×
Procurar

Onde Está Jesus no Livro de Provérbios?

Atualmente, para a maioria dos cristãos, o livro de Provérbios se parece muito com uma versão cristã de uma coluna de aconselhamentos. “O que devo fazer nesta situação, ou com esta emoção?”. Isso não é errado, afinal, toda a Escritura é útil para a instrução na justiça (2Tm 3.16).

Embora Provérbios certamente nos forneça sabedoria sobre a vida cotidiana, a igreja primitiva o lia como um livro sobre a própria Sabedoria—o Senhor Jesus. Isso se aplica especialmente a Provérbios 8:22–31, um dos textos mais importantes para como a igreja primitiva entendia Jesus.

Assim sendo, vamos tentar enxergar o que a igreja primitiva via nesta passagem. Pois conhecer a Jesus, a Verdadeira Sabedoria, nos ajuda a andar em sabedoria diariamente.

O Filho de Deus é a Sabedoria de Deus

Nestes versos, a Sabedoria descreve a si mesma como alguém a quem o Senhor “. . . possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas” (v. 22), que nasceu “antes de haver abismos, . . . antes ainda de haver fontes carregadas de águas” (v. 24) e “antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros” (v. 25), “ainda [o Senhor] não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo” (v. 26).

Embora tenha havido muitas discussões exegéticas sobre estes versículos na igreja primitiva, quase todos concordam que a Sabedoria é uma representação figurativa de Deus, o Filho. Isto porque outros textos bíblicos identificam Jesus como Sabedoria de Deus, sendo o mais importante 1 Coríntios 1.24, onde Paulo diz que Cristo é “poder de Deus e sabedoria de Deus”(cf. Ap 3.14; Pv 8.22,25). Resumindo, se Jesus é a Sabedoria de Deus, então Provérbios 8 deve ser uma referência a Jesus, uma vez que se refere à sabedoria de Deus.

Jesus em Provérbios 8

Então, o que significa Jesus ser a Sabedoria de Deus em Provérbios 8? Há três coisas neste texto que nos ajudam a entender Jesus como a Sabedoria de Deus.

1. A Sabedoria de Deus Vem de Deus Pai

A Sabedoria de Deus—Deus, o Filho—vem de Deus, o Pai. Mais especificamente, isto significa que o Filho nasceu do Pai (Pv 8.25)—ou, usando a terminologia técnica do Credo de Nicéia, o Filho foi gerado pelo Pai antes dos séculos. Isto não significa (e teólogos como Atanásio e Basílio de Cesareia eram claros nisso) que o Filho foi criado no tempo.

Pelo contrário, significa que distinguimos a pessoa do Pai da pessoa do Filho por meio de suas relações eternas de origem. O Pai é eternamente não-gerado, enquanto o Filho é eternamente gerado do Pai. Quando dizemos “eternamente”, queremos dizer que não há início ou fim. Crucialmente, em Provérbios 8, “eu nasci” ocorre na eternidade (ou seja, “antes dos outeiros”, v. 25). Quando dizemos que o Filho foi gerado, queremos dizer que a essência divina do Filho é exatamente como a do Pai, e é comunicada pelo Pai.

Colocando de outra maneira, podemos dizer que o Filho é a imagem do Pai, a exata representação do seu ser (Hb 1.1-3). E se isso é verdadeiro sobre o Filho, também é verdadeiro sobre o Filho enquanto Sabedoria. A Sabedoria divina revela o Pai, porque a Sabedoria divina é o Filho, a imagem do Pai, gerada por Ele.

2. A Sabedoria de Deus É o Modelo da Criação

Em Provérbios 8, a Sabedoria está presente com Deus no ato da criação; “eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens” (Pv 8.30-31). Em sua eterna divindade, o Deus Filho (ou seja, a Sabedoria) é o mestre de obras ao lado do Pai, o arquiteto da criação..

E em sua encarnação, o Filho é a imagem do Deus invisível (Cl 1.15; cf. Hb 1.1-3). Portar a imagem de Deus é o grande propósito da humanidade e, consequentemente, da criação. A criação aponta para o seu ápice, a humanidade, e o modelo da humanidade enquanto imago Dei é Jesus, a imagem de Deus.

Simplificando: Jesus, a encarnação da Sabedoria, é o modelo da criação, pois a criação é ordenada segundo a imagem de Deus, ou seja, Jesus.

3. A Sabedoria de Deus É o Modelo da Redenção

Lembre-se que em 1 Coríntios 1.24, quando Paulo diz que Jesus é “poder de Deus e sabedoria de Deus”, ele o faz em meio a um trecho que declara que a sabedoria do mundo é loucura e a loucura do mundo é a sabedoria de Deus.

Especificamente, é loucura pensar que podemos realizar alguma coisa através da crucificação de um Messias, mas é exatamente isso o que Deus faz. Ele toma a forma humana na pessoa de seu Filho e morre a morte de um criminoso como substituto para aqueles que o rejeitaram. Quem neste mundo imaginaria que isso é Sabedoria? Ninguém. Porém, como dito por Paulo, o que parece loucura é, na realidade, a sabedoria de Deus.

Jesus, a Sabedoria de Deus, não é apenas o modelo da criação, mas também da redenção.

Seguindo o Chamado da Sabedoria

O que Provérbios 8 nos diz sobre Jesus? O texto nos diz que o Filho é a Sabedoria do Pai. Que o Filho encarnado é o modelo e o objetivo final de toda a criação, pois ele é a imagem de Deus, o pináculo da criação. E aponta para além, para 1 Coríntios 1.24, onde vemos que esta mesma Sabedoria divina, que também é o modelo e o objetivo da criação em sua encarnação, é o modelo, o objetivo e o arquiteto da redenção em sua morte substitutiva. Jesus—Deus Filho encarnado—é verdadeiramente o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

Portanto, quando lemos o livro de Provérbios, ele é mais do que uma versão cristã de uma coluna de aconselhamentos. É um livro que nos mostra como é a Sabedoria e pede que sigamos sua voz. Visto que Jesus é a Sabedoria, Provérbios é, portanto, um livro que pede que vejamos e sigamos a Jesus. Seguir a Jesus é temer ao Senhor, e este é o início e o fim da sabedoria.

Traduzido por Caroline Ferraz.

CARREGAR MAIS
Loading