Além dos problemas econômicos e pessoais provocados pela doença, tivemos também de lidar com a turbulência política e social agravada por essa infeliz circunstância. A Coalizão pelo Evangelho do Brasil manifestou-se durante o ano que passou, encorajando as nossas igrejas que permanecessem em constante oração pelo nosso país. Temos a convicção de que esta iniciativa, somada a várias outras de diversas organizações cristãs, teve impacto importante para a pacificação de nossa nação em meio a tantas incertezas, desinformação e da crise de autoridades que observamos durante este período, pois “muito pode em sua eficácia a súplica do justo”, conforme nos ensinam as Escrituras em Tiago 5.16.

Um novo ano sempre traz ares de esperanças renovadas. No entanto, é verdade que começaremos 2021 em meio a uma pandemia que não se findou. Por isso, os mesmos motivos de oração que levantamos durante o ano que se finda devem ser renovados, e devemos continuar atentos, vigiando em jejum e oração, clamando a Deus que tenha misericórdia de Seu povo aqui nesta terra, para que a calamidade cesse e a tranquilidade possa voltar a reinar.

Mais uma vez, lembramo-nos do trecho da segunda carta de Paulo a Timóteo, 2.1-3, o qual instrui:

Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens, em favor dos reis e de todos os que se acham investidos de autoridade, para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito. Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador”.

E recomendamos, assim, que os crentes em Cristo Jesus individualmente e coletivamente com suas igrejas renovem suas orações no tocante aos seguintes pontos:

  • pelas autoridades públicas que têm a prerrogativa de tomar decisões acerca de políticas para o combate da pandemia;
  • pelos profissionais de saúde;
  • por vacinas seguras e eficazes que serão aplicadas à população;
  • pela situação financeira dos brasileiros, sobretudo dos desempregados;
  • pela pacificação política e social de nossa sociedade;
  • pela conversão de muitos em nosso país, para que Deus use sua igreja de maneira grandiosa no cumprimento da grande comissão em meio a esse tempo de dificuldade.

Por fim, trazemos encorajamento àqueles que sofreram perdas ou tiveram suas vidas transformadas durante este período lembrando que o Senhor Deus criador do universo é o mesmo que controla a história (Isaías 45.7), que está trabalhando para a volta do seu Filho Jesus a este mundo, e é nosso Supremo Pastor que não permite que nada venha a nos faltar (Salmo 23.1). Desse modo, continuemos confiando na bondosa soberania de Deus, e em seu eterno Filho, Jesus Cristo, o centro da história, “porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” E que nosso único e suficiente Salvador tenha misericórdia do seu povo no Brasil, e responda às nossas orações para o louvor da glória de Seu nome.

Que tenhamos todos uma excelente comemoração do Natal com nossos familiares, lembrando sempre que Jesus, o único Messias e Senhor, o eterno Filho de Deus, o Deus conosco, é o verdadeiro sentido desta festa e deve ser o centro de qualquer comemoração natalina.

Amém, vem Senhor Jesus!

16 DE DEZEMBRO DE 2020

Augustus Nicodemus é pastor auxiliar na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife.

Cleyton Gadelha é pastor titular da Igreja Batista de Parquelândia e diretor executivo da Escola Teológica Charles Spurgeon (Fortaleza/CE).

Davi Charles é pastor da Igreja Presbiteriana Paulistana (São Paulo/SP).

Emílio Garofalo é pastor da Igreja Presbiteriana Semear (Brasília/DF).

Euder Faber é pastor da Igreja O Brasil para Cristo e presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã.

Franklin Ferreira é diretor-geral do Seminário Martin Bucer (São José dos Campos/SP) e presidente do Conselho da Coalizão pelo Evangelho.

Hélder Cardin é chanceler das escolas teológicas Palavra da Vida Brasil, e professor pesquisador no Seminário Bíblico Palavra da Vida.

Jonas Madureira é pastor da Igreja Batista da Palavra (São Paulo/SP), professor no Seminário Martin Bucer e vice-presidente da Coalizão pelo Evangelho.

Leonardo Sahium é pastor da Igreja Presbiteriana da Gávea (Rio de Janeiro/RJ), vice-presidente da Junta de Educação Teológica da Igreja Presbiteriana do Brasil e diretor do Centro de Treinamento para Plantadores de Igrejas (CTPI).

Luiz Sayão é pastor sênior da Igreja Batista Nações Unidas e professor no Seminário Martin Bucer.

Mauro Meister é pastor da Igreja Presbiteriana – Barra Funda (São Paulo/SP).

Renato Vargens é pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança (Niterói/RJ), escritor e conferencista.

Sillas Campos é pastor da Igreja Batista Central de Campinas e presidente do Ministério Fiel.

Solano Portela é presbítero da Igreja Presbiteriana do Brasil, servindo na Igreja Presbiteriana de Santo Amaro (São Paulo, SP), e docente no Centro Presbiteriano de Pós Graduação Andrew Jumper e no Seminário Teológico JMC.

Tiago Santos é um dos pastores da Igreja Batista da Graça (São José dos Campos/SP), co-fundador e diretor do programa de estudos avançados no Seminário Martin Bucer e editor-chefe na Editora Fiel.

Valter Reggiani é pastor da Igreja Batista Reformada de São Paulo e presidente da Convenção Batista Reformada do Brasil.

Wilson Porte Jr. é pastor da Igreja Batista Liberdade (Araraquara/SP) e presidente do conselho e professor do Seminário Martin Bucer.

[Com a colaboração de Warton Hertz, Pastoral Resident em Chicago na Addison Street Community Church em conjunto com Neopolis Network e Holy Trinity Church]

CARREGAR MAIS
Loading